Cera morna: saiba mais sobre do que é feita e outras curiosidades!

Na correria do dia a dia, muitas mulheres buscam por métodos de depilação práticos e eficientes para facilitar a vida e de quebra conseguir uma pele lisinha e livre de pelos. Se você está na dúvida se essa opção é a melhor para você, precisa conhecer todos os benefícios da cera morna. Confira nosso post e saiba mais sobre essa técnica que vai te conquistar!

Veja como a cera morna é feita e aplicada

A cera morna é produzida com ingredientes naturais, a base de cera de abelhas. As propriedades hidratantes do mel e cicatrizantes do própolis beneficiam o processo de depilação.

A cera é aplicada em uma temperatura confortável para a pele. O objetivo desse aquecimento é dilatar os poros e facilitar a retirada dos pelos pela raiz, causando menos dor. Desta forma, é um procedimento seguro também para peles sensíveis. Além disso, esse método pode ser aplicado em praticamente todas as partes do corpo, da cabeça aos pés!

Na depilação com cera fria, o produto é aplicado na pele em temperatura ambiente e, como os poros permanecem fechados, o pelo sofre muito mais resistência para sair. O resultado é mais doloroso e uma pele mais irritada.

Outro ponto que conta a favor da cera morna é a durabilidade. Ao contrário de métodos que apenas cortam os fios, como depilação com lâmina, a cera tem uma duração média de 15 a 30 dias, dependendo do ciclo de crescimento de cada pessoa.

Em épocas como o verão, a depilação fica bem mais frequente e a lâmina não oferece resultados duradouros. O excesso do uso da lâmina agride muito a pele e ainda aumenta o risco de pelos encravados. Logo, é muito mais seguro e econômico investir em um tratamento que resolverá o problema e durará muito mais tempo!

Aposte em cuidados antes e depois da depilação

Para sua depilação ter resultados ainda melhores, é sempre bom tomar alguns cuidados antes de se depilar. No caso da cera morna, não é recomendado que você faça o procedimento com alguma sensibilização na pele, como alergia ou ferimentos ou, até mesmo, se ela estiver muito queimada de sol.

Antes da depilação, não use nenhum creme, como os hidratantes. Eles podem atrapalhar a ação da cera, provocando menos aderência à pele e influindo na aplicação. O que você pode fazer é preparar a pele com uma esfoliação. Cerca de três dias antes, esfolie-a para remover as células mortas e evitar que pelos encravem.

Logo após a depilação, você pode usar algum produto específico, que seja refrescante e tenha propriedades cicatrizantes. Qualquer outra substância que contenha gordura ou álcool, irritará sua pele. Uns dez dias depois, você também pode esfoliar ou usar buchas vegetais para renovar a pele e mais uma vez impedir que os pelos encravem.

Não se esqueça também de que não é recomendado se expor ao sol logo após a depilação. Portanto, espere um pouco, por volta de 24 horas. Assim, você não corre o risco de desenvolver manchas ou irritar a pele.

Tire suas dúvidas sobre a cera morna

Existem muitos mitos e curiosidades envolvendo a depilação com cera morna. Confira as dúvidas mais conhecidas:

Depilação com cera morna causa varizes, flacidez ou rugas?

A cera é aplicada na primeira camada da pele e não penetra para as outras mais profundas. Veias e vasos ficam localizados em camadas bem abaixo da derme, portanto, não existem riscos da cera romper vasos na hora da aplicação.

Já as rugas e a flacidez, elas acontecem devido ao enfraquecimento das fibras de colágeno, que ficam em camadas mais profundas da pele, onde a cera não consegue penetrar.

Desde que você respeite os intervalos indicados entre cada depilação, especialistas confirmam que este procedimento não intervém no processo natural de enfraquecimento das fibras. Mesmo assim, para sanar todas as incertezas e se sentir segura, consulte o seu médico.

A depilação com cera diminui os pelos?

A depilação com cera morna retira os pelos pela raiz e com isso enfraquece o bulbo piloso, responsável pela produção de fios. Desta forma, os pelos podem sim diminuir, porém, isso depende muito do organismo de cada pessoa e de seus processos hormonais, uma vez que algumas pessoas têm a tendência a produzir mais fios do que outras.

Existe alguma contraindicação ou limite de idade?

Geralmente, as mulheres começam a se depilar na adolescência, com a puberdade. Não existe problema em optar pela depilação com cera morna nessa idade, o que é até melhor do que a lâmina, que prejudica a estrutura dos fios.

Gestantes também não sofrem mal algum ao serem depiladas com cera morna, uma vez que o produto é natural e não é tóxico. Muitas delas se incomodam em fazer o procedimento enquanto estão menstruadas, porém também não existe problema algum. A única questão pode vir da própria mulher, que pode se sentir mais sensível nessa fase.

Depilação pode escurecer ou manchar a pele?

Quando a pele é depilada com a lâmina, a melanina é ativada e manchas escuras podem aparecer. Essa reação é natural da pele e acontece em áreas como axilas ou virilha.

Mesmo assim, manchas escuras podem aparecer depois da depilação com cera morna caso você se exponha ao sol, uma vez que depois da depilação a pele está mais vulnerável. A solução é não descuidar da proteção solar e evitar a exposição ao sol por, no mínimo, 24 horas.

A depilação com cera morna é um tratamento de beleza excelente e será sua melhor aliada nesse verão, deixando sua pele lisinha e bem cuidada! Aposte nesse método duradouro e eficiente e arrase nas praias!

Gostou do nosso post? Ficou ainda com alguma dúvida sobre a depilação com cera morna? Não deixe de contar para a gente nos comentários!