Entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de depilação

Escolher o tipo de depilação ideal para o seu corpo não parece ser tarefa fácil diante de tantas opções no mercado. Há que se avaliar a quantidade de pelos, o tipo de pele, a resistência à dor, a eficácia desejada e a durabilidade.

Pensando nisso, resolvemos ajudar você nessa tarefa. Saiba agora quais são os métodos mais populares no mercado e entenda melhor as vantagens e desvantagens de cada tipo de depilação!

Depilação com lâmina ou aparelho de barbear

Muitos profissionais não consideram a lâmina como um método de depilação pelo fato de ela apenas cortar o pelo superficialmente. É, no entanto, a opção mais acessível: com produtos que podem ser adquiridos em qualquer supermercado ou farmácia, você consegue realizar os procedimentos. Além disso, atende bem situações emergenciais, sem causar dores. Basta ter um pouco de cuidado com lâminas novas ou lâminas cegas, com igual potencial para causar ferimentos.

Porém, nem tudo são flores. As lâminas podem ser responsáveis pelo escurecimento da pele e por encravar os pelos. Além disso, a lâmina não é adequada para a virilha e para a região das axilas. A primeira está em uma zona de dobra, com mais camadas de pele e maior propensão a encravar pelos, e a segunda tem a pele muito fina para a ação da lâmina, escurecendo rapidamente.

Aparelho elétrico

O uso de aparelhos elétricos agride menos que a lâmina e tem mais eficiência, pois arranca os pelos pela raiz. Assim, os pelos se tornam mais rarefeitos e finos.

No entanto, justamente por arrancar pela raiz, o aparelho elétrico causa muitas dores durante o uso. Também não é indicado para a região da virilha, rosto ou axila, pois a pele dessas regiões é mais fina e sensível. Evite usar esses aparelhos quando a pele estiver lesionada, exposta ao sol ou irritada.

Alguns aparelhos elétricos oferecem a vantagem de agir sem provocar dores. Porém, eles agem como lâminas e não têm a mesma eficiência dos modelos tradicionais.

Creme depilatório

O creme depilatório é um método de depilação acessível, oferecendo um bom acabamento. Ele age destruindo a queratina dos pelos, levando cerca de 5 minutos para fazer efeito. No entanto, é preciso realizar testes de sensibilidade cuidadosamente antes de levar o produto para casa, especialmente se a sua intenção é depilar a região do buço — são comuns os casos de queimaduras no rosto, onde a pele é mais sensível. Nesses casos, a primeira ação deve ser uma consulta rápida a um dermatologista para que ele indique os métodos de limpeza e hidratação corretos.

Evite o uso de cremes depilatórios na região do rosto, da sobrancelha e da virilha. Afinal, a sua ação é muito forte para a pele da região. Nos testes de sensibilidade, verifique também se o aroma do produto lhe causa alergias ou incômodos. A maioria das opções no mercado trazem agentes como enxofre, que têm cheiro bem forte.

Cera morna

A cera morna é o método de depilação favorito das brasileiras e é facilmente encontrado em salões. Os poros são dilatados pela ação do calor e os pelos são retirados pela raiz. Dependendo de seu organismo, a pele pode permanecer lisinha por até 20 dias.

Porém, é preciso ter um pouco de paciência com a cera: os pelos precisam crescer antes que uma nova sessão seja feita. A cera morna também pode causar o escurecimento das regiões depiladas e inflamações. Quem tem a pele morena tem mais predisposição a uma hiperpigmentação. Alguns cuidados ajudam a evitar essas reações, então converse com um profissional de confiança!

No momento da sessão, avalie se a temperatura está quente o suficiente para agir com eficiência e para não causar queimaduras. Se você tem a pele muito sensível, opte por um método de depilação duradouro.

Cera fria

A cera fria é tão prática e acessível quanto os cremes depilatórios e a lâmina. Porém, por ser fria, esse tipo de depilação pode causar mais dores, ser mais agressiva e provocar lesões.

Caso os pelos estejam muito grandes, recomenda-se apará-los antes de fazer a retirada com cera fria. Além disso, puxe a folha no sentido contrário dos pelos, evitando lesões; faça esfoliações dois dias antes e dois dias depois do procedimento; e, por mais tentador que pareça, não use qualquer produto na região recém-depilada que não seja algum produto específico para pós-depilação.

Linha

A técnica, também chamada de chinesa, oriental ou egípcia, era utilizada há diversos anos no Oriente Médio antes de se popularizar no Brasil. Além de ser a técnica menos dolorida de depilação, ela é bastante higiênica, eficaz e duradoura.

A depilação com linha é perfeita para peles sensíveis, pois evita o uso de ingredientes causadores de alergias, e não tem potencial de cortes e queimaduras. Além de eliminar os pelos mais evidentes, elas também eliminam fios pequenos e a penugem fina, comum na região do rosto. O preço, porém, é mais elevado em relação às demais técnicas disponíveis no mercado.

Utilizando uma linha de algodão, poliéster ou seda, o método retira os pelos um a um, e é ideal para locais como buço e sobrancelha. Em alguns estabelecimentos, é possível encontrar a opção de depilar locais como axila, virilha e perna.

Fotodepilação

A fotodepilação é um tipo de depilação duradoura, ideal para quem deseja combater a foliculite, pelos encravados e tem a pele sensível. Nessa técnica, um equipamento emite raios diretamente no fio, agindo nas células germinativas dos pelos e enfraquecendo a raiz. Uma avaliação prévia apura a intensidade necessária para que seus pelos sejam eliminados da maneira mais apropriada. A luz pulsada tem um custo menor em relação ao laser.

Depilação a laser

A depilação a laser é o método mais eficaz para quem tem a pele clara e pelos muito grossos. Casos de foliculite grave e patologias que causem o crescimento de pelos em lugares incômodos podem ser resolvidos tanto com a técnica do laser quanto com a luz pulsada. Como desvantagens, a depilação a laser tem um custo mais elevado e causa um pouco de desconforto, pois o laser penetra na célula geradora do pelo — veja qual é a diferença entre a fotodepilação e a depilação a laser!

Escolher o tipo de depilação ideal exige um bom olhar sobre o seu tipo de pele, as reações de seu corpo a determinados agentes e o quanto você pode investir no tratamento de beleza. Porém, antes de optar por um método, consulte um especialista: ele poderá ajudar na escolha de produtos e técnicas ideais, prescrevendo também cuidados a serem tomados antes e após o procedimento.

Ouviu falar sobre algum método de depilação revolucionário que não citamos aqui? Tem alguma dúvida? Comente e compartilhe sua experiência com a gente!