Quantas sessões são necessárias para uma depilação duradoura?

Quantas_sessões_são_necessárias_para_uma_depilação_duradoura.jpg.jpeg

Ter pelos em excesso é algo indesejável nos dias de hoje, tanto para homens quanto para mulheres. Seja por motivos estéticos, de higiene ou até de saúde, removê-los é algo muito comum e corriqueiro na vida da maioria das pessoas. No entanto, nem sempre isso é fácil de ser feito. Existem diversos métodos de remoção, que têm os mais diversos problemas: pouca durabilidade, irritação, dor, baixa eficiência do método, etc.

Dentro desse contexto, uma depilação duradoura é praticamente um sonho. Com diversas vantagens, a fotodepilação pode ser a solução que você buscava para ficar do jeito que sempre desejou. Quer conhecer um pouco mais sobre esse método e descobrir quantas sessões são necessárias para alcançar o seu objetivo? Então não deixe de ler este post que preparamos com todas as explicações! Confira:

O que é a depilação duradoura?

Como o próprio nome diz, a depilação duradoura nada mais é do que um método de remoção que apresenta resultados mais consistentes por muito mais tempo. Ao contrário das técnicas convencionais, a fotodepilação tem efeitos progressivos e que vão durando cada vez mais.

Em muitos casos, os resultados da depilação duradoura podem ser percebidos desde a primeira sessão, dependendo especialmente da pessoa e da quantidade de pelos de cada região.

Vale lembrar que a técnica é duradoura, porém não definitiva. Os pelos têm diversas funções, especialmente na defesa do nosso organismo. Por essa razão, o próprio corpo acaba naturalmente se encarregando de produzir novos pelos, mas esse problema é resolvido com as sessões de manutenção. Isso é o que há de melhor no mercado, pois atualmente não existe nenhum tipo de técnica de depilação efetivamente definitiva.

Como é feita a depilação duradoura?

A fotodepilação é feita, como dissemos, por um equipamento que emite a luz pulsada intensa (IPL). Essa tecnologia implica em uma lâmpada de alta energia, que age removendo o pelo. A IPL destrói as células germinativas presentes no folículo piloso, fazendo com que o pelo só consiga nascer quando essas células se regenerarem. Isso varia de pessoa para pessoa, mas pode levar alguns meses, anos ou até mesmo nunca mais acontecer.

Diferente de outras técnicas, como a depilação a laser, a fotodepilação não age apenas na melanina presente nos pelos: ela também atua nos tecidos que estão ao redor. Isso é positivo, pois reduz a energia necessária, protegendo os vasos que estão à volta do folículo e mostrando porque a depilação duradoura é precisa e segura.

Cuidados

Como em qualquer técnica de depilação, existem alguns cuidados que precisam ser tomados por parte dos pacientes, tanto antes quanto depois do processo. Primeiramente, é indicado que os pelos não sejam removidos com cera entre as sessões: o ideal é que sejam removidos com métodos que apenas aparem, como a lâmina de barbear, cremes depilatórios ou máquina de raspar.

No dia da fotodepilação, os pelos não devem estar aparados, senão o aparelho pode não ter sucesso na retirada. É importante frisar que a pele não deve estar bronzeada, não deve ter machucados ou apresentar vermelhidão, nem ter focos de acne ativa. Se a pessoa estiver fazendo tratamento com ácidos, o uso deve ser descontinuado ao menos 72 horas antes do procedimento.

Depois de feita a fotodepilação, é importante não se expor diretamente à luz solar, especialmente se a área tratada estiver vermelha. Por precaução, até mesmo dias depois é indicado o uso de protetor solar com alto fator de proteção contra raios UV.

Benefícios

Os benefícios da depilação duradoura são imensos. Além de fornecer resultados satisfatórios por muito mais tempo, é um método completamente seguro e experimentado. As pessoas acabam tendo ótimos ganhos em autoestima e ficam com a aparência que desejam. Até por questões de higiene e saúde, o método é muito positivo: quem apresenta foliculite pode ter grandes melhoras com a diminuição dos pelos, por exemplo.

Em tempos de vida corrida, a fotodepilação também permite mais agilidade e destreza na hora do agendamento: ele pode ser feito com muita antecedência e, com o passar do tempo, as sessões vão ficando espaçadas, até que seja necessária apenas as sessões de manutenção.

Contraindicações da fotodepilação

Mesmo sendo um tratamento extremamente seguro, a fotodepilação tem algumas contraindicações. Recomenda-se que gestantes evitem o procedimento, bem como portadores de vitiligo. Indivíduos em uso de medicações que aumentam a fotossensibilidade também devem evitar o procedimento até cessarem o uso do remédio. E pessoas com pele bronzeada ou até mesmo infecções de pele também devem evitar a fotodepilação, pois correm o risco de ficarem com manchas.

Quantas sessões são necessárias?

Por fim, a grande questão: quantas sessões são necessárias para uma depilação duradoura? A resposta não é simples, pois isso depende de uma série de fatores: o fototipo da pele de cada pessoa, as características dos pelos, a área que está sendo tratada, o sexo, a idade e até o estado hormonal do indivíduo.

No entanto, em certos casos, alguns resultados podem ser percebidos desde a primeira aplicação, como o retardo do crescimento dos pelos, a conversão dos pelos mais grossos em mais finos e até mesmo a perda definitiva. Após o tratamento, os pelos na zona que sofreu o procedimento cairão gradativamente durante as 2 semanas seguintes. Por essa série de fatores, não é possível definir antecipadamente o número de sessões necessárias.

Recomenda-se um intervalo inicial que gira em torno de um mês entre uma sessão e outra, este intervalo irá aumentar no decorrer do tratamento, na medida em que os pelos irão ficar mais finos e crescendo lentamente, podendo chegar a fazer a cada 02 meses

E então, aprendeu tudo sobre a fotodepilação? Se gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre o tema, confira também este artigo sobre a diferença entre a fotodepilação e a depilação a laser.