Tratamentos estéticos pós-parto: como cuidar da beleza depois do nascimento do bebê

Após nove meses de muitas expectativas, o bebê nasceu! E com a chegada de uma nova vida, vem também a necessidade de cuidados para a mamãe: afinal, temos de estar bem conosco para oferecermos ainda mais carinho na recepção da criança, certo? Mas quais são os tratamentos estéticos pós-parto que podem ser feitos pela mulher, ajudando a promover o bem-estar? Veja nossas dicas!

Cuidados de dentro para fora

Tratamentos estéticos oferecem ótimos resultados com profissionais bem capacitados e boas ferramentas de trabalho. Porém, antes de procurar cuidados externos, é preciso que a mamãe esteja bem por dentro. Afinal, a chegada do bebê pode trazer uma série de novas atribuições e requer tempo para adaptação de toda a família. Por isso, reunimos duas dicas preciosas para aliar aos seus cuidados diários de beleza, gerando bem-estar para o corpo e a mente!

Meditação

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atestou que a meditação ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e estresse nas grávidas. Para as mamães que já passaram pelo parto, os benefícios são semelhantes.

Escolha um local tranquilo, diminua o ritmo de seus pensamentos e inicie suas sessões com uma meta de 10 minutos de meditação. Concentre-se em sua respiração, inspirando e aspirando o ar lentamente e preenchendo os pulmões. Aplicativos como o Headspace e o Medita ajudam na tarefa! Considere também começar aula de yoga!

Alimentação saudável

Especialmente para as mamães de primeira viagem, fica difícil não atacar doces e fast-foods nos momentos mais estressantes, como quando o bebê chora continuamente. Porém, uma mulher que está em período de amamentação precisa manter uma dieta repleta de cereais, grãos, verduras, frutas e alimentos que contenham cálcio, ferro e proteínas. Por isso, enriqueça sua dieta com folhas escuras, lentilhas, tofu, aveia, quinoa, massas integrais e carne branca.

Dê preferência para proteínas animais vindas de criadouros com certificado EcoCert ou Orgânico, que garantem o bem-estar dos animais e uma carne de maior qualidade, sem elementos potencialmente tóxicos para você e o bebê. Além disso, troque, na medida do possível, o óleo de soja pelo óleo de coco, e faça o consumo de gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite, castanhas e peixes gordurosos. Mantenha-se bem hidratada e evite álcool e excesso de café.

Quais são os cuidados a serem tomados antes de procurar tratamentos estéticos pós-parto?

Algumas mulheres se sentem pressionadas a recuperar as medidas que tinham antes da gestação rapidamente. Porém, é preciso ter calma e respeitar o ritmo do próprio corpo. Sem o acompanhamento de um profissional bem capacitado, dietas de emagrecimento rápido podem deixar o organismo com deficiência de nutrientes, além de aumentar a carga de estresse da mamãe.

Alguns tratamentos estéticos também são invasivos, como o peeling químico, que não é recomendado para lactantes. Por isso, antes de recorrer a qualquer tratamento, consulte um médico de confiança.

Tratamentos estéticos pós-parto para deixar a autoestima nas alturas!

Endermologia

Esse tipo de tratamento contribui para melhor circulação do sangue e o endurecimento dos tecidos, facilitando a eliminação de flacidez da pele. A endermologia só pode ser realizada seis meses após o parto. Geralmente, são recomendadas de cinco a dez sessões para resultados satisfatórios.

Drenagem linfática

A drenagem ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo e diminui inchaços. Seus benefícios se estendem ao sistema imunológico e à elasticidade da pele. São recomendadas, no mínimo, dez sessões para o aparecimento de resultados efetivos. Este é um dos poucos tratamentos estéticos que podem ser feitos durante e depois da gravidez para eliminar toxinas do corpo e oxigenar tecidos.

Cirurgia plástica

Especialmente nos dez primeiros meses após o nascimento da criança, tratamentos estéticos radicais como a cirurgia plástica não são indicados para as mulheres. Afinal, o organismo leva este período para se recuperar das alterações típicas de uma gravidez. No futuro, caso as marcas da gestação causem incômodos, consulte um médico de confiança para realização do procedimento.

Massagem modeladora

Pressionando os pontos de acúmulo de gordura, a massagem modeladora elimina a substância. Geralmente, a técnica é associada à drenagem linfática. São necessárias, no mínimo dez sessões para resultados satisfatórios. Não há restrições para mulheres em quarentena.

Depilação

Tanto no caso de parto cesária quanto no parto normal, a mulher pode recorrer a procedimentos de depilação até mesmo no período da quarentena. O ideal é que a marca da cirurgia já esteja cicatrizada e que o profissional tenha especial cuidado nesta região, já que ela fica bastante sensível. Para evitar possíveis infecções e lesões, espere um período de 40 a 60 dias após o parto para realizar a depilação com cera.

Já a fotodepilação pode ser feita em diversas partes do corpo logo após o nascimento do bebê. De acordo com especialistas, ela não atinge o organismo da mulher de forma profunda, e consequentemente, não provoca problemas para mamãe ou para a criança.

Cuidados especiais para os seios

Logo após o nascimento do bebê, pouca coisa pode ser feita pelos seios, já que a maioria dos cremes e tratamentos estéticos têm potencial para comprometer a amamentação. As mamas volumosas devem ser sustentadas por um sutiã reforçado, e dormir com a peça pode diminuir o risco de desconfortos e queda. Lembre-se de hidratar bem a pele da região, usando cremes específicos para a fase da amamentação.

Tratamentos para manchas

As manchas costumam desaparecer espontaneamente após o parto. Alguns tratamentos podem agilizar este processo, mas durante a amamentação, a maioria das substâncias clareadoras é proibida. Dependendo do tipo de manchas e da pele da paciente, o peeling leve pode ajudar no tratamento. Alguns clareadores à base de matérias-primas naturais e ricas em antioxidantes podem ser utilizados durante a amamentação. Lembre-se de usar um bom protetor solar (FPS acima de 50, preferencialmente) e consulte um dermatologista de confiança antes de recorrer a qualquer tratamento!

Após o nascimento da criança, o corpo da mulher sofre uma série de influências dos efeitos da gravidez. O útero se expandiu, músculos abdominais se afastaram e a pele esticou para acomodar uma vida. As marcas deixadas por este processo extraordinário podem ser tratadas com paciência, uma rotina de exercícios, alimentação saudável e cuidados com a beleza. Tratamentos estéticos pós-parto não devem ser confundidos com dietas radicais, exercícios pesados ou cobranças autodestrutivas. Preocupe-se com o seu bem-estar: com tanta doação para o nascimento e nutrição do bebê, seu corpo e sua mente merecem ainda mais cuidados e carinho!

Tem alguma dúvida sobre a depilação durante a gravidez? Compartilhe com a gente suas questões, sugestões e ideias!