O que é franquia

Você realmente sabe o que é franquia? Pode parecer um conceito óbvio, mas não é. A maioria das pessoas possui uma ideia sobre esse modelo de negócio, porém costuma não entender a fundo do que se trata.

Por exemplo: você sabe o que caracteriza um negócio como uma franquia? De onde surgiu esse sistema de venda? Por onde começar caso o interesse seja entrar no segmento de franchising? Para responder essas e outras perguntas, fizemos este post. Acompanhe com a gente!

Reunião de negócios

O que é franquia e como surgiu esse modelo de negócio

Franquia, franchising ou franchise é um sistema de venda de licença no qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a utilizar a marca) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

O franqueado paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties (importância cobrada pelo proprietário de uma patente para permitir seu uso ou comercialização). Logo, o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos por ele.

Duas pessoas se cumprimentando dando a mão

Sobre a história das franquias

E de onde surgiu o modelo de franquias? Diferentemente do que muitos pensam, o precursor não foi o McDonald’s. Foi bem antes, em 1862, nos EUA, por meio da Singer Sewing Company, fabricante de máquinas de costura, que iniciou o seu processo de expansão autorizando comerciantes independentes a revenderem seus produtos com sua marca.

Em 1898, a General Motors lançou o conceito de “concessionária”, que revolucionou as vendas de veículos, pois antes as montadoras vendiam o veículo direto ao cliente. Sem perceber, a montadora também entrou no ramo de franquias.

Em 1899, a Coca-Cola lançou sua primeira “Franquia de Fabricação”, licenciando empresas interessadas em produzir e comercializar seus refrigerantes, distribuídos geograficamente, e foi apenas em 1955 que surgiu o modelo de franquias do McDonald’s, responsável por impulsionar demais franquias no ramo de “fast-food”.

Mulher com o rosto pensativo

Quais são os tipos de franquia

O conceito evoluiu tanto que passaram a surgir outras modalidades. Conheça os principais tipos de franquia:

  • Franquia individual: não existe a possibilidade de divisão de espaço para outras franquias, portanto, o franqueado deve ser exclusivo de apenas uma marca;
  • Franquia unitária: em um local preestabelecido, o franqueado tem exclusividade de atuação;
  • Franquia shop in shop: quando o empresário já possui ponto comercial e deseja colocar uma franquia de ramo diferente no mesmo local para  alavancar o negócio existente e conquistar uma segunda fonte de renda;
  • Franquia master: o franqueado pode terceirizar ou implementar outras unidades de franquia em determinada região, e recebe pela operação da franquia e as comissões das franquias comercializadas;
  • Franquia mista: comercializa produtos e serviços simultaneamente. O franqueado é um fornecedor e o franqueador é responsável pela distribuição dos produtos e serviços;
  • Franquia de distribuição: não são cobrados royalties e taxa inicial de franquia, pois o franqueado remunera a franqueadora pela venda dos produtos/serviços.

Agora você já sabe o que é franquia e de onde surgiu esse modelo de negócio, certo? Agora descubra como escolher uma franquia para abrir!