Depilação facial: tudo o que você precisa saber

Quem é mulher sabe, retirar os pelinhos faciais e deixar a pele do rosto macia requer muitos cuidados. Afinal, essa é uma das regiões mais sensíveis e exige uma técnica suave e profissional. Além disso, é essencial seguir à risca os principais passos para ficar livre de manchinhas incômodas e conquistar o efeito liso tão desejado. Por isso, confira e tome nota das dicas sobre depilação facial que irão deixar o seu rosto ainda mais bonito.

Só mais uma coisa: não pode ter vergonha de dizer que depila o rosto, certo? Apesar de tantos tabus terem sido quebrados, alguns até bem mais difíceis, a depilação facial para a mulher ainda continua trazendo certos constrangimentos.

Isso porque, quem costuma ter pelos na face são os homens e, uma mulher que precisa depilar o rosto, pode parecer menos feminina, o que não é verdade. Temos que considerar que a genética da população brasileira é o resultado de uma mistura bem considerável e, portanto, diversas mulheres têm pelos no rosto mais do que gostariam.

Veja abaixo como você pode fazer a depilação do rosto — homens e mulheres — sem ter problemas no futuro e ficar com a pele do jeito que deseja!

Quais os preparativos para antes da depilação?

Antes mesmo da depilação, é necessário iniciar o tratamento com uma boa higienização da pele: retire a maquiagem e limpe o suor com sabonete neutro e água ou soro fisiológico.

É possível também usar um tônico para deixar o pH dessa região equilibrado. Caso a limpeza seja feita com água micelar, pode pular essa etapa. Ao final do procedimento, seque bastante com uma toalha, para manter a pele bem seca.

Depois começa uma das partes mais importantes: a escolha do método. Um dos mais utilizados, a cera morna é ideal para quem busca um efeito duradouro. Porém, é preciso ter cautela, pois se estiver muito quente, pode causar queimaduras e irritação. Por isso, na Depyl Action, a cera vem na temperatura certa, proporcionando conforto para o seu momento conosco.

Quais os cuidados após a depilação facial?

Já após o procedimento, a hidratação é imprescindível. Aliás, ela deve fazer parte da sua rotina de beleza, mantendo continuamente, por exemplo, a aplicação do soro fisiológico.

É também necessário uma proteção extra em relação ao Sol. O filtro solar é o seu melhor amigo! Use e abuse dele não somente depois da sessão, mas sempre. Por último, a combinação de tratamentos com ácido e depilação não é nenhum pouco recomendada. Será necessário um intervalo de no mínimo uma semana antes e depois da remoção dos pelos para evitar irritações.

Para acalmar a pele, uma boa opção é usar hidratantes e produtos que tenha aloe vera ou camomila. E não vale apenas usar proteção solar — algo de extrema importância — evite o sol ao máximo. Quanto menos você sair de casa, melhor, especialmente se morar em regiões muito quentes.

Quais os melhores métodos para fazer a depilação facial?

Por ser uma região mais sensível e por isso, causar mais incômodo na hora da depilação, além do maior risco de manchas, é interessante conhecer como cada tipo de depilação age na região:

  • Pinça: apesar de ser um pouco mais doloroso que os outros métodos, a pinça é a melhor técnica para pequenas regiões como sobrancelhas, buço e queixo;

  • Cera: a cera morna é a uma das melhores opções, pois consegue remover o pelo da raiz, sendo mais rápido e você não precisa se depilar por um período de tempo maior;

  • Depilação com linha: esse método se tornou bastante popular nos últimos tempos em todo o país. É uma técnica excelente para remover aquela penugem que costuma aparecer no rosto. Como é um pouco mais complicada de ser feita, o ideal é que você procure por um profissional;

  • Cremes: os cremes podem ser um pouco perigosos, especialmente para quem costuma apresentar reações alérgicas após a depilação. Se for usar, tenha o cuidado de escolher um específico para o rosto e nunca, em nenhuma hipótese, ultrapasse o tempo recomendado;

  • Lâminas de navalhas: bastante indicado para fazer a barba, já que estamos falando de fios mais grossos. Ainda assim, a cera morna, costuma oferecer um resultado melhor e mais duradouro;

  • Laser: quem disse que não pode fazer depilação a laser no rosto? O mais importante aqui é fazer com um profissional e disso não abra mão.

Quando é que não devemos fazer esse tipo de depilação?

Alguns dias antes da menstruação

Essa é uma recomendação não só para a depilação facial, mas também para todas as partes do corpo. Nos dias em que estamos menstruadas e até mesmo alguns dias antes, ficamos mais sensíveis à dor. Por isso, o procedimento pode causar mais desconforto que o normal, especialmente se for na face.

Quando a pele está inflamada

Se a pele do seu rosto está mais vermelha do que de costume, pode ser que ela esteja passando por um processo inflamatório. Existem diversas causas para esse problema: dermatite, uso de alguns produtos como cosméticos e outros que podem conter substâncias causadoras de alergias ou que esteja fora da validade.

Quando há acne intensa

Existem alguns períodos em que o desenvolvimento da acne está intenso ou nem tanto assim. O problema é que depilar em uma região com acne pode causar sérios problemas inflamatórios e até causar infecção no local. Além do processo mecânico da depilação, a cera pode conter substâncias que prejudiquem a situação.

Durante o verão

Vai se depilar? O melhor período é durante o inverno, especialmente se você deseja depilar a pele do rosto. Mas também não dá para passar o verão inteiro sem fazer o buço ou as sobrancelhas não é mesmo? O jeito é usar muito protetor solar e proteção física como chapéus e bonés.

Coloque as dicas em prática no seu dia a dia e garanta aquela pele delicada e macia que você merece. E lembre-se: quando o assunto é depilação facial, todo cuidado é pouco. Busque sempre por um profissional especializado.

Para esclarecer as suas dúvidas, basta procurar uma profissional da Depyl Action ou deixar o seu comentário no blog. Nós teremos prazer em responder!