Dicas para incluir porções de frutas e vegetais no cardápio diário

Blog_Depyl-frutas-vegetais

Quando o assunto é alimentação, todos nós sabemos uma recomendação básica para manter a saúde: incluir porções de frutas e vegetais no cardápio diário. Esses produtos são ricos em nutrientes e fibras que, entre diversos benefícios, estimulam o sistema imunológico e auxiliam o bom funcionamento gastrointestinal. Mas nem sempre é fácil e prático, com a rotina de compromissos, inserir esses alimentos em cinco momentos do dia. Para facilitar a execução do que é orientado por médicos e nutricionistas, a rede BBC publicou, via canal online, cinco dicas, que você pode conferir abaixo.

1 – Inclua frutas no café da manhã: é possível inserir uma fruta nesta refeição misturada com a granola matinal ou em um suco feito com polpa de fruta batida, chamado de smoothie, rico em antioxidantes.

2 – Faça um lanche nutritivo: sobras de vegetais cozidos no vapor podem ser utilizados em um sanduíche  de pão sírio. Se estiver na rua, existem outras alternativas de lanche, como uma porção de figos secos, nozes ou castanhas.

3 – Prepare uma geleia de frutas sem açúcar: cozinhar a fruta lentamente com especiarias, como anis estrelado ou canela, é uma boa forma de apurar o sabor sem utilizar açúcar. Pera, maçã, pêssego, manga, laranja e amora são opções para experimentar, e o acompanhamento pode ser iogurte natural.

4 – Troque o sanduíche do almoço por sopa: se estiver sem tempo para almoçar, é interessante tentar substituir o clássico sanduíche por uma sopa. Para aumentar a saciedade e deixar mais nutritiva a refeição, prefira sopas com carne magra ou feijão. Caso não seja possível, acrescente uma porção de folhas verde escuras, como espinafre ou agrião, no sanduíche light.

5 – Varie os tipos de frutas e vegetais: consuma alimentos de cores diferentes todos os dias. Com isso, é possível diversificar os tipos e as concentrações de vitaminas e minerais, além de variar os sabores.

Fonte: Globo.com – GNT