Saiba mais sobre Hirsutismo e Hipertricose

Já ouviu falar em hirsutismo e hipertricose? Apesar de difíceis e diferentes, essas duas palavras estão relacionadas ao aumento dos pelos.

Se os pelos começaram a crescer rapidamente, em excesso, e em regiões diferentes das normais, é hora de ligar o alerta e pesquisar os motivos. Um dos diagnósticos poderá ser o hirsutismo, problema hormonal que provoca o aumento de pelos em áreas incomuns nas mulheres. Os pelos aparecem em regiões consideradas características do sexo masculino – abdômen, costas, queixo, buço, mamilos, entre os seios, glúteos e na parte interna das coxas.

A maioria das mulheres é diagnosticada durante os anos férteis, por ser a época em que a produção de pelos cresce e outras alterações hormonais acontecem, como aumento de acnes e irregularidade menstrual. O hirsutismo ainda é pouco divulgado, fazendo com que as mulheres acometidas pelo problema não procurem um profissional, geralmente o dermatologista, para tomar as devidas providências. As causas podem ser variadas: genética, problemas endocrinológicos, ovários policísticos ou estar relacionada ao uso de medicamentos.

Já a hipertricose é o nome que se dá para o transtorno de pelos excessivos, com densidade anormal – ou seja, ao contrário da textura fina e não pigmentada dos pelos, as regiões do corpo são tomadas pelos terminais, aqueles grossos e escuros. A doença é rara e também conhecida por “Síndrome do Lobisomem” e/ou “Síndrome de Ambras”.

Para amenizar os problemas relativos ao excesso de pelos, a depilação é uma ótima opção, seja ela provisória, seja definitiva. São diversos tipos e métodos disponíveis para homens e mulheres, que podem ser escolhidos de acordo com o objetivo e tipo de pele. Saiba mais aqui.