Fundação Laço Rosa: as origens

Depyl - Posts Redes Sociais - 2015 - Semana 41 - B 090

A Fundação Laço Rosa nasceu a partir da experiência de Aline Lopes na luta contra o câncer de mama. Uma história impressionante de luta. Depois de vencer a doença ela se deparou com várias dúvidas. Reunidos, seus questionamentos se transformaram na Fundação Laço Rosa, um dos mais importantes portais de prevenção do Brasil. Acompanhe alguns trechos dessa história emocionante.

A descoberta
“Em 2007, eu vivia um ano muito feliz, pois estava grávida do meu primeiro bebê. Numa manhã de fevereiro, tomando banho, fiz um auto-exame e notei um nódulo na mama direita, mas confesso que pensei que fosse algo comum da gestação. Liguei para minha médica e marquei consulta no dia seguinte, apenas por precaução; afinal, nunca ouvi falar de mulher grávida com câncer! Infelizmente, eu estava enganada e a minha biópsia deu positiva para câncer de mama.”

Apoio da família
“Como que num estalo, tudo o que vivi com meu pai voltou à minha mente e ali comecei a ver as respostas e os ensinamentos deixados por todo sofrimento que vivemos com a doença dele. Não queria para mim o mesmo final que meu pai escreveu para ele e não iria admitir que câncer algum me tirasse a vontade de viver, de dar a vida ao meu filho e o direito de ser FELIZ. Foi aí que comecei minha luta.
Pedi que todos da família fossem à casa da minha mãe e, quando todos estavam lá, comuniquei que eu estava com câncer. Foi um choque geral, minha mãe desmoronou, mas novamente sentia uma força dentro de mim tão grande, clamando por vida, que afirmei a todos que iríamos vencer, mas que eu precisaria de todos ao meu lado, acreditando junto comigo.”

Compartilhando a história
“Ainda grávida, iniciei a quimioterapia com a série vermelha, aquela tenebrosa, em que todos passam mal, vomitam, enjoam e perdem os cabelos. Depois fiz a série branca, totalizando 16 aplicações e eu, milagrosamente, NUNCA senti nada, somente cansaço. Com 34 semanas dei a luz ao meu filho, um bebê vencedor, lindo, esperto e saudável que também nunca desistiu de viver e que, por tudo isso, recebeu o nome de Bento. Você não imagina quantas pessoas se sensibilizaram com a minha doença, quantas pessoas que nem me conheciam rezaram por mim e pelo meu filho. Mas o mais importante e impressionante é quantas pessoas se tocaram com a minha história e, de alguma forma, tiveram sua percepção de vida modificada pra sempre!  Tenho muito orgulho de ter podido ser o veículo de uma história triste, de garra, determinação, coragem, fé, amizade, solidariedade, crença, amor e sucesso, que teve o poder de interferir em tantas vidas.”

A Fundação Laço Rosa
“Aceitar a sua doença, falar dela com naturalidade, entendê-la, estudá-la e conseguir perceber o quanto você tem sorte por ter trocado uma mama ou duas pela sua vida ao invés de se sentir mutilada, são as melhores armas para combater o câncer! A Fundação Laço Rosa surgiu da necessidade de agradecer pela minha vida e ajudar a salvar outras vidas. Esta é a nossa missão. Que a minha história sirva de exemplo para outras vidas, que você a divida com outras pessoas sempre que achar necessário e que consiga, como eu, enxergar as oportunidades que a vida que Papai do Céu nos dá. Mesmo quando elas aparecem mascaradas por tragédias, não desanime! Acredite sempre, que existe um motivo por trás de tudo o que nos acontece!”

In Memoriam
Infelizmente, três anos depois, Aline sofreu um processo de metástase e não resistiu ao avanço do tumor. Mas deixou um legado imenso, de valor inestimável que vem fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. Trazendo esperança, vigor e força de vontade na luta contra o câncer.

Aqui na Depyl Action a gente se sensibiliza pelo exemplo de Aline e traz essa
homenagem a tudo o que ela começou. Para ler o depoimento de Aline na íntegra,
acesse o site da Fundação Laço Rosa.