Quer conquistar a saúde física e mental? Corra.

Pode ser na rua ou na esteira. Sozinho ou acompanhado. Que tal começar a praticar um dos esportes mais democráticos do mundo? A corrida. Sim! A corrida pode ser um tratamento não farmacológico para várias doenças. Os benefícios são muitos, começando pelo auxílio na perda e manutenção do peso e na melhora do humor (já é bom demais, não é?). Mas não para por aí. Quer saber mais? Vamos lá!

Primeiro, se for iniciante, vá com calma. Faça uma avaliação médica para verificar a resistência física e garanta que todos seus exames estejam em dia. O educador físico e personal trainer Ravengar Franzoni Neto, da Esporte Clube Academia, lembra que a sinalização do corpo é um ótimo parâmetro. Portanto, respeite o seu limite! “Toda e qualquer atividade exige técnica, ou seja, a maneira mais eficaz de produzir o movimento. Para descobrir, é fundamental ser instruído por um profissional”.

Franzoni explica que a corrida na esteira é mais regular. Pode ser bem controlada, uma vez que o aparelho fornece informações sobre a atividade. Já a corrida de rua não possui regularidade, porém traz a agradável sensação de ficar em contato com o mundo externo. Para ambas as condições, o calçado e a vestimenta – tecidos finos que favorecem a troca de calor – são fundamentais.

E assim, de repente, a sensação de liberdade, o vento no rosto e as paisagens te conquistam e, quando perceber, já está ‘voando’ por aí e aproveitando os (muitos) benefícios da corrida que, com a ajuda de Ravengar, contaremos agora.

1 – Treinamento das células musculares

Na corrida, por ser uma modalidade aeróbica, a célula obtém energia por meio da oxidação da gordura corporal. A prática constante torna a célula cada vez mais inteligente. O resultado é uma aptidão física melhor. O que era difícil fica mais fácil.

2 – Melhora cardiovascular

A capacidade de troca de oxigênio é incrementada. O coração, como músculo, é estimulado e tem a capacidade de bombeamento ampliada.

3 – Melhora da capacidade respiratória

Dilatação dos alvéolos pulmonares e brônquios

4 – Controle das doenças crônicas

De acordo com estudos, a corrida diminui a obstrução dos vasos sanguíneos e a captação da glicose, minimizando riscos de doenças cardíacas e diabetes. Além de ajudar a controlar o nível de colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL).

5 – Melhora o humor

A prática da atividade física promove a produção dos hormônios endorfina e dopamina, que estão diretamente relacionados às sensações de felicidade e bem-estar – sintomas contrários aos da ansiedade e depressão.

6 – Fortifica os ossos e músculos

O impacto do corpo na superfície gera um fortalecimento dos ossos, melhorando a resistência dos joelhos e das articulações.

7 – Aumento da autoestima

O cuidado com o corpo gera uma percepção mais positiva e passamos a nos valorizar mais. Entre os cuidados, a depilação é uma forte aliada na prática esportiva, além de promover bem-estar e melhorar a autoestima, há indícios que melhora o desempenho do atleta. Conheça os métodos de depilação duradoura.

Vamos começar?! Tênis adequado, roupas leves, proteção solar e já! A saúdefísica e mental – agradece!