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set

2019
Atrair clientes para sua franquia

Como atrair mais clientes para a sua franquia?

Construir uma marca sólida no mercado dá bastante trabalho e leva tempo. Atrair clientes e tornar uma empresa reconhecida pelos mesmos e pelo mercado é uma tarefa que pode levar décadas. E não há uma receita pronta.
Por isso, mesmo com muito investimento, várias empresas nunca chegam a consolidar-se de fato em seu mercado.
Por esse motivo, empreender em uma franquia tem sido uma excelente escolha. Pois além de todo o conhecimento e processos organizados, o empreendedor já abre sua empresa tendo um forte posicionamento e reconhecimento do público. E nesse caso, seu principal trabalho é atrair mais clientes para vender mais.
Aí começa o desafio do franqueado: desenvolver estratégias para conquistar novos clientes que garantam o retorno de seu investimento.
Quer saber como isso é possível? Continue lendo que selecionamos algumas das principais estratégias utilizadas por nossos franqueados para vender muito mais.

Antes de começarmos

Provavelmente você já percebeu que ter uma franquia apresenta muitas vantagens em relação a outros modelos de negócios.
No entanto, para todo tipo de franquia existe um aspecto chamado padronização. Ela serve para garantir o atendimento das condições de qualidade no atendimento em um modelo testado e aprovado pelos consumidores.
Mas, por esse mesmo motivo, a maioria dos contratos de franquia costuma impedir o franqueado de realizar ações agressivas de marketing, diferente do que acontece com negócios próprios. E assim, você pode se sentir limitado nesse aspecto.


Por isso, reunimos ações que impactam diretamente nas vendas e que provavelmente não interferem na franquia como um todo. Mas é sempre bom consultar seu contrato e a equipe do franqueador, antes de tomar ações mais incisivas.

1. Conheça bem o seu público

Ao abrir uma franquia em sua cidade, você passa a ser o representante dessa marca na sua região. Certamente, essa é uma das principais vantagens competitivas que você pode desenvolver.
O primeiro passo é definir o perfil do seu público-alvo, reunindo todas as informações úteis sobre seus hábitos de consumo e de compra. Esse perfil (também conhecido como persona) deve ser aprimorado com as características reais de quem já é seu cliente.
Primeiramente, procure compreender a sua persona, não somente os dados demográficos, mas aspectos regionais e características que tornem o seu produto o ideal para ela.
Conheça seus sonhos, seus desejos, suas dores e hábitos e procure agregar valor ao seu atendimento, tornando-o único. Por exemplo: se você tem muitas clientes com filhos pequenos, saiba que oferecer algum entretenimento para crianças pode atrair mais clientes fiéis.

2. Crie sua lista de contatos

Quantas vezes um possível cliente entra em seu estabelecimento ou faz algum contato, por telefone, e-mail ou redes sociais, antes de comprar?
Na maioria das vezes, um consumidor busca se informar e tem diversos contatos com a empresa antes de se tornar de fato, um cliente. Aproveite esses contatos para informar, tirar dúvidas e obter um contato do cliente.
Peça o telefone, e-mail e mostre a eles as vantagens de fazer parte da sua lista de comunicação.
Isso pode ser feito em seu site, em um formulário nas redes sociais e também presencialmente. Além disso, funciona ainda melhor quando você oferece alguma recompensa para os clientes deixarem o contato.

3. Antecipe necessidades

Você conhece a jornada de seu consumidor? Para atrair clientes, é preciso saber em que estágio eles se encontram, como chegam ao seu estabelecimento e acompanham o pós-vendas vai trazer informações valiosas.
E com a posse dessas informações, você pode estabelecer, junto com sua equipe, caminhos para antecipar as necessidades do seu cliente e aumentar as vendas.
Em uma franquia de beleza, por exemplo, procure sempre informar ao cliente o tempo ideal para voltar, seja para fazer uma manutenção ou procedimentos adicionais.
Em seguida, ofereça a possibilidade de deixar agendado o retorno, sempre que possível. Desse modo, com o uso de um sistema de CRM, a equipe pode entrar em contato para lembrar o cliente da próxima visita.

4. Ofereça uma experiência UAU!

Aperfeiçoe-se em customer experience ou experiência do cliente. Fornecer uma experiência que encante e fidelize os seus clientes custa muito pouco. Muitas vezes, inovar e se superar na experiência do cliente custa zero reais.
E melhor: o retorno dessas ações persiste por anos. Veja alguns exemplos de franquias que oferecem uma experiência UAU! para seus clientes e tire suas próprias conclusões:


● Sabe aquela rede que serve o café e tem wi-fi grátis? Ela se destaca pelos funcionários chamaram o cliente pelo nome – e inovam ao chamá-lo pelo nome errado, divertindo-o ainda mais. É uma franquia e seu posicionamento valoriza o café em até 10x mais.
● Em um mundo de fast-food gordurosos e porções cada vez maiores, uma franquia ouviu os clientes e criou sanduíches personalizados, frescos e muito mais saudáveis.
● E uma ampla rede de lojas de varejo, que oferece a possibilidade de o cliente comprar no site e ir buscar o produto na loja, evitando filas e a demora na entrega, conhece?


Aposto que mesmo sem citar nomes, você sabe exatamente de que franquias falamos acima.Sabe por que isso acontece? Porque elas ganharam espaço na mente e no coração dos clientes, pela experiência diferenciada que proporcionam. Esses são alguns exemplos que vêm sendo implantados há décadas.
E você, o que pode fazer para melhorar a experiência do seu cliente, encantá-lo e fidelizá-lo, aumentando o número de vezes que ele compra de você?

5. Apareça para seu público

Talvez, por seu contrato de franquia, você não possa fazer promoções individuais ou ter preços diferentes dos praticados pela rede.
Nesse caso, em vez de pensar nas possibilidades, que tal usar o que você já tem para gerar ainda mais resultados?
Existe um diferencial que empresa nenhuma no mundo tem e tudo vai mudar quando você descobrir como usá-lo. Esse é você!
Sim, ninguém conhece tanto do seu negócio quanto um empreendedor dedicado. Use esse poder para vender mais.

  • Esteja presente no seu negócio, converse com os clientes, ouça suas solicitações. E, principalmente, deixe-os saber que você está ali.
  • Disponibilize meios de comunicação direta com a sua marca, seja por Whatsapp, email ou redes sociais.
  • Crie grupos e listas de transmissão para informar sobre as ofertas e promoções da rede (nem todos os clientes ficam ligados nas redes sociais para saber e acabam perdendo promoções).
  • Lance mão de redes sociais para amplificar as estratégias implementadas no estabelecimento e interagir com os clientes.
  • Faça lives no Instagram, pesquisas, entreviste pessoas de interesse para seu público. Procure ajudá-los a comprar de você.


Seguindo essas dicas, você com certeza vai atrair novos clientes, encantar os que já tem e aumentar o seu faturamento, de forma sustentável.
Mas, como sabemos disso? A Franquia Depyl Action está em constante expansão e temos as melhores práticas para gerar mais negócios. Se você quer empreender, ou se sente preso ao seu modelo de negócios atual, nós podemos te ajudar. Saiba mais sobre as franquias Depyl Action.

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"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

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Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action