Depilação com cera dói?

Depilação com cera dói?A depilação é um procedimento realizado desde a época do antigo Egito, quando as pessoas utilizavam materiais como argila, extrato de sândalo e cera de abelha para a retirada dos pelos. Com o passar do tempo, a depilação deixou de ser somente uma questão estética e passou a ter um cunho higiênico.

A técnica mais adotada pelas pessoas que querem se ver livres dos pelos é a depilação com cera morna. Ao contrário da lâmina, a cera é capaz de retirar os fios pela raiz — isso prolonga o efeito de uma pele lisinha e macia.

Se você nunca passou por esse procedimento, deve estar se perguntando: depilação com cera dói? Neste post, vamos responder essa e outras dúvidas a respeito da depilação. Confira!

Qual a diferença entre a cera morna e a cera fria?

As principais diferenças entre a cera morna e a cera fria são as temperaturas em que as duas são manuseadas e o modo como isso afeta a sensação de dor. A cera morna é aquecida até atingir a temperatura entre 40 e 50ºC. O objetivo desse aquecimento é causar a dilatação dos poros — processo que facilita a retirada dos pelos. Com a abertura dos poros, a raiz do fio (parte do pelo que fica dentro da pele) sai mais facilmente, amenizando a sensação de dor.

A cera fria é aplicada na pele em temperatura ambiente e pode provocar um pouco mais de dor, já que os poros permanecem fechados e o pelo encontra mais resistência para sair.

Qual tipo de cera devo utilizar?

O uso da cera fria é recomendável para as pessoas que têm muita sensibilidade ao calor. Do contrário, a cera morna sempre é mais aconselhável por abrandar a dor e também por aderir mais facilmente aos pelos, melhorando a eficácia na retirada dos fios.

Pessoas que possuem vasinhos aparentes ou varizes também podem utilizar a cera morna para se depilar. Os vasinhos e as varizes ficam em uma camada da pele bem abaixo da superfície, e não correm o risco de serem afetados pela cera.

Em qual parte do corpo a depilação com cera dói mais?

A parte mais sensível do corpo (nesse tipo de situação) costuma ser a virilha, em função de ter uma pele mais fina. Uma curiosidade: a sensação de dor nessa região pode aumentar no período menstrual ou na TPM.

É importante frisar, no entanto, que cada pessoa tem uma tolerância diferente à dor. O ideal é procurar uma esteticista e entender como o seu corpo reage à depilação.

Quanto tempo dura a depilação com cera morna?

Uma sessão de depilação varia de acordo com a quantidade de pelos que a pessoa tem e a área que vai ser depilada. Pernas e virilhas demandam mais tempo para a remoção dos pelos em função da extensão da área, da quantidade de fios e dos cuidados necessários.

Depois da depilação, a pessoa normalmente fica livre dos pelos por 20 dias. Esse tempo varia de um indivíduo para outro. Uma vez que o corpo se habitua com essa técnica, os pelos demoram cada vez mais a crescer.

Vale a pena suportar a dor para ficar mais tempo sem pelos?

Para muitas pessoas, a depilação é sinônimo de liberdade — seja para usar um biquíni ou uma camiseta que expõe as axilas.

A depilação com cera é um dos procedimentos mais eficazes para a remoção temporária dos pelos. Se sua rotina é corrida ou se você costuma apresentar alergia às lâminas, a depilação pode ser a melhor solução.

O que fazer para sentir menos dor?

Existem algumas substâncias capazes de anestesiar a pele, como é o caso da xilocaína. Algumas pomadas possuem essa substância e podem ser usadas antes da depilação. Para isso, é necessário limpar bem a área e aplicar a pomada 30 minutos antes da retirada dos pelos.

Outro fator que influencia na intensidade da dor é a habilidade do profissional. Por isso, é aconselhável que você procure clínicas de depilação com profissionais capacitados.

No caso de pessoas que vão se depilar em casa ou em spas, um banho quente antes da sessão é indicado para abrir os poros — isso faz com que os pelos sejam retirados mais facilmente.

Quais cuidados preciso ter antes da depilação?

Um dia antes, faça uma esfoliação na pele para eliminar o tecido morto. No dia da depilação, tome um banho morno e higienize bem as áreas que vão ser depiladas — é importante não utilizar produtos como hidratantes ou desodorantes nessas áreas.

A depilação não é recomendada quando os pelos estão muito curtos — porque eles não “grudam” na cera e a sua depilação pode não ter o resultado esperado. O tamanho ideal é entre 5 e 7 milímetros.

Quais cuidados preciso ter depois da depilação?

É importante não expor a área depilada ao sol por, pelo menos, 24 horas. Depois desse período, é indicada a aplicação de protetor solar. O excesso de sol na pele recém depilada pode causar manchas e irritação. Caso isso aconteça, aplique um gel calmante (com aloe vera) e evite produtos que contenham álcool na composição.

Quanto tempo devo esperar para depilar novamente?

O ideal é aguardar entre 15 e 30 dias para a próxima sessão. Antes disso, os pelos ainda não atingiram o tamanho ideal e o resultado pode não ser satisfatório, pois dificilmente a cera conseguirá remover os pelos curtos.

O contato frequente da cera com a pele pode causar irritações, ferimentos e queimaduras. Por isso, é bom ficar atento aos intervalos e tomar cuidado com a temperatura da cera antes de se depilar!

O que preciso fazer para manter a pele sempre bonita?

O hábito de se depilar com cera faz com que os pelos se tornem mais fracos e finos. Sendo assim, o pelo encontra dificuldades para romper a pele e pode acabar encravando. Para evitar que isso aconteça, faça esfoliações esporádicas para remover as células mortas e manter a pele sempre renovada.

Também é importante hidratar a pele e utilizar filtro solar. Evite produtos que contém álcool, pois esse componente pode agredir a epiderme.

Agora que você sabe mais sobre o assunto, faça o teste e descubra se a depilação com cera dói. Como já dissemos, a sensação de dor varia de pessoa para pessoa, e você só vai saber se testar! Mas antes de marcar a sua sessão de depilação, dá uma olhada neste artigo sobre os cuidados que você precisa ter antes da depilação.