Conheça 10 benefícios do óleo de coco para o corpo

Mesmo com o dia a dia corrido, você sempre encontra tempo para cuidar do corpo e do seu bem-estar físico, não é verdade?

Mas o que você talvez não saiba é que tem um produto simples, natural e repleto de vantagens que pode otimizar o seu tempo e garantir uma aparência renovada para a sua pele: o óleo de coco!

Por esse motivo, listamos neste post os 10 benefícios do óleo de coco que vão lhe surpreender pelas diferentes aplicações na sua rotina. Confira!

1. Ele serve como hidratante corporal

O óleo de coco pode substituir o seu hidratante, ou ser usado em conjunto com ele. Isso porque possui forte penetração na pele  chegando, inclusive, às camadas mais profundas da cútis, o que facilita a sua absorção.

E, como se não bastasse ser natural e ter um custo bem mais em conta, ele ainda é rico em vitaminas, sais minerais e tem ação anti-inflamatória e antifúngica!

Você pode aplicá-lo diariamente após o banho para hidratar sua pele, deixá-la mais macia e promover o seu relaxamento e bem-estar.

2. Também é útil como hidratante facial

Outro uso que você também pode fazer do óleo de coco é de hidratante facial. Afinal, devido aos seus diversos benefícios — e por não ter aditivos ou produtos químicos — ele é excelente para ser aplicado no rosto.

Além da maciez e da hidratação da pele, seu uso contínuo garante um controle da oleosidade, e a prevenção da acne, e suas propriedades antioxidantes ajudam no retardamento do envelhecimento facial.

3. Serve para tratamento capilar

Mais um benefício do óleo de coco é a sua versatilidade quando usado para o tratamento capilar. Rico em vitaminas K e E, além de ferro, o óleo de coco possui alto poder nutritivo, podendo ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, sem contraindicação.

Isso porque ele atua no couro cabeludo o estimulando a crescer mais forte e menos quebradiço, já que penetra no eixo do cabelo, e não apenas a superfície como muitos produtos destinados a essa função.

Para as pessoas que sofrem com cabelo seco, o óleo de coco também pode ser uma excelente alternativa para as constantes hidratações.

E o mesmo vale para quem enfrenta problemas com o frizz e deseja melhorar a aparência das pontas duplas, pois o óleo deixa o cabelo mais sedoso, maleável e macio, e ainda aumenta o brilho.

Outra vantagem desse produto está ligada às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas — de que falamos há pouco —, pois ajudam a combater o aparecimento de caspas e piolhos.

4. Auxilia na depilação

O óleo de coco ainda ajuda com a depilação. Para o uso da cera morna, o óleo de coco também pode servir para remover os resíduos e, posteriormente, pode ser aplicado na região para hidratá-la e/ou desinflamá-la.

5. Previne e melhora marcas na pele

Graças às suas propriedades clareadoras e antioxidantes, o óleo de coco pode ser usado para amenizar cicatrizes, manchas na pele e estrias.

Quando massageado na área afetada, combate os radicais livres e nutre a pele danificada, uniformizando o tom da cútis por meio do processo de renovação celular e potencializando, também, sua elasticidade.

6. É indicado para depois da exposição solar

Se você gosta de ir à praia para tomar sol e se bronzear, este é mais um dos benefícios do óleo de coco que poderá aproveitar!

Além de evitar o ressecamento, que resulta no descascamento da pele, a aplicação do óleo no período posterior à exposição ao sol pode prolongar o bronzeado, dando um efeito duradouro e uniforme à cor.

Agora, se o resultado for o contrário do esperado e você tiver alguma queimadura provocada pelos raios solares, o óleo de coco pode ser usado como loção calmante, para o tratamento e alívio da dor e ardência.

7. Pode ser usado para massagem corporal

Depois de um dia movimentado daqueles, nada melhor do que uma boa massagem, não é mesmo? Então, que tal aproveitar a oportunidade para experimentar mais um dos benefícios do óleo de coco?

Basta substituir o seu óleo massageador por ele, e aproveitar a ação dos seus componentes nas regiões com tensões, nódulos musculares e contraturas.

Para isso, você pode usar tanto movimentos circulares como de baixo para cima, fazendo sempre pressão com os polegares na área desejada. Você verá que as sensações de alívio e relaxamento são imediatas!

8. Ele pode substituir o desodorante

Como as axilas são áreas sensíveis, há muita gente que sofre com reações alérgicas, irritações e dermatites provocadas pelos componentes químicos encontrados em antitranspirantes e desodorantes.

Mas a solução para isso pode estar na substituição desses produtos pelo óleo de coco, que não só ajuda a acalmar a pele como pode matar as bactérias que se aproveitam de áreas úmidas e quentes do nosso corpo para florescer. Evitando, assim, o odor desagradável da região.

9. Você pode aplicá-lo como higienizador facial

Independentemente de usarmos maquiagem, ou não, sabemos que o nosso rosto fica exposto a diversas impurezas constantemente. E ele ainda produz sebo durante todo o dia — especialmente nos casos de pele oleosa, em que a produção é aumentada.

Isso prejudica os poros e também afeta a saúde da pele. Então, para garantir uma limpeza profunda, você pode aplicar óleo de coco sobre a face ainda seca, com ou sem algodão, e massageá-la durante alguns minutos.

Depois, se preferir, pode deixá-lo agindo sobre o rosto durante 10-20 minutos, ou então retirá-lo com uma toalha e água morna, com bastante delicadeza.

O procedimento pode ser repetido todos os dias para dissolver a maquiagem, higienizar e revigorar a cútis. Logo após, você pode usar seus produtos rotineiros sem problemas.

10. Ele serve para esfoliar a pele

Com a rotina cada vez mais puxada, é comum não termos tempo para realizar procedimentos de esfoliação, que exige um preparo anterior e posterior devido às irritações e à exposição solar. Diante disso, o óleo de coco também pode ser utilizado como esfoliante.

Além dos seus ácidos graxos, que atuam como renovadores celulares, sua ação pode ser potencializada quando misturado ao açúcar, fubá, aveia, ou mesmo grânulos de café — embora este último não seja muito indicado para a face.

Enfim, como vimos, os benefícios do óleo de coco são surpreendentes! E vão muito além da sensação refrescante na pele, trazendo inúmeros pontos positivos para quem é vaidoso e não abre mão de se cuidar. Por isso, aproveite!

E agora, se você gostou de saber mais sobre o assunto, deixe-nos o seu comentário e conte para a gente: você desconhecia algum desses benefícios?