Formato de sobrancelha: qual fica melhor para o seu rosto?

_LFF8088As sobrancelhas servem para emoldurar o olhar e dar expressividade ao rosto. Mas é preciso tomar muito cuidado ao retirar os pelos e modelar as sobrancelhas. Um formato errado pode transformar o seu rosto e até transmitir uma ideia de tristeza ou de raiva.

Muitas vezes, quando fazemos as sobrancelhas em casa, corremos o risco de errar a mão e acabar desvalorizando a nossa beleza natural. Por isso, criamos este post para te ajudar a descobrir qual é o formato de sobrancelhas ideal para o seu tipo de rosto. Confira!

Tipos mais comuns de sobrancelhas

Para te ajudar a escolher um formato para as suas sobrancelhas, listamos os tipos mais comuns.

Retas

Com um aspecto mais neutro, esse tipo de sobrancelha passa uma impressão de seriedade que pode ser excelente para quem atua no mundo dos negócios. Esse formato, combinado com traços grossos, está muito em alta.

Caídas

Esse formato fez muito sucesso na década de 20. A sobrancelha possui um traçado fino, e acabou caindo em desuso por deixar a pessoa com um ar de tristeza.

Redondas

A sobrancelha com o formato mais arredondado transmite um ar de descontração ao visual. Esse tipo de sobrancelha é ideal para amenizar o visual de quem tem um rosto com traços mais fortes.

Arqueadas

O formato da moda é muito democrático e sofisticado, mas quem optar por sobrancelhas arqueadas deve tomar cuidado para não deixá-las angulosas demais — isso pode fazer com que seu olhar fique com uma expressão de raiva.

Ângulo suave

Uma boa opção para quem deseja usar um estilo de sobrancelha mais discreto que as arqueadas, mas com a mesma expressividade, é escolher uma sobrancelha de ângulo suave. Esse formato de sobrancelha deixa o olhar mais confiante e delicado.

Cuidado com o design de sobrancelhas

Agora você conhece os formatos de sobrancelha, mas nada de pegar a pinça e correr para o espelho! Para saber qual desenho é o ideal para seu rosto, muitos fatores precisam ser levados em consideração. Um dos mais importantes é a quantidade de pelos que as suas sobrancelhas têm.

Até a década de 90, era muito comum que as mulheres usassem as sobrancelhas mais finas. Esse estilo permanece até hoje, mas é bem menos usado porque acaba deixando a pessoa com menos expressividade.

Em contrapartida, as sobrancelhas que contam com uma grande quantidade de pelos acaba escurecendo e escondendo o olhar. É por isso que ouvimos muita gente falar que sente o olhar mais “iluminado” depois de depilar as sobrancelhas corretamente.

Também é importante ficar de olho nas sobrancelhas muito longas ou muito curtas. Esses formatos podem influenciar negativamente na harmonia do rosto e prejudicar a beleza do olhar. Por isso, tenha bastante cuidado antes de sair por aí mudando os traços das suas sobrancelhas!

Como escolher o melhor formato

Se a possibilidade de erro é grande, você deve estar se perguntando qual é o segredo para ter sobrancelhas lindas e bem definidas, como as das estrelas e tevê ou das blogueiras famosas. A resposta, na verdade, é muito simples: procure um profissional.

Sempre que possível, prefira que um visagista faça as suas sobrancelhas. O resultado vai revolucionar a sua vida, acredite! Esse profissional é capacitado para suavizar traços e valorizar o que você tem de melhor. Por isso, cada atendimento é muito mais do que uma simples limpeza de pelos sobressalentes.

Os visagistas possuem uma forma de trabalhar que envolve a proporção e o formato do rosto, além da tonalidade dos pelos em relação aos cabelos. Eles também levam em consideração a personalidade e o estilo de cada cliente ao criar o design. Dessa forma, fica mais fácil harmonizar a aparência da pessoa com o que ela realmente é.

Como depilar as suas sobrancelhas

Outro ponto importante sobre a depilação das sobrancelhas é a técnica utilizada. Quando a retirada do excesso de pelos não é feita de forma adequada, a pele pode acabar sofrendo as consequências — por ser muito sensível.

A depilação por linha é bastante utilizada para a área das sobrancelhas, pois é muito precisa e consegue eliminar até mesmo os pelos mais finos. A depilação com pinça também é eficiente e facilita a definição de um formato de sobrancelha. Nesse caso, é preciso ter cuidado ao puxar o fio: isso deve ser feito no sentido do crescimento do pelo, para evitar que ele quebre. Também é importante tomar cuidado para que a pinça não belisque a pele da pálpebra, que pode ficar arroxeada.

Além dessas técnicas, há quem prefira depilar as sobrancelhas com ajuda de cera, seja ela morna ou fria. Quem opta por esse método deve tomar muito cuidado, tanto com a temperatura da cera quanto com a quantidade de pelos que vão ser retirados. O ideal é só usar a cera para retirar a penugem da testa, quando necessário. Também é importante ressaltar que utilizar cera na pálpebra pode causar flacidez na área.

Formato de sobrancelha e a relação com cada rosto

Rosto coração

Para suavizar o rosto e harmonizar o queixo pontudo, é indicado evitar os traços caídos e preferir os formatos de sobrancelha com arcos mais altos. Outra boa estratégia é deixar o volume de pelos maior, porque assim, a sobrancelha diminui a distância entre a testa e o queixo.

Rosto longo

A melhor forma de dar mais suavidade a esse tipo de rosto é reduzindo-o. Por isso, são indicados os formatos mais retos, que causam um impacto maior na harmonia. Se você tem o rosto longo, opte por sobrancelhas mais grossas, que deixam o seu olhar mais expressivo.

Rosto oval

Esse rosto permite que a pessoa escolha diversos formatos de sobrancelha, pois quase todos caem bem. Só devem ser evitadas as sobrancelhas com arcos muito angulosos, que podem te deixar com uma expressão muito “brava”.

Rosto quadrado

A sobrancelha ideal para esse tipo de rosto é levemente curvada, que vai aumentando seu ângulo à medida que chega no arco. Quanto mais arqueada e definida, melhor o resultado. Sobrancelhas redondas e retas não são indicadas!

Rosto redondo

Aqui, é preciso dar a impressão de que o rosto é mais comprido para harmonizá-lo. Por isso, a melhor opção é a sobrancelha arqueada, bem angulosa, que vai ser mais eficiente nessa missão. Sobrancelhas redondas também devem ser evitadas.

Rosto triangular

Sobrancelhas mais redondas e arqueadas são combinações perfeitas para esse formato de rosto porque levantam o olhar. O formato reto, no entanto, não deve ser a escolha de quem tem rosto triangular, pois vai dar a impressão de que o rosto é maior.

Viu como é fácil encontrar o formato de sobrancelha ideal para o seu rosto? Basta um pouco de atenção para deixar as suas sobrancelhas ainda mais bonitas e harmoniosas com o restante do seu visual! Se você gostou das nossas dicas, deixe um comentário!