Cuidados essenciais para ter uma barba bonita

Os homens estão cada vez mais vaidosos e não é de hoje que a barba tem se tornado grande preocupação na hora de se cuidar e dar o toque final que todo visual precisa. Afinal, uma barba cheia, limpa e bem cuidada chama atenção de homens e mulheres. As dicas Depyl vão ajudar você a manter a barba ainda mais bonita:

Higienização

Barba bonita é aquela com aspecto de limpa, apesar do volume. E para isso, não basta passar água com o resto de sabonete que sobrou do banho. Hoje, já existem produtos específicos para a barba, que evitam pelos encravados e proporcionam a maciez necessária. Marcos Yashima, treinador do SPA L’Occitane, em São Paulo (SP), afirmou em entrevista à seção “Deles”, do portal IG, que é recomendável alternar a higienização da barba, ao menos duas vezes por semana, com xampu anti-resíduos. De acordo com Yashima, esses produtos permitem uma limpeza mais profunda.

Crescimento

Para quem gosta de aparar a barba, a dica Depyl é “tirar as pontas” uma vez por semana, para que ela cresça de modo uniforme.

Observe

 Todos têm um tipo de rosto diferente, então, não adianta querer “copiar” a aparência do amigo. Na hora de aparar a barba, observe os pontos que nascem mais pelos e onde é necessário molda-la. Veja aqui quais os modelos de barba ideal para cada tipo de rosto.

O bigode importa SIM!

 O bigode também requer cuidados, já que os pelos podem tomar conta da região dos lábios. Quando aparar a barba, repare se o bigode precisa de uma atenção especial. É recomendado pentear os fios em direção à boca para ver o tamanho e aparar rente ao lábio.

Tente não coçar

Uma das maiores reclamações de quem está deixando a barba crescer é a coceira, principalmente no verão. Apesar de a vontade ser intensa, evite todas as formas possíveis, pois pode ferir a pele e impedir que a barba cresça de maneira uniforme. Lave o rosto e penteie os fios com os dedos após secar. Assim, os pelos ficam organizados e a sensação de alívio dura mais tempo. A coceira pode indicar também falta de hidratação. A dermatologista Mariane Périssé, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destacou em entrevista ao site Dermaclub, que o uso de condicionador auxilia na hidratação dos fios. “Na barba, esse produto deve ser usado com menor frequência, de uma a duas vezes na semana, para não estimular a produção de oleosidade na área”, explica.

Modele

 Agora que a barba já está bonita, hidratada e bem cuidada, como manter? Geralmente, nas maçãs do rosto e no pescoço crescem os pelos que a maioria dos homens não gosta. Para elimina-los de uma maneira mais duradoura, é recomendada a cera morna, pois além de auxiliar no processo de modelagem, esse procedimento retira os pelos desde a raiz, impedindo o crescimento instantâneo. Para quem deseja um resultado definitivo, a fotodepilação é uma boa opção. Os benefícios dessa modalidade são muitos. Um deles é o clareamento da pele e o auxílio ao combate à foliculite, já que o sistema de luz usado na fotodepilação enfraquece os pelos desde a raiz e reduz o seu crescimento. Conheça mais sobre os benefícios deste procedimento.