Página Inicial > Blog > Depilação a Laser > Depilação com Luz Pulsada > Depyl Action

Maneiras certeiras de acabar com o pelo encravado

Os pelos encravados podem se tronar um grande incomodo e, apesar de não ser uma inflamação tão perigosa assim, alguns casos podem necessitar de acompanhamento médico para serem solucionados. Por isso, vale a pena saber como se prevenir e retirar o pelo encravado.

Eles são desconfortáveis e podem ter diversas causas, desde predisposição genética até uma depilação feita de maneira inadequada. Vamos aprender mais sobre o assunto?

O que causa o pelo encravado?

O excesso de pele morta pode entupir o caminho do pelo, fazendo com que ele se curve e penetre na pele, o que gera uma pequena inflamação. 

Geralmente, os pelos que encravam com mais facilidade são os da barba, virilha e nuca, por serem áreas de dobra da pele. Além disso, pessoas que têm um alto nível hormonal podem ter mais pelos no corpo, tornando os encravados mais frequentes.

O que acontece se ele não for retirado?

Quando um pelo encrava, o resultado não costuma trazer muitos danos para o corpo, pois na maioria das vezes, ele sai sozinho, sem necessitar de intervenção. Se isso não ocorrer, a infecção pode piorar, causando mais dor e incômodo. Para completar, muitas pessoas têm o costume de cutucar o local afetado com a unha, aumentando a gravidade da situação.

Nesses casos, é importante consultar um dermatologista, que saberá como reduzir a inflamação e conduzir o pelo para fora da pele sem prejudicar o bem-estar do paciente. Em situações extremas, pode ser indicada uma cirurgia, em que o médico abre a pele do local lesionado com um bisturi para que o pelo consiga passar.

Caso o problema seja muito recorrente, pode indicar uma doença chamada foliculite ― quando o encravamento está em seu estágio mais profundo.

Como reduzir a incidência do pelo encravado?

O ideal é procurar métodos de depilação mais espaçados. A depilação com cera morna, por exemplo, é uma excelente opção pois pode ser feita uma vez ao mês, aproximadamente. Também hidrata e funciona bem como um renovador da pele, retirando a camada superficial de células mortas.

A depilação com luz pulsada ou a depilação a laser também são ótimas opções e indicadas para quem sofre com pelos encravados, pois removem os fios pelo folículo, acabando com o problema pela raiz, literalmente.

Como tirar pelos encravados

Se mesmo com todos esses cuidados os seus pelos encravaram, algumas alternativas são possíveis e ajudam a retirá-los antes da necessidade de procurar um médico. Confira as dicas:

Mantenha a pele limpa

Mantenha a pele sempre limpa e seca para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o uso de sabonetes antissépticos mantém a limpeza e contribuem para que os pelos não encravem.

Use mais tecidos de algodão e evite roupas apertadas

Sempre que for possível, deixe a sua pele respirar. Prefira tecidos mais leves no dia a dia, assim como peças soltas, como calças largas, saias e vestidos.

Faça esfoliação

A técnica ajuda a retirar pele morta, sujeira e oleosidade, substâncias que obstruem a passagem do pelo causando o encravamento. Quando estiver sofrendo com o problema, tente fazer a esfoliação com uma luva ou creme próprios, duas vezes ao dia. Você também pode procurar a Depyl Action e viver esse momento relaxante conosco.

Ao esfoliar a pele, a passagem do fio pode ser desobstruída e o caminho dele pode ser alterado. Para atingir o pelo encravado, faça movimentos em direções variadas, mas tente não colocar muita força, pois a pele pode se machucar e sangrar, piorando a situação ainda mais.

Hidrate a sua pele

Também é crucial fazer uma hidratação completa, especialmente nas regiões afetadas. Isso fará com que o pelo e os folículos fiquem mais macios. Assim, além de não machucar tanto, a saída dos pelos é facilitada.

A depilação com nossa Cera Morna é uma aliada na hora de hidratar a sua pele e além disso, promove a renovação da pele. Nos siga nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este.

Faça compressa

Para fazer uma compressa quente, basta molhar um pano limpo com água quente, torcer para retirar o excesso e pressionar no local do pelo. A água quente ajuda a abrir os poros para o pelo sair, em particular se ele estiver bem próximo à superfície. Com ajuda da compressa, os pelos mais profundos conseguem subir mais facilmente. Se você fizer por mais de 10 minutos e mesmo assim não vir sinais do pelo, não conseguirá retirá-lo sem ajuda profissional.

Use pomadas e cremes específicos

Com a orientação de um especialista ou dermatologista, alguns cremes e pomadas de uso tópico podem ser utilizados. Em geral, esses produtos têm ativos como ácido glicólico, ácido retinóico e ácido salicílico, que auxiliam a combater o problema.

Conte com a Depyl Action para garantir o maior conforto da sua pele, livre de pelos encravados!

E você, tem alguma tática para evitar ou retirar pelos encravados? Conte para a gente nos comentários!