Como escolher o ponto comercial para franquia de beleza?

A escolha de um ponto comercial é, sem dúvidas, um dos fatores mais decisivos para o sucesso de sua franquia. Você sabia que em uma mesma rua, você pode ter resultados totalmente diferentes para sua franquia, apenas de acordo com o imóvel escolhido?

Certamente, não há garantias práticas para escolher o ponto ideal, afinal, nenhum empresário “nasce” sabendo qual imóvel atenderá melhor às necessidades de sua empresa. Acaba sendo mais pela experiência. No entanto, existem aspectos importantes que, ao serem levados em consideração, podem reduzir os erros e aumentar os acertos, maximizando o seu lucro e ajudando a alcançar o sucesso com a sua franquia.

E para você que tem dúvidas de como escolher ponto para sua franquia de beleza, continue lendo que você vai ter acesso a muita informação importante.

Ponto comercial para franquia de beleza

Você já sabe que a escolha do ponto comercial para a sua franquia de saúde, beleza e bem-estar é algo muito importante, pois pode ser o motivo do seu sucesso ou do seu fracasso. É preciso ter atenção redobrada a vários detalhes para garantir que seu local não se torne o motivo de dores de cabeça no futuro.Aqui vão 10 dicas importantes para escolher seu ponto comercial. São acertos e erros de quem já passou pela mesma situação.

Acerto 1. Analisar o comércio das redondezas

Antes de decidir qual será o local de instalação da sua franquia de beleza, observe a existência de outros estabelecimentos na região. Dê uma atenção especial para aqueles que possuem um grande fluxo de pessoas, como mercados, farmácias e lojas.Observe se existem comércios com segmento semelhante ou complementares ao seu, como loja de produtos de cabelos, cosméticos ou moda feminina com boa clientela.

Acerto 2. Identificar oportunidades de parceria

Uma política de boa vizinhança possibilita que você feche parcerias ganha-ganha para a divulgação de seu negócio.Os vizinhos com certeza vão gostar de ter uma franquia conhecida por perto, pois a marca será uma referência para outros clientes.

Acerto 3. Conhecer de perto a sua vizinhança

Tirar um dia ou mais para conhecer de perto a vizinhança. Embora pareça ser tempo desperdiçado ficar andando pelo bairro, assim você conhecerá bem a vizinhança e isso vai te ajudar a escolher o imóvel certo.Aproveite o passeio para analisar o local. Tome um café na padaria mais próxima, visite outros comércios, converse com as pessoas, faça perguntas, veja a média dos preços praticados ao consumidor…Com algumas informações obtidas dos comerciantes locais, você poderá analisar qual o estilo de vida, a renda e os interesses da população local.

Acerto 4. Fazer um levantamento da concorrência

Aqui, é importante ter bastante atenção. Veja se o local não está saturado com serviços iguais ao seu, ou substitutos próximos.Por exemplo, se você vai abrir uma franquia de esmalteria, vale a pena verificar se não há muitos salões de cabeleireiro e manicures na mesma localidade. Na dúvida, é melhor procurar um lugar que você não precise disputar muito por clientes.Observe também quais são os serviços prestados pelos salões concorrentes e veja o que a sua franquia oferece de diferencial.

Acerto 5. Alugar em vez de comprar

Embora o senso comum indique que comprar um imóvel é um bom investimento, na maioria das praças, o valor a ser desembolsado em um imóvel comercial é astronômico.

Alugando, além de proteger o seu patrimônio, você pode usar o dinheiro que sobra para investir na sua franquia e ter retornos ainda maiores.E futuramente, se você quiser mudar de bairro ou de cidade, você não tem problemas para destinar o imóvel.Bem, agora que você já sabe como acertar na escolha de um ponto comercial, aproveite a oportunidade para aprender a evitar os erros a seguir.

Erro 1 – Deixar de avaliar tecnicamente estrutura física do local

Antes de fechar negócio, é ideal que se faça uma vistoria ao imóvel acompanhada de um arquiteto ou engenheiro. Ele poderá dizer se há necessidade de reformas ou danos pré-existentes.

Pense na segurança do seu público primeiro, para depois pensar na decoração do seu estabelecimento.Veja pontos de interesse, como saídas de água, tomadas, ventiladores. Quanto menos você investir na adequação do imóvel, maior será o seu lucro.

Erro 2 – Ignorar os acessos do imóvel

Seus clientes precisam ter facilidade no acesso. Priorize por locais que tenham espaço de estacionamento próprio ou lugares próximos para estacionar, dessa forma seus clientes terão mais comodidade. Rampas com acesso para cadeirantes também são importantes.

Veja também a proximidade de pontos de ônibus e táxi. E não esqueça de verificar o acesso para fornecedores.

Erro 3 – Ignorar os horários de funcionamento ou políticas do local

Se o ponto estiver localizado em um shopping ou condomínio fechado, esteja de olho nos horários de funcionamento. Assim você evita constrangimentos, como seus clientes terem o acesso impedido.

Esteja atento também a normas como horário de silêncio, horários para coleta de lixo, limpeza e demais políticas do local para evitar perturbações desnecessárias.

Erro 4 – Não fazer um estudo sobre a tendência populacional

Este é um ponto muito importante, que muitos empresários ignoram. Além de analisar a situação de crescimento atual, é necessário estudar também os índices de expectativas para o crescimento ou redução da população no local.

Assim você estará preparado para as oscilações de público e poderá criar novas estratégias para captação de clientes.

Erro 5 – Subestimar o valor do imóvel

Encontrou o lugar bem localizado, estrutura ok? Mas, e o preço? Se estiver acima do que você planejou, não hesite em procurar mais um pouco.

Muitas vezes, na mesma rua, há imóveis semelhantes com uma boa diferença no preço. O mesmo se dá com lojas em um mesmo shopping. Um andar abaixo ou acima já faz toda diferença. Além disso, imóveis alugados diretamente com o proprietário, ou que são fornecidas garantias, costumam apresentar um melhor custo-benefício.

Conclusão

Portanto, para você nem pensar na hipótese de ter um prejuízo, faça uma pesquisa detalhada sobre as opções de imóveis próximos. Leve em consideração todas as dicas que foram levantadas acima e busque negociar para que o valor fique de acordo com o que foi planejado por você.Gostou?

Com essas dicas ficará mais fácil você escolher o lugar ideal para abrir sua nova franquia de saúde, beleza e bem-estar, que tem tudo para ser um bom negócio. Afinal, beleza é um segmento de mercado com muitas possibilidades de crescimento. Basta apenas ter perseverança e não deixar de lado o planejamento da sua franquia. Assim, você vai conseguir um ótimo local para empreender.

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