O que é Novembro Azul e por que o bigode é símbolo

Já parou para pensar no que há de mais valioso na sua vida? Seja qual for sua resposta, com toda certeza a sua saúde está em primeiro lugar. “Tendo saúde, o resto a gente conquista”, e é mesmo!

E o que o Novembro Azul tem a ver com saúde? Tudo! Essa é uma campanha mundial de prevenção do câncer de próstata, conhecida como Movember (Moustache + November em inglês, ou seja, “bigode” e “Novembro”). Você sabe por que o símbolo é um bigode e por que acontece neste mês?

Em 1999, um grupo de amigos reunidos em um pub na Austrália teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação a instituições de caridade.

O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha foi um sucesso e, em 2004, foi criada o Movember Foundation Charity. A partir disso, as ações foram difundidas por todo o mundo.

Por que a campanha é importante

De acordo com dados do governo federal, “cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo”. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença foi responsável por quase 14 mil mortes no país.

A doença atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens. Mas você acredita que, mesmo assim, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que mais da metade dos homens brasileiros nunca foi ao urologista? A Depyl Action se preocupa com você há 21 anos, e acredita que a luta pela vida é marcada pela prevenção.

Por isso essa campanha é tão importante. Infelizmente, ainda existem tabus e preconceitos que cercam o tema, e muitos homens deixam de se cuidar por conta disso. Uma simples atitude, que é a ida ao médico, pode mudar para sempre a vida do homem.

Câncer de próstata: como prevenir

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês).

Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Como é um tipo de doença que demora a se manifestar, é importante que o cuidado seja preventivo e constante.

Não permita que desculpas como “falta de tempo” comprometam a sua saúde. Vá ao médico e realize todos os exames necessários. Espalhe essa informação para seus familiares e amigos!

Novembro Azul: se cuidar é estar despido de preconceitos! 😉