Pelos encravados? Solucione já as suas maiores dúvidas!

Quem nunca sofreu com os indesejados pelos encravados? Pelo menos uma vez na vida, homens e mulheres se deparam com esse problema tão incômodo e ameaçador da estética.

Mais comuns do que se imagina, os pelos encravados são aqueles fios que, em vez de crescerem naturalmente, fazem uma curva e penetram novamente na pele, o que provoca inflamação e irritação no local. Em outras palavras, quando o pelo não rompe a pele para crescer, podem surgir os temidos cabelos encravados, frequentes em partes sensíveis do corpo, como o rosto masculino e a virilha feminina.

A região afetada, geralmente fica avermelhada, além de apresentar certo desconforto localizado. Vale ressaltar que os pelos encravados são muito recorrentes em pessoas negras, uma vez que elas têm pelos mais grossos e enrolados. Apesar disso, indivíduos com qualquer tom de pele estão sujeitos a esse problema, principalmente quando se tem o hábito de fazer depilação com lâmina.

Mas o que são os pelos encravados?

Também conhecido como pseudofoliculite, o pelo encravado pode ser considerado como uma doença inflamatória, que apesar de não ser grave, causa impactos negativos no bem-estar e autoestima. Quer saber tudo sobre encravamento de pelos? Então confira o guia exclusivo que preparamos para você.

Aqui você vai saber quais são as causas e sintomas do problema. Vai descobrir a relação do encravamento com a depilação. E vai aprender sobre os tratamentos para os pelos encravados e ficar por dentro de muitas outras questões que geram dúvidas sobre o assunto. Então venha com a gente!

Para que servem os pelos?

Antes de nos aprofundarmos acerca do encravamento de pelos, precisamos conversar um pouco sobre os pelos em si, para que eles não sejam vistos com maus olhos, afinal, eles não são vilões como se propaga por aí.

Os pelos do corpo nada mais são do que anexos da pele que nos auxiliam no isolamento térmico e colaboram para a proteção do organismo, evitando possíveis agressões externas do ambiente.

Eles são basicamente formados por queratina, uma proteína que confere elasticidade, impermeabilidade e resistência aos fios. Os pelos nascem no folículo piloso e se dividem em duas partes: raiz e haste. A raiz fica embaixo da epiderme e a haste é a parte que aparece.

Apesar do caráter funcional dos pelos e dos benefícios que eles trazem para o corpo, em excesso eles podem prejudicar o visual. Esteticamente, algumas mulheres reprovam pernas peludas, axilas cheias de pelos e virilhas com depilação por fazer.

É nesse contexto que entram em cena os métodos depilatórios e suas consequências, nem sempre agradáveis, como os pelos encravados. Mas sobre a relação entre depilação e encravamento de pelos, falaremos mais adiante.

Em quais locais os pelos encravados podem aparecer?

O pelo encravado é um problema que pode acometer mulheres ou homens, crianças ou adultos, negros ou brancos. Nos homens, o pescoço, nuca e rosto são os locais mais afetados por conta da barba e da utilização de lâminas de barbear. Nas mulheres, as pernas, virilha e axilas são as áreas mais vulneráveis, porém, podem surgir pelos encravados nos braços e glúteos também.

O pelo encrava quando não encontra a saída do folículo piloso, tendo assim, dificuldade para romper a camada de queratina existente sobre a epiderme. Isso não pausa o processo de crescimento. Os pelos continuam aumentando, porém, a ponta da haste se curva para dentro, entrando novamente no mesmo folículo piloso.

Diante disso, podemos concluir que, mesmo havendo partes do corpo com mais chances de apresentar pelos encravados, nenhuma região corporal está livre. Onde existe pelo, há possibilidade de ocorrer encravamento, basta que o fio não consiga sair.

Quais são os principais sintomas do encravamento dos pelos?

Os sintomas dos pelos encravados são muito característicos, pois na maioria das ocorrências, aparecem bolinhas em alto-relevo, que podem ser avermelhadas ou não. Os sinais podem aparecer na barba, axilas, bumbum, pernas e virilhas.

Em vários casos, a região começa a coçar ou até mesmo doer, porém, a pessoa não ficará prostrada ou com febre. Se você notar que, além das marcas avermelhadas, existem regiões endurecidas, cistos e pus, procure um especialista para realizar a avaliação e te orientar sobre o melhor tratamento.

Observar a sintomatologia é extremamente importante para o diagnóstico dessa doença inflamatória. Inclusive, os dermatologistas avaliam não somente o histórico dos pacientes, como também, realizam exame físico em busca das lesões cutâneas características do pelo encravado. Quando há suspeita de agravamento infeccioso (foliculite), são solicitados exames laboratoriais para comprovar a presença de bactérias.

Quais são os estágios do encravamento?

O pelo encravado tem diferentes fases. No primeiro estágio, o pelo fica embaixo da pele e ocorre uma leve inflamação, que provoca inchaço e vermelhidão. No segundo estágio, o local pode apresentar dor e uma secreção. Na terceira etapa, um cisto surge e a região fica dolorida e rígida.

Vale ressaltar que nem sempre o indivíduo passa pelos três estágios do encravamento. Em boa parte dos casos, o pelo encravado não passa da fase 1 e é eliminado antes de sair a secreção ou enrijecer.

Quais as causas do pelo encravado?

Existem fatores de risco que influenciam no surgimento ou agravamento dos pelos encravados, dentre eles, podemos citar as escoriações e arranhões, uso de roupas excessivamente apertadas, higiene inadequada na região, obesidade, utilização de medicamentos para tireoide, quadros de diabetes e uso de lâminas como método depilatório.

Outras causas frequentes são o excesso de oleosidade na pele, transpiração excessiva, áreas de dobraduras e ondulações cutâneas que favorecem o nascimento irregular dos pelos, atrito de curativos e fitas adesivas na pele, ferida cirúrgicas, inflamações cutâneas como dermatite e acne. Além de características naturais como o tamanho do poro, formato e espessura do pelo. Por exemplo, os pelos muito grossos, muito finos ou em espiral tendem a encravar com mais facilidade.

Embora algumas pessoas sejam mais propensas ao aparecimento de pelos encravados por conta desses fatores de risco, ninguém está completamente imune a esse problema que pode afetar gente de todas as idades, de qualquer gênero, com diferentes hábitos depilatórios e tons de pele distintos.

Depilação e pelos encravados: qual a relação?

Talvez você não saiba, mas a forma de depilação tem tudo a ver com pelos encravados. Escolher o método depilatório adequado é um fator determinante para a manutenção da saúde e beleza da pele. Por outro lado, a técnica errada pode causar o indesejável encravamento.

Algumas técnicas de depilação são capazes de provocar pequenas lesões que se transformam em porta de entrada para diferentes micro-organismos. Daí a importância de encontrar o método depilatório perfeito para sua pele. Uma escolha errada pode se transformar no principal fator desencadeador da pseudofoliculite.

As lâminas, por exemplo, são práticas, populares e baratas, porém, a remoção de pêlos feita com elas pode trazer sérios prejuízos à pele. As lâminas estimulam o surgimento de pelos encravados porque, à medida que os fios são raspados, a base deles tende a ficar mais larga, passando a ter dificuldade de romper a pele para crescer. Então ele encurva embaixo da superfície cutânea e, consequentemente, acontece o encravamento.

Métodos de depilação mais indicados

É sempre melhor optar por métodos depilatórios mais delicados, desenvolvidos para não causar agressões à pele. É o caso da depilação com cera morna. Essa técnica é suave e natural, valoriza o bem-estar, trata a pele e não causa danos à pele.

Outros métodos recomendáveis são as depilações a laser e com luz pulsada (fotodepilação). Os resultados duram mais e as chances de haver pelos encravados são reduzidas. Tenha em mente que existem inúmeros tipos de depilação e o mais importante é que você descubra qual é o método ideal para você.

Por vezes, uma técnica simples e acessível pode ser suficiente para que seus pelos não encravem. Sendo assim, busque a depilação que se adapte melhor ao seu corpo, te ofereça conforto e bons resultados.

A decisão é sua, mas procurar um local especializado pode te ajudar a fazer uma escolha certeira, pois profissionais especializados são habilitados para te orientar, esclarecer suas dúvidas e fornecer informações indispensáveis para fazer uma opção consciente, inteligente e eficiente.

Qual é o melhor tipo de depilação para prevenir pelos encravados?

Ainda no âmbito da prevenção, a luz pulsada (fotodepilação) é uma solução ideal para quem deseja manter a pele lisinha e livre dos pelos encravados. Nesse método de depilação, a luz intensa pulsada é responsável por destruir o pelo, apresentando assim um resultado satisfatório e duradouro.

Na fotodepilação, o equipamento emite raios que passam pelos fios e atuam diretamente nas células que produzem o pelo, o que gera o enfraquecimento da raiz, sem causar agressões à pele.

Dentre outras vantagens, a luz pulsada é um procedimento indolor e moderno, que ajuda a prevenir e combater os pelos encravados e a foliculite. De quebra, a luz intensa pulsada ativa o colágeno, deixando a pele mais firme. Não é demais?

A depilação a laser também é um excelente método para acabar com os pelos encravados. Ela consiste na aplicação de um feixe de luz (laser) na região em que se pretende remover os pelos. Assim como a luz pulsada, o laser atinge o folículo piloso, impedindo o crescimento de um novo pelo. A aplicação é confortável e elimina os pelos gradativamente. Além disso, o laser Depyl Action é indicado para todas a tonalidades de pele, inclusive pele negra.

Como evitar pelos encravados?

A melhor maneira de prevenir os pelos encravados e a foliculite consiste em manter uma higiene adequada no corpo inteiro. Além disso, evitar o compartilhamento de toalhas e roupas de banho, optar por técnicas depilatórias menos agressivas e fugir do uso de lâminas de depilação.

Além disso, é importante usar roupas não tão justas e apostar nos esfoliantes corporais. Por falar nos esfoliantes, a esfoliação remove as células mortas presentes na camada superficial da pele e, com isso, a passagem do pelo é facilitada, evitando assim o encravamento dos pelos. Fica a dica!

Uma esfoliação intensa deve ser feita de 3 a 4 dias antes da sessão de depilação e, de 7 a 10 dias depois do procedimento. Esfoliações suaves podem ser feitas duas vezes por semana, durante o banho.

Como tratar o pelo encravado?

A pele que apresenta pelos encravados necessita de cuidados especiais para que não manche e nem infeccione a ponto de gerar foliculite. O tratamento para pelos encravados inicialmente se baseia no desencravamento manual e delicado de cada pelo, com o auxílio de uma agulha devidamente esterilizada.

Nesse caso, a agulha é inserida sob a alça formada pelo fio que, em seguida, é levantado. Não é necessário furar a pele! Vale ressaltar que por mais que o procedimento seja simples, é recomendável procurar um profissional para realizá-lo.

De modo geral, o pelo encravado será eliminado naturalmente em alguns dias. Se isso não ocorrer, agende uma consulta imediatamente, pois se a pseudofoliculite não for tratada corretamente, a pele pode infeccionar e o local pode escurecer. Não tente arranhar a área ou arrancar o pelo com pinça ou unha, até porque, isso agrava ainda mais a situação e causar ferimentos na cútis, piorando o quadro significativamente.

Além de ferir a pele, usar os dedos e unhas para tentar tirar o pelo encravado aumenta os riscos de inflamação e infecção, já que as regiões com pseudofoliculite são portas abertas para bactérias e fungos. As mãos, ainda que lavadas ou protegidas por luvas, podem contaminar o local.

Há medicamentos para os pelos encravados?

Sim! O dermatologista poderá receitar cremes anti-inflamatórios, além de antibióticos orais para tratar o problema, no intuito de amenizar a dor e, até mesmo, desencravar os pelos.

Normalmente, os especialistas indicam dermocosméticos com ureia, pomadas com ácido salicílico e fórmulas com peróxido de benzoíla, ácido glicólico e ácido retinoico. Esses ativos são fortes e muito específicos, portanto, fuja da automedicação! Somente um médico especializado pode te indicar um tratamento eficaz e uso correto de eventual medicação.

Existem soluções caseiras para combater os pelos encravados?

Já falamos, mas não custa reforçar: esfoliação é uma grande aliada de quem quer ter uma pele lisa e bonita. Nem sempre é preciso recorrer a cosméticos industrializados para essa finalidade! Algumas soluções caseiras cumprem bem o papel de desencravar pelos superficiais e prevenir novos encravamentos. Entretanto, os esfoliantes caseiros não são recomendados para quadros de inflamação grave ou infecções.

Boas misturas caseiras são ótimas opções para mandar os pelos encravados para bem longe. São elas: açúcar com mel, a farinha de arroz com leite e açafrão, o fubá com azeite e o açúcar com óleo de amêndoas. Independente da mistura escolhida, os movimentos ao esfoliar devem ser suaves e o enxágue precisa ser realizado por completo.

Outra sugestão caseira para desencravar o pelo e aliviar o incômodo, é umedecer uma toalha com água morna e, em seguida, pressionar a área inflamada por dez minutos. Essa prática vai fazer os poros abrirem, a pele amolecer e o fio encravado sair mais tranquilamente. Usar bucha vegetal durante o banho também faz bem!

Como acabar com as manchas provocadas por pelos encravados?

Em algumas situações, os pelos encravados deixam manchas e cicatrizes, além de escurecerem a região afetada. Isso ocorre, principalmente, quando a pseudofoliculite não é tratada corretamente. A boa notícia é que existem formas eficientes de amenizar as manchas, deixando a pele mais clara e uniforme.

Um dos melhores recursos para clarear as manchas provocadas por pelos encravados é o peeling químico ou físico. Esse tratamento estético pode ser aplicado em regiões variadas, como axila, pernas e face. As esfoliações químicas mais famosas são feitas com ácido glicólico, ácido mandélico e ácido salicílico.

Já os peelings químicos utilizados para tratar pelos encravados e foliculite são o peeling de cristal e o peeling de diamante. Todos esses procedimentos devem ser realizados em clínicas de qualidade, por profissionais habilitados.

Quais cuidados básicos você pode adotar para se livrar dos pelos encravados?

Alguns cuidados básicos podem te ajudar – e muito – na manutenção de uma pele livre dos pelos encravados, das manchas cutâneas e da foliculite. Então confira a seguir algumas sugestões de hábitos e atitudes preventivas que devem ser inseridos na sua rotina:

  • Depois de realizar a depilação, evite se expor ao sol. Espere, no mínimo, dois dias para fazer isso.
  • Só use lâminas em último caso e, quando usar, recorra a lâminas novas, limpas e bem afiadas.
  • Invista, preferencialmente, em métodos eficazes e não agressivos, como a luz pulsada, depilação a laser e cera morna.
  • Escolha locais higiênicos, bem estruturados e com profissionais preparados para fazer a depilação.
  • Evite cremes muito gordurosos ou fórmulas com álcool depois da depilação. Os primeiros, obstruem os poros, já as loções com álcool agridem a pele.
  • Hidrate o corpo com frequência, dando prioridade a produtos indicados para seu tipo de pele (normal, seca, oleosa).
  • Não permaneça com roupas de academia por muito tempo. Por serem normalmente justas, elas impedem que a pele respire.
  • Sempre que possível, opte por tecidos leves e frescos como o algodão. Isso vale até para as peças íntimas! Evite materiais que retêm o suor!
  • Não fique com roupas de banho molhadas por períodos longos. Isso aumenta as chances de proliferação de bactérias, o que pode fazer o cabelo encravado virar foliculite.
  • Se os pelos encravados estiverem provocando muita dor e vierem acompanhados de pus, busque ajuda de um bom dermatologista imediatamente. Ele é apto a prescrever um tratamento com produtos antifúngicos e antibacterianos, além de ser capaz de drenar o local.

Qual é a diferença entre pelo encravado e foliculite?

Pelo encravado e foliculite são termos usados, muitas vezes, como sinônimos. Embora eles estejam diretamente relacionados, são coisas distintas. Pois todo pelo encravado pode vir a se tornar foliculite, se a inflamação pilosa se tornar uma infecção pilosa. Talvez por isso, o pelo encravado seja também nomeado de pseudofoliculite.

Já a foliculite, é uma condição mais incômoda do que o pelo encravado, uma vez que pode haver ocorrência de pus, esquentamento da área e presença de cistos bem rígidos e dolorosos. Ambos os problemas acometem várias áreas do corpo, como o bumbum, virilha, axilas, pernas, etc.

De forma geral, a foliculite sempre surge a partir do encravamento. O pelo encrava depois que a pele fica mais espessa e o fio se curva porque não consegue crescer. Esse impedimento, como já explicamos, pode ser decorrente da depilação com lâmina, uso de roupas justas demais, fios grossos para poros estreitos, dentre outras causas.

Quando a foliculite acontece, essa inflamação infecciosa é a única maneira que o corpo encontra para expulsar o pelo. Pois ao inflamar e ficar purulenta, a pressão na região aumenta e faz com que o pelo encravado saia.

A inflamação dos folículos pilosos costuma ser uma infecção provocada por bactérias como Staphylococcus Aureus, gram negativas e pseudomonas aeruginosa. Entretanto, fungos e vírus também podem causar o processo inflamatório e infeccioso na raiz do pelo, gerando a foliculite.

A principal diferença entre os dois problemas é a gravidade. Enquanto os pelos encravados não trazem consequências muito sérias, a foliculite pode acarretar complicações.

Por ser uma doença infecciosa, a foliculite pode se estender e gerar problemas como a furunculose e a celulite. Além disso, quanto maior for a profundidade e abrangência da inflamação, maiores são as chances de surgirem cicatrizes, mesmo depois que a foliculite for tratada.

Procure sempre ajuda especializada

Seja para curar ou prevenir os pelos encravados e a foliculite, sempre procure uma ajuda especializada.

O médico dermatologista é o melhor aliado para tratar o problema, seja receitando cremes anti-inflamatórios ou antibióticos orais, quando a condição estiver mais agravada.

Já para prevenir o aparecimento de novos pelos encravados, conte com a Depyl Action para fazer a sua depilação, seja com cera morna, luz pulsada ou laser. Além disso, temos o serviço de esfoliação corporal e facial para ajudar no processo de renovação celular. Nossos profissionais são treinados e especializados para te oferecer a melhor solução. Portanto, veja aqui a loja mais perto de você a agende a sua avaliação gratuita.