Estética e Imagem Pessoal: mais do que vaidade, uma questão de saúde!

Entenda o conceito de Imagem Pessoal

A Imagem Pessoal é, basicamente, a impressão visual que você deixa para as pessoas que te conhecem — ou que vão te conhecer. É claro que esse conceito não deve carregar consigo classificações como o que é considerado feio ou bonito, mas sim ser percebido como a maneira como divulgamos a nossa própria identidade. Pessoas vaidosas, portanto, estão mais preocupadas em transmitir sua verdadeira imagem para si próprias e para o mundo, do que simplesmente alcançar padrões de beleza e estética definidos pela sociedade.

A Imagem Pessoal também é responsável, inclusive, pela maneira como você se comporta nas suas relações pessoais e profissionais. É fácil perceber que pessoas bem sucedidas, por exemplo, tem um determinado cuidado com a imagem que transmitem para as pessoas ao seu redor, mesmo que não pareça que elas percam muito tempo cuidando de seu próprio visual. Um cabelo arrumado, uma barba bem aparada, uma pele jovem e bem tratada, unhas bem cuidadas e muitos outros pequenos detalhes visuais ajudam a deixar sua imagem ainda melhor.

Por esse motivo, dedicar um tempo de sua rotina para colocar o seu lado vaidoso em funcionamento pode ser uma excelente estratégia para mudar completamente a maneira como você mesmo se vê no espelho — e acredite: a sua saúde corporal e mental vai te agradecer muito por isso.

Culto ao corpo e cuidados com a saúde

Ao falar em Imagem Pessoal, é preciso ter muito cuidado para não deixar esse conceito se aproximar de outro que, diferente do que desejamos aqui neste e-book, é extremamente prejudicial para a sua saúde: o culto ao corpo. Muitas pessoas confundem o cuidado com a Imagem Pessoal com o excesso de realização de procedimentos estéticos, ajustes na alimentação e prática de atividades físicas, em busca de uma forma física e um visual considerado “ideal” para a sociedade. O culto ao corpo é uma prática que, frequentemente, está associada a várias condições psicológicas graves, como a anorexia, bulimia e vigorexia, que afetam significativamente a saúde de quem valoriza esses excessos.

Boa parte da culpa do excesso de pessoas que se tornam vítimas do culto ao corpo é da moda e da mídia, que supervalorizam e estabelecem padrões visuais como as únicas alternativas encontradas para a beleza masculina ou feminina. Frustrados por não se parecerem com as modelos, atrizes e outras estrelas que dominam esse mercado, muitas pessoas se tornam completamente dependentes dos procedimentos estéticos, das dietas restritivas e das atividades físicas intensas para encontrar o que acreditam ser sua imagem pessoal. Em vez disso, acabam por enfrentar longos e desnecessários problemas de saúde, que poderiam ser evitados com a melhor compreensão do que significa realmente cuidar de sua imagem.

Culto ao corpo e os procedimentos estéticos

O culto ao corpo sempre foi uma prática diretamente associada aos procedimentos estéticos — feita de maneira completamente inadequada pela grande maioria das pessoas. É natural compreender que pessoas que precisam atingir alguma meta visual ou corporal tenham que se submeter mais frequentemente aos procedimentos estéticos disponíveis em clínicas e hospitais voltados para essa finalidade, entretanto, é errado generalizar e dizer que essas técnicas são utilizadas somente para agravar o quadro psicológico desses pacientes.

Os procedimentos estéticos devem ser vistos, antes de tudo, como uma alternativa encontrada pela medicina para ajudar muitas pessoas a se relacionarem melhor com seu próprio corpo, encontrando a satisfação e o bem-estar ao se olhar no espelho, e a confiança ao ir para o trabalho ou encontrar com os amigos. Querer ter uma boa aparência não é uma atitude que deve ser vista como fútil ou desnecessária, mas sim como essencial para garantir uma saúde física e mental de qualidade para as pessoas que sabem utilizar esses facilitadores de maneira equilibrada.

Percepção da beleza: como construir a sua imagem pessoal

A beleza jamais deve ser um termo utilizado para classificar um esteriótipo ou algo que possa ser considerado senso comum. Exatamente por sermos fisicamente diferentes, termos desejos e sonhos diferentes é que os nossos conceitos do que é belo e do que não é também são extremamente diferentes. Cada pessoa tem uma percepção única do que considera bonito — tanto para ela quanto para os outros — e é exatamente esse conceito que nos torna tão únicos.

As pessoas que se sentem bonitas são mais seguras de si e do que julgam ser perfeito para sua identidade. Isso não significa, entretanto, que elas não sintam a necessidade de cuidar de seu visual e de seu corpo.

Nesse post vamos falar um pouco sobre todos os aspectos que têm relação com a construção da imagem pessoal:

Apresentação do visual

Os primeiros passos para quem quer construir uma imagem pessoal única, elegante e confortável, estão relacionados com a apresentação que você cria para o seu visual. Cuidar não somente da sua higiene, como também da saúde dos cabelos, dos dentes e, inclusive, das roupas que você escolhe para vestir diariamente, é uma estratégia importante para garantir uma imagem pessoal satisfatória.

Atenção com a postura

Você sabia que a nossa linguagem corporal também tem muita relação com a imagem que transmitimos para nós mesmos e para quem convive conosco? A nossa maneira de caminhar, sentar e até mesmo de se comunicar com expressões corporais constroem uma parte importante da nossa imagem visual. Por isso, transmitir um cuidado com essa postura é também essencial para construir uma imagem atrativa para o seu espelho.

Saiba se comunicar

A capacidade de se comunicar é uma das características que diferencia o homem de outras espécies animais. Saber utilizar esse raciocínio e essa habilidade de comunicação é também um passo importante para construir uma imagem pessoal única. Por isso, dedicar-se a falar melhor, escrever melhor e, especialmente, escutar melhor as pessoas que estão dialogando com você, é uma prática interessante.

Cuide do seu corpo

O primeiro cuidado que qualquer pessoa deve ter para melhorar a imagem pessoal é com a alimentação. Aquilo que comemos está intimamente relacionado ao funcionamento de todo o corpo e, especialmente, à maneira como ele se apresenta. Quando comemos bem não temos apenas um metabolismo mais saudável, também garantimos um corpo mais esbelto, uma pele mais jovem e sedosa, cabelos brilhantes e macios e, é claro, mais disposição para o dia a dia.

O segundo cuidado é a prática de atividades físicas regulares. O sedentarismo é visto por nosso organismo como uma prática atípica e pouquíssimo saudável, então, para valorizar a sua estética pessoal, não se esqueça de adicionar à sua rotina alguns minutos de atividade física diária.

O terceiro cuidado que você deve ter está relacionado à ajuda que a medicina estética — e outros procedimentos relacionados a esse mercado — podem te oferecer. Vamos falar mais sobre alguns deles no próximo capítulo!

Principais cuidados estéticos para a saúde do corpo

Como já afirmamos, os cuidados estéticos não devem ser vistos como alternativas fúteis para quem quer melhorar a sua imagem pessoal e a relação com o próprio corpo. Elas são alternativas, muitas vezes necessárias, para desenvolver o visual que você sempre desejou, de maneira saudável.

Separamos abaixo alguns dos cuidados estéticos básicos que podem ajudar qualquer pessoa a se sentir melhor com sua própria imagem, sem se deixar seduzir pelos excessos:

Massagem modeladora

E se uma massagem pudesse ter uma funcionalidade que vai muito além da sensação de prazer, te ajudando a alcançar uma forma física que julga adequada para o seu corpo? Esse é o objetivo da massagem modeladora, um método mais completo e avançado do que a drenagem linfática.

Essa massagem ajuda a distribuir melhor a linfa e as placas de gordura pelo corpo, com a ajuda de movimentos rápidos e firmes. As consequências observadas no organismo são a redução da celulite e da flacidez da pele, graças à vasodilatação e oxigenação do tecido corporal.

Depilação

A depilação é um procedimento estético que realmente veio para ficar e que tem conquistado cada vez mais pessoas de diferentes perfis, em qualquer lugar do mundo — mulheres e homens.

A aplicação correta das técnicas de depilação duradoura (como a fotodepilação) ajuda a minimizar os desconfortos e gastos regulares relacionados aos métodos com lâmina, por exemplo.

Limpeza de pele

Sabe aquelas manchas no rosto causadas por cravos, espinhas e outras impurezas? Elas podem ser facilmente tratadas com a ajuda da limpeza de pele, um dos procedimentos estéticos mais procurados por brasileiros para melhorar a imagem pessoal. A limpeza de pele ajuda a abrir os poros para remover todas as impurezas e células mortas, devolvendo a ela um aspecto macio, saudável e sedoso.

O procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de pele — seca, oleosa ou mista — e em outras partes do corpo, como nas costas ou no colo.

Radiofrequência

Outra técnica que está sendo muito procurada, especialmente pelas mulheres, para tratar marcas na pele, como a celulite, é a radiofrequência. Ela é realizada com a aplicação de uma radiação eletromagnética de alta frequência que ajuda a estimular a produção de colágeno, melhorando o aspecto do tecido.

É um procedimento seguro e com resultados satisfatórios, que ajuda também a minimizar a flacidez.

Peeling de diamante

Sucesso nas clínicas estéticas de todo o país, o peeling de diamante promove algo similar a uma pequena esfoliação da pele da região tratada, ajudando a remover tecidos mortos e estimular também a produção de colágeno, deixando o aspecto jovem, brilhante e sedoso das novas células que foram construídas.

O peeling é muito utilizado para retirar manchas do rosto, marcas de acne e flacidez.

Conclusão

Ao aprender a cuidar um pouco mais de nós mesmos, nos tornamos cada vez mais preparados para assumir nossa própria personalidade e identidade, vivendo uma vida mais completa e feliz.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender que a atenção à imagem pessoal é algo que vai muito além da vaidade, mas também tem íntima relação com a nossa saúde emocional e — por que não — corporal.