Página Inicial > Blog > Depyl Action

Como o ciclo de crescimento dos pelos afeta a depilação?

Já pensou em como o ciclo de crescimento do pelo afeta na duração da depilação? No porque de usarmos diferentes métodos de eliminação dos pelos por toda a vida e mesmo assim eles insistirem em continuar crescendo? Será que eles têm um ciclo de vida infinito? É sobre isso que nós vamos te contar hoje e ainda te ajudar a alcançar resultados cada vez melhores na depilação. 

Qual é o ciclo de crescimento dos pelos?

Os nossos pelos não crescem continuamente, ou seja, há uma alternância entre as fases de crescimento, repouso e desprendimento. E esse ciclo varia de dois a três meses para os pelos do corpo e de dois a sete anos para os cabelos. E esse tempo é influenciado pelas características individuais de cada pessoa como idade, sexo, metabolismo e fatores genéticos.

Quais são as fases de crescimento dos pelos?

Existem três fases que se sucedem: anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (desprendimento). Esse ciclo acontece por toda a nossa vida, mantendo assim os pelos em nossa superfície corporal e couro cabeludo.

A fase Anágena é quando o pelo está em crescimento. Este é o momento em  que ele está conectado ao folículo piloso, que tem como principal função a nutrição do pelo. Por isso o pelo está num momento de desenvolvimento e construção. Você sabia que cerca de 85% dos nossos pelos estão nessa fase?

Na fase Catágena, o crescimento do pelo já finalizou e agora ele está em momento de repouso. Aqui estão apenas 10% dos pelos do nosso corpo. 

E, finalmente, temos a fase Telógena, momento em que acontece o enfraquecimento do pelo e consequentemente a sua queda. Isso acontece porque o novo pelo, que está nascendo naquele mesmo folículo, vai empurrando pra fora o pelo velho. Apenas 5% dos pelos do corpo estão nessa fase. 

Como o crescimento dos pelos influencia nos métodos de depilação?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o ciclo de crescimento dos pelos, vamos te explicar qual a melhor fase para cada método de depilação.  

Já para os serviços tecnológicos, como luz pulsada (fotodepilação) ou laser, o ideal é que os pelos estejam presos à raiz (fase anágena) para assim ela ser atingida e cauterizada. Por isso é necessário em média 10 sessões para que haja a eliminação dos pelos. 

Para a depilação clássica, seja por cera morna ou linha egípcia, é preciso que os pelos estejam na fase de repouso (catágena). Por isso precisamos aguardar um intervalo de 20 a 30 dias entre as sessões de depilação. Assim dá tempo do pelo crescer novamente.

Seja qual for o método de depilação escolhido, a Depyl Action está preparada para te atender. Escolha aqui a unidade mais próxima de você e agende a sua avaliação gratuita.