Abrir franquia: você tem perfil para esse investimento?

Se o seu sonho é abrir uma franquia, com certeza você já deve ter visto o filme The Founder, do diretor John Lee Hancock, disponível na Netflix. Se ainda não viu, assista!  O longa conta a história de Ray Kroc, o famoso empreendedor que transformou uma pequena hamburgueria inovadora na maior rede de fast food do mundo: o McDonald’s. Mas não foi o case de sucesso da marca que motivou a criação do filme.

The Founder mostra o perfil visionário, persistente, otimista e muitíssimo ambicioso desse homem que se tornou um dos mais ricos do mundo, tardiamente. Até os 52 anos ele era apenas um vendedor ambulante de mixers (aparelhos para fazer milk-shakes).

Você pode assistir ao filme e até não se identificar muito com o perfil de Ray Kroc. Mas se a ambição dele de certa forma constrange, quais seriam então os verdadeiros atributos de um empreendedor de franquias?

Nós vamos te ajudar, apontando as cinco características mais importantes de quem quer abrir uma franquia e ter sucesso! Afinal de contas, você precisa ter certeza se está apto a fazer com que o seu investimento dê frutos, não é?

#1 Facilidade para se relacionar

Esta é, sem dúvida, uma característica essencial em qualquer pessoa que deseja empreender. Como um franqueado, você terá que lidar com pessoas o tempo todo, desde seus colaboradores, fornecedores até os clientes.

Tenha em mente que será preciso motivar, inspirar e gerir crises entre as pessoas que trabalham para o seu negócio dar certo. Por isso, a comunicação será algo corriqueiro e necessário para que a sua franquia dê resultados.

#2 Foco comercial

A franquia escolhida por você pode demandar um esforcinho a mais na linha de frente ou nos bastidores. No entanto, seja em uma situação ou outra, saiba que as empresas franqueadoras desejam cada vez mais essa característica dos franqueados.

Se você se esforça mais para vender o produto, todos ganham! Por isso, se você gosta de organização financeira, como controlar custos e receitas, saiba que você está no caminho certo.

#3 Disciplina

Abrir uma franquia não significa a quebra da rotina de trabalho. Se você pensou isso, esqueça! Para manter a qualidade dos produtos ou serviços da franqueadora, será preciso seguir fielmente as orientações técnicas e comerciais da marca.

As empresas franqueadoras se preocupam muito com o produto/serviço adquirido pelo cliente. Afinal de contas, é o nome da empresa que você está levando para mais pessoas!

O sucesso da franquia que você vai adquirir dependerá muito da sua disciplina e dedicação para dar certo. Isso nos leva para o próximo item!

#4 Dedicação na gestão da franquia

Você trabalha oito horas por dia e quer abrir uma franquia para ter um pouco mais de descanso e maiores ganhos financeiros? Não é bem assim. Os ganhos financeiros estão diretamente ligados ao tempo dedicado ao seu novo empreendimento.

Isso significa que você deve se empenhar. Suas horas laborais podem aumentar, inclusive, dependendo do processo de produção da franquia.

#5 Recursos financeiros para abrir a franquia

Se você se encaixa no perfil de um franqueado, é interessante levar em consideração este último item. Ao investir em uma franquia, é interessante buscar o máximo de recursos próprios.

Caso não seja possível, você pode optar pelas linhas de crédito de instituições financeiras. Algumas fornecem condições especiais para o investimento em franchising.

Está animado com este novo desafio e se identifica com o segmento de beleza e estética? Que tal falar com um de nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas e conhecer as franquias da Depyl Action?