Como proceder com os pelos no rosto? Veja os tratamentos!

A presença de pelos no rosto e no corpo como um todo, é natural em todas as pessoas. Muitos homens tendem a apresentar pelos em evidência em regiões como no rosto, barriga, costas, braços e peito. 

Em contrapartida, as mulheres, em sua maioria, possuem pelos muito mais finos do que os homens e quase não é possível percebê-los nas mesmas regiões. Em alguns casos, um excesso de pelos mais grossos e consequentemente aparentes pelo corpo das mulheres pode ocorrer. Esse processo é conhecido como hirsutismo. 

O hirsutismo acontece devido a alterações hormonais ou por predisposição genética, mas ele não apresenta nenhum risco à saúde. Este excesso pode ser extremamente desconfortável e constrangedor para algumas mulheres e afetar sua autoestima. 

O excesso de pelos evidentes, especialmente na face, faz com que qualquer mulher perca o sono. A boa notícia é que existem tratamentos para solucionar esse problema, que só causa dor de cabeça. Para investir no recurso certo e entender qual é a melhor escolha para você, confira nosso post com dicas de tratamento para você se ver livre dos pelos no rosto! 

Comece procurando o aconselhamento médico

Se as mulheres da sua família apresentam casos de hirsutismo assim como você, então é bem provável que seu problema seja uma herança genética. 

Caso você tenha notado essas mudanças de uma hora para outra, o primeiro passo antes de escolher um tratamento para eliminar os pelos no rosto é ter um diagnóstico preciso sobre o seu caso. Portanto, procure seu médico e faça os exames necessários. 

É preciso saber antes de tudo qual a alteração hormonal que está provocando o hirsutismo e se você precisará realizar algum tratamento com medicamentos. Uma das causas comuns desse desequilíbrio inclui a síndrome de ovários policísticos. Por isso, é essencial ficar ligada e cuidar da saúde em primeiro lugar.

Saiba o que não se deve fazer quando se tem pelos no rosto

Por mais irritante que possa ser a situação, resista à tentação de arrancar os pelos de qualquer jeito ou usar lâminas. Respire fundo e invista em um tratamento que te trará bons resultados e mais durabilidade, para que você se sinta mais feliz. 

Usar lâminas de barbear na face não é uma boa opção para mulheres com hirsutismo. Este método não confere durabilidade e pode agredir a pele feminina, já que ela é muito sensível. Além disso, o visual pode ficar muito estranho quando os pelos começarem a crescer, pois eles tendem a crescer mais espessos e espetados. 

A pinça também não te ajudará nesse caso. Ela pode até ser útil para emergências, porém ela é indicada para áreas com poucos pelos, onde a remoção é pontual. Investir nesse método pode ser cansativo e no fim das contas você pode não ter um resultado uniforme e bonito. 

Escolha o melhor tratamento para você 

Felizmente, o mercado oferece bons tratamentos que promovem um resultado eficaz e duradouro. Porém, diante de tantas opções, como saber qual é a melhor? Veja abaixo os tratamentos mais indicados para casos de hirsutismo e o que eles têm para oferecer. 

Depilação com cera 

É uma opção para as mulheres com hirsutismo, mas é preciso que a manutenção seja feita com frequência. Este tratamento é eficaz porque a cera morna ajuda a dilatar os poros, o que permite que os pelos sejam extraídos pela raiz com maior facilidade. É um método relativamente prático e o valor é bastante atrativo. 

Se for optar por este tratamento, é importante procurar por um local seguro e com profissionais especializados, que façam todo o procedimento com cuidado. É uma boa solução quando você não pode investir em um procedimento mais duradouro ou precisa fazer uma manutenção dos pelos com certa urgência. 

Fotodepilação 

A fotodepilação é um método moderno e seu grande benefício em comparação a cera é a durabilidade. 

O procedimento é uma tecnologia que utiliza uma luz difusa pulsada de baixa intensidade, que tem o objetivo de enfraquecer e debilitar as células na raiz dos pelos, contribuindo para a eliminação deles. Pelo fato da luz ter menor intensidade, o tratamento é menos agressivo para a pele. 

Outra vantagem do procedimento é o custo-benefício. As sessões são bem mais acessíveis e rápidas em comparação à depilação a laser. Além disso, este tratamento é ideal para a pele do rosto feminino, uma vez que o processo também estimula a produção de colágeno, o que resulta em uma pele mais macia e firme. 

Depilação a laser 

Como a fotodepilação, a depilação a laser é um tratamento que confere durabilidade. Em contrapartida, o laser é mais intenso e potente e, por conta disso, o procedimento é um pouco mais dolorido. 

O laser destrói a capacidade do folículo em produzir um novo fio. Portanto, o objetivo do tratamento é, além de eliminar os fios, fazer com que eles cresçam lentamente. Por conta da intensidade, lembre-se de procurar profissionais de confiança para evitar problemas e queimaduras, por exemplo. 

As sessões de depilação a laser são mais longas e o preço geralmente é mais salgado, podendo custar o dobro em comparação a fotodepilação. 

Cremes depilatórios 

Os cremes depilatórios são produtos químicos fortes que quebram a estrutura do fio, fazendo com que ele caia. Sendo assim, este produto não é capaz de arrancar os pelos pela raiz, o que faz com que os retoques sejam necessários com maior frequência. 

Para um melhor resultado, procure um creme específico para a face e tome cuidado extra, caso sua pele seja sensível. Para evitar irritações e queimaduras, faça testes no braço antes de aplicar o produto no rosto. 

Outro ponto importante é seguir exatamente as instruções do fabricante. Para não causar problemas, nem pense em deixar o produto por um tempo além do indicado na embalagem. 

O hirsutismo é um problema que pode causar aborrecimentos, mas o que não faltam são opções de tratamento. Com cuidado e analisando suas preferências e prioridades, você encontrará um método que seja perfeito para você. Logo, poderá dizer adeus aos pelos no rosto! 

Gostou do nosso post? Então compartilhe nos comentários como você faz para tratar e eliminar os pelos no rosto!