A depilação é indicada para pacientes em tratamento do câncer?

Um dos efeitos colaterais mais comuns em pessoas com câncer em tratamento é a queda dos pelos. Mas mesmo assim, a depilação é indicada para pacientes em tratamento do câncer? Muitos deles ainda mantêm os pelos das axilas, regiões genitais, pernas e barba e por isso sentem necessidade de se depilarem. E quais os métodos de depilação são indicados?

Apesar de ser um momento de maior sensibilidade, com frequência aqueles que enfrentam o tratamento manifestam o desejo de depilar os pelos durante a quimioterapia. E esse desejo é despertado tanto por motivos estéticos quanto psicológicos como a melhora da autoestima.

Pacientes com câncer que estão em tratamento, seja quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou transplante, têm como um dos principais efeitos colaterais o afinamento e maior sensibilidade da pele, além da queda da imunidade. Por isso, é fundamental a atenção às técnicas mais adequadas.

É por esse motivo que durante o tratamento é recomendado tomar cuidado com qualquer procedimento que cause atritos e pequenos traumas na pele. 

Quais são as técnicas mais seguras para a depilação de pessoas com câncer em tratamento?

Pacientes em uso crônico de corticoides podem apresentar afinamento da pele. Por isso, durante a depilação seja com cera, lâmina ou creme depilatório podem acontecer lesões que poderão ser porta de entrada para infecções. 

Levando em conta essas questões, as técnicas mais seguras para pacientes em tratamento do câncer são o aparo de pelos e a depilação com linha. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Aparo de pelos – É uma técnica que consiste em remover os pelos superficialmente com auxílio de uma máquina. Então, o pelo não é removido pela raiz. Por ter equipamentos reguláveis, esse método de depilação é eficaz e adaptável à necessidade de cada cliente.

Depilação com linha – Conhecida popularmente como egípcia, a depilação com linha tem a capacidade de remover os pelos inteiros pela raiz (epilação).

Por ser um método que pode ser realizado na área facial e corporal, atende a diversas necessidades. Além de remover os pelos, ativa a circulação, elimina as células mortas, diminui e afina a produção dos pelos na região.

Consulte sempre o seu médico para saber o método de depilação mais indicado

A Dra. Marina Thompson, especialista em pele, ressalta a importância de sempre conversar com o seu médico para saber qual método de depilação é o mais indicado e menos invasivo para este momento. “Como a imunidade está mais baixa, a pele se torna porta de entrada para vários tipos de infecções, por isso é fundamental conversar com o médico para ter as melhores orientações”, afirma. 

Independente do método de depilação escolhido por você, a Depyl Action está preparada para te atender. Utilizamos apenas produtos e matérias prima certificados pela Anvisa e nossos profissionais são capacitados e treinados com técnicas exclusivas para proporcionar um momento de cuidado e suavidade.

Veja aqui a loja Depyl Action mais próxima de você e agende seu horário.