05

abr

2018
mulher executiva sorrindo

Como ser uma empreendedora de sucesso

Seu sonho sempre foi se tornar uma empreendedora de sucesso? De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, houve um aumento de 37% de mulheres empreendedoras. Isso mostra que cada vez mais a presença feminina tem marcada o mundo dos negócios.

Você já sabe que determinação e está entre os critérios para se tornar uma empreendedora de sucesso, certo? Vamos mostrar a seguir um passo a passo prático para você conquistar seu sonho. E se você já é uma empreendedora, veja como aumentar ainda mais a sua performance.

Seja organizada

Toda empreendedora bem sucedida mantém sua agenda, as documentações, finanças e todas as demais esferas de trabalho organizadas. Sem organização, seja qual for o porte do seu empreendimento, fica impossível conquistar uma boa gestão do tempo e uma alta produtividade.

Além disso, sabemos que a mulher empresária normalmente acumula múltiplas funções, dispor tempo para tarefas da casa, cuidados consigo mesma, para os filhos, seu relacionamento amoroso, sua família e amigos. Para dar conta de tudo, a organização faz-se fundamental.

Algumas dicas para você se organizar:

  • Tenha uma contadora para cuidar das suas finanças, Imposto de Renda ou mesmo administração do seu MEI;
  • Conte com uma agenda online para lembrar-se dos compromissos. O Google Calendar é gratuito e fácil de usar. Você pode conferir seus compromissos prontamente do celular (Iphone ou Android);
  • Para organizar as atividades e o tempo da sua equipe, o Asana pode ser extremamente útil. Sua interface moderna e o sistema focado em tarefas fazem como que o aplicativo seja prático e fácil de usar;
  • Para fazer anotações rápidas diárias e criar lembretes, o One Note oferece uma avançada usabilidade;
  • O Google Drive é um dos melhores aplicativos de armazenamento. Você pode acessar seus documentos de maneira remota e ainda compartilhar com outras pessoas.

mulher escrevendo e mexendo em um laptop

Tenha um plano de negócios

Planejar é um dos pilares mais importantes de qualquer negócio. Com ele, você consegue perceber as falhas da sua empresa e os pontos de melhoria, os diferenciais a serem explorados, e como pode otimizar custos e tempo. Consequentemente, as chances de aumentar seu faturamento são maiores.

Neste post ensinamos para você como realizar um planejamento estratégico – seja qual for seu modelo de negócio, você conseguirá tirar bastante proveito.

mulher analisando papeis e laptop

Escute seus funcionários e seus clientes

Em meio à correria do seu dia a dia, você já parou para pensar quantas conversas teve com seus clientes e seus funcionários? Tanto o seu público interno quanto seu público externo precisam estar satisfeitos com a empresa.

A satisfação dos seus funcionários trará mais motivação e engajamento, possibilitando que eles mesmos se tornem promotores da sua marca. Além disso, tratarão ainda melhor seus clientes. Portanto, realize reuniões de feedback periodicamente com sua equipe, e esteja por dentro sobre o que estão sentindo em relação ao trabalho.

Seus clientes são o seu maior marketing. De nada adianta um planejamento de comunicação se você não tiver clientes satisfeitos. Dessa maneira, estabeleça uma maneira de mensurar a satisfação do cliente, como uma pesquisa: um formulário na sua loja, uma pesquisa pelo e-mail e, até mesmo, em conversas diárias.

Com essas dicas, você vai longe! Se você deseja crescer ainda mais profissionalmente e obter um retorno sobre seus investimentos, aprenda como neste artigo Quero investir: por onde começar?

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