O Outono chegou! É tempo de cuidar ainda mais da pele

O verão se despede e a estação que se inicia traz um clima mais fresco, com dias nublados e ventos constantes. No outono, a umidade do ar fica bem baixa, diminuindo a transpiração corporal, o que faz com que pele e cabelo fiquem mais ressecados. Por isso, alguns hábitos são essenciais para manter a hidratação e, claro, o bem-estar e a autoestima. Porém, fique atento! O período é ideal para a realização de métodos fotossensíveis, como a fotodepilação e, independente, do tipo de depilação escolhida, a pele lisinha facilita a penetração dos hidratantes. Acesse o guia completo sobre depilação e o melhor método para cada pele.

O site “Minha Vida” entrevistou o dermatologista Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sobre as precauções para a estação. De acordo com o médico, o protetor solar é companhia inseparável em qualquer período do ano. “Mesmo nos dias nublados, típicos do outono, é preciso usar protetor solar, pois a emissão de raios ultravioleta é ininterrupta”, alerta.

Com o clima mais frio, a tendência é por banhos mais quentes, o que também prejudica a oleosidade natural da pele. Alguns cuidados são necessários para mantê-la viçosa e o cabelo, brilhante. “A pele é uma interface onde as trocas com o meio ambiente são uma constante. Em ambientes secos e/ou frios, a pele perde água em troca com o ambiente, ficando desidratada”, afirma a dermatologista Paola Queiroz Vaz, da Clínica Estética Almazen, do Rio de Janeiro, em entrevista ao site Vix.

A médica ressalta que a matéria-prima e os princípios ativos encontrados nos sabonetes de uso diário geram resultados diferentes. “A neutralidade de um sabonete é medida através do pH, índice que indica o equilíbrio natural da acidez da pele. A pele humana tem pH 5.5, e um sabonete para ser neutro precisa ter um pH igual ou menor que 7.0”, avalia.

Ainda de acordo com a dermatologista, sabonetes em barra possuem pH maior que 7.0 devido às matérias-primas responsáveis pela consistência altamente alcalina. “Já os sabonetes líquidos, por não conterem tais substâncias, são mais neutros, ou seja, menos agressivos e mais suaves”, afirma.

Outras partes do corpo, como rosto, lábios e mãos, também requerem uma rotina de cuidados. As dicas Depyl vão ajuda-lo a encarar o outono com mais saúde, beleza e leveza!

– Rosto

A pele da face é a que mais chama a atenção. Só a maquiagem não vai proteger seu rosto, até porque, ela pode ressecá-lo ainda mais. O rosto também precisa de hidratação e, mesmo para quem tem pele oleosa, hidratar essa parte do corpo é importante, já que a produção de óleo diminui com o clima seco, típico do outono.

A dica Depyl é se hidratar de dentro para fora, ingerindo muita água. Especialistas indicam a ingestão de, pelo menos, dois litros de água ao dia, pois este é o melhor hidrante natural para todo o corpo.

– Lábios

A boca também chama atenção na harmonia do rosto. Quando ela se resseca, começa a descamar e, em casos mais críticos, podem até sangrar. Vale a pena investir em produtos voltados para a hidratação da área, como lip balms – indica a dermatologista Vanessa Metz, em entrevista ao site Dermaclub.  “É fundamental o uso dos lip balms e reparadores de barreira labial para conferir uma proteção extra”, explica.

– Mãos

A mudança de temperatura também atinge as mãos, que, como todo o corpo, tendem a se ressacar. Cremes à base de glicerina são os mais indicados para a hidratação das mãos durante o outono e é recomendável aplica-los várias vezes ao dia.