Dezembro Laranja: mês de prevenção ao câncer de pele!

A prevenção ao câncer de pele ganha mais fôlego com o #DezembroLaranja. Saiba mais sobre a importância de cuidar da saúde da sua pele no verão e sempre!

O #DezembroLaranja é dedicado a transmitir uma mensagem muito importante. Antes de mais nada, estamos falando do tipo de câncer mais incidente no Brasil: são cerca de 180 mil novos casos ao ano segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O câncer de pele se divide entre melanoma (um pouco mais raro, porém pode ser mortal) e o não melanoma (mais comum acima dos 40 anos). Desde que descoberto no início, o câncer de pele tem mais de 90% de chances de cura. Portanto, a prevenção é o melhor remédio e, da mesma forma, o cuidado precisa ser para a vida toda!

Como se prevenir?

A campanha da SBD de prevenção ao câncer de pele vem alcançando cada vez mais popularidade. Neste ano, o tema enfatiza que a conscientização deve começar na infância, especialmente porque é durante as fases iniciais da vida que tomamos mais sol.

Dessa forma, a campanha #DezembroLaranja reforça que, além do uso do protetor solar é importante incluir outros hábitos de fotoproteção desde cedo: uso de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus; dar preferência a áreas de sombra.

E por falar em protetor solar, você sabe qual é o seu fator de proteção ideal? Atualmente, existem diversas opções no mercado indicados para cada tipo de pele. Confira as vantagens de usar fatores de proteção mais altos assim como qual é o mais indicado para você aqui.

Do mesmo modo, outros hábitos recomendados e que se tornam ainda mais importantes nessa temporada de verão para evitar o câncer de pele são: sempre evitar a exposição solar entre 9h e 15h bem como reaplicar o protetor a cada duas horas ou todas as vezes que houver contato com a água.

Vale lembrar que esses cuidados são igualmente importantes para as rotinas de trabalho em escritórios e outros ambientes fechados. Isso porque as luzes artificiais colaboram de maneira idêntica para uma pele envelhecida ou com manchas. Portanto, entenda aqui porque você deve usar protetor solar no escritório.

Quem pode ter câncer de pele?

A princípio, qualquer um de nós pode desenvolver o câncer de pele, porém existem pessoas mais propensas à doença:

  • Pessoas com pele, cabelos e olhos claros.
  • Indivíduos com histórico familiar de câncer de pele.
  • Múltiplas pintas pelo corpo.
  • Pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados.

Se você faz parte de algum desses grupos, o #DezembroLaranja recomenda ainda mais cuidados e avaliação frequente de um dermatologista. Sobretudo fique de olho em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam. Esses sinais podem revelar o câncer de pele.

Já existem até mesmo aplicativos que ajudam no diagnóstico, mas nada substitui a palavra de um especialista. E se a consulta não pode esperar o fim da pandemia, existe também a possibilidade de atendimento digital, inclusive de forma gratuita.

Então, você já sabe: sempre que for se expor ao sol, proteja as áreas descobertas do corpo. Essa dica vale da mesma forma para dias frios e nublados. E diante de qualquer sinal suspeito, procure um médico dermatologista!