Depilação esportiva realmente melhora a performance?

Muitos pensam que fazer depilação é apenas uma questão de estética e, na maioria das vezes, pode ser que sim. Mas quando assunto é esporte e atletismo isso muda. A depilação esportiva pode sim ajudar o atleta e pode fazer a diferença entre ganhar ou não uma medalha.

Quer um exemplo? Nas competições de natação ou mesmo de corrida, milésimos de segundo fazem a diferença na colocação do atleta. Por conta disso, tudo o que for possível retirar do corpo para deixá-lo mais leve é válido. Mas mesmo que você não pratique esportes como profissão e não pretenda fazê-lo, saiba que a depilação esportiva é sempre uma excelente opção.

Quer saber quais são os maiores benefícios que a depilação pode oferecer para a prática esportiva? Então, veja abaixo quais são eles!

Quais as vantagens da depilação esportiva?

Mais movimento

Você já deixou de ir treinar porque as pernas não estavam depiladas ou mesmo de fazer movimentos com os braços para o alto porque as axilas estavam cheias de pelos?

A depilação é algo cultural e muitas mulheres acabam limitando os movimentos durante os exercícios para evitar que eles apareçam. Mas a verdade é que não há nada para se ter vergonha, já que ter ou não pelos depende exclusivamente da sua escolha pelo que faz bem pra você e não existe nenhuma regra social que ultrapasse sua liberdade.

Porém, para quem prefere estar depilado, a depilação esportiva pode ser uma ótima ideia, já que até mesmo a calça ou blusa ficam mais confortáveis, o que é excelente para praticar exercícios como treinamento funcional ou Crossfit que movimentam todo o corpo.

Melhor desempenho

A retirada dos pelos ajuda a diminuir a resistência da água para os nadadores e a resistência do ar para quem pratica corrida e ciclismo. Por isso, os atletas profissionais percebem a diferença no resultado por milésimos de segundos, mas o benefício também e estendido aos atletas amadores.

Mais confiança

Sem dúvida alguma, se você preferir ter a pele depilada, terá maior autoestima e se sentirá mais confiante após a depilação. Isso porque, durante o exercício, você não precisará se preocupar com seus movimentos e poderá concluir o treino da melhor forma possível.

O mesmo acontece com os atletas. Esse fator psicológico pesa consideravelmente durante todo o percurso da prova.

Regulação da temperatura corporal

A ausência dos pelos facilita a evaporação do suor, e isso mantém a temperatura corporal mais baixa, deixando a prática dos esportes mais confortável, principalmente quando os dias estão mais quentes.

A depilação realmente ajuda nos esportes?

Existem estudos que confirmam que, cientificamente falando, a depilação ajuda no desempenho dos atletas durante os treinos ou durante uma prova.

Uma pesquisa publicada no Journal of Science and Medicine in Sport teve resultados bem significativos: numa corrida de 100 metros, os corredores que não tinham pelos nas pernas conseguiram finalizar a corrida com 0,01 segundo a menos e, numa corrida de 42 km, essa diferença aumenta para 5,7 segundos. Ou seja, para aqueles que praticam esporte profissionalmente, 0,01 pode ser o tempo suficiente para ganhar a prova.

Mais uma pesquisa foi realizada comparando ciclistas antes e depois de depilar as pernas. Com a ajuda de um túnel de vento, alguns ciclistas foram convidados a pedalar por 40 km, primeiro com os pelos do corpo e depois sem eles. Em média, foram 70 segundos a menos para percorrer o mesmo trajeto quando os ciclistas retiravam os pelos. Para aqueles que tinham maior volume de pelos, a diferença foi de 82 segundos!

Porém, basta analisar pela lógica. Por exemplo, alguém que pratica corrida precisa vencer a resistência do ar para correr o mais rápido que puder. No entanto, os pelos acabam gerando mais atrito e podem prejudicar a performance, aumentando a resistência. A gente pode não perceber, pois são bem leves, mas para aqueles que praticam atletismo, se depilar é uma diferencial competitivo.

Qual o tipo de depilação esportiva mais adequado?

Depois de ver os resultados dessa pesquisa, você deve estar pensando em melhorar a sua performance nos treinos apostando na depilação, não é mesmo? Mas qual é o melhor tipo de depilação para esse caso?

Depilação com cera morna

Eis uma ótima opção se você deseja apenas fazer um teste para saber se a presença de pelos vai realmente melhorar o seu desempenho nos treinos ou não.

Muitas pessoas, especialmente os homens, não se sentem confortáveis com a depilação com cera. Porém, hoje existem técnicas e ingredientes especiais que podem ser utilizados para tornar a depilação muito mais suave. Existem, inclusive, algumas técnicas que foram desenvolvidas especialmente para a depilação masculina. Você só precisa encontrar uma empresa que ofereça esses serviços e pode ser que tenha uma bem próxima.

Luz Pulsada e Laser

Quer uma depilação que dure mais tempo e assim possa trazer maior praticidade? Então, a técnica de luz pulsada (também conhecida como fotodepilação) ou depilação a laser devem ser a sua escolha.

Para ter bons resultados e melhorar a sua performance, é muito importante que você encontre um local com profissionais realmente capacitados para oferecer o melhor serviço. Usando a técnica certa, a depilação não precisa ser um sacrifício.

Aparo de pelos

Você ainda não se sente confortável para encarar a depilação? Existe também a opção de aparo de pelos com máquina, que é prática e rápida, para quem ainda não quer se aventurar na remoção total dos pelos.

Escolha o que te faz bem

Gostou de saber sobre a depilação esportiva e quer melhorar a sua performance, seja de forma profissional ou amadora? Independente do tipo de depilação desejada, seja cera morna, aparo de pelos, luz pulsada ou laser, a Depyl Action está preparada para te atender. Nossas profissionais são treinadas com técnicas exclusivas para que o processo de depilação seja suave, confortável e agradável para todos.

Veja aqui a unidade mais próxima de você e venha para a Depyl Action!