Benefícios do banho frio

Seu banho diz muito sobre sua pele

A gente toma banho todos os dias, e muitas pessoas entram no chuveiro mais de uma vez para se refrescarem e relaxarem. Esse hábito diário de higiene traz muitos benefícios para a saúde, mas pode prejudicar a sua pele – o que a gente às vezes esquece e coloca a temperatura da água lá nas alturas. Você já parou pra pensar em tudo de bom que um banho morno ou frio pode proporcionar principalmente para sua pele?

Corpo

De acordo com cientistas e resultados de pesquisas, a água fria é a mais benéfica não só para pele, mas para outras funções do organismo por estimular o sistema imune. Quando você entra em um banho frio, seu sistema imunológico é estimulado e fica mais forte, e o seu corpo vai conseguir responder melhor contra as doenças, vírus e infecções. Ah, a água mais fria ou morninha é também uma terapia para quem tem problemas de circulação sanguínea.

Banho frio também evita as varizes e as reduz de forma visível, além de descongestionar os órgãos internos por auxiliar as toxinas e impurezas a serem liberadas através dos poros.

Estresse

A correria do dia a dia pode estressar a gente, e é uma boa pedida chegar em casa e entrar no banho frio, o que vai aliviar essa sensação de irritação e de ansiedade, e funciona quase como um treinamento contra as situações estressantes. Por estimular nosso organismo, a água fria ativa os sistemas e coloca o corpo em estado de alerta, livrando o corpo daquela sensação de cansaço. Além do estresse, a depressão pode ser prevenida com banhos frios sendo que uma parte do cérebro é estimulada e se encarrega de ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes. A revista Medical Hypotheses revelou, de acordo com uma pesquisa, que as pessoas que tomam banho frio por 3 minutos, durante duas semanas, se sentem mais felizes.

Pele

Quando o assunto é a pele, não só a água fria do banho, mas a ingestão do líquido nessa temperatura também traz muitos benefícios para sua aparência saudável, firmeza e elasticidade, impedindo que ela se torne flácida, ressecada ou ganhe rugas precocemente, suavizando também a vermelhidão e amenizando o inchaço abaixo dos olhos. Se não for possível tomar banho frio todos os dias, é bom que você consiga pelo menos lavar o rosto nessa temperatura para beneficiar a pele de maneira contínua. A água gelada pode ajudar a melhorar a pele, impedindo que ela perca muito do seu óleo natural, e o seu cabelo também vai agradecer por esse novo hábito saudável que evita o ressecamento, a caspa e a queda, auxiliando também na hidratação.

Banho frio e depilação

Após a depilação, um banho frio ou morno tem o poder de acalmar a pele e é essencial para garantir o efeito do processo, de preferência usando o sabonete antisséptico e um creme calmante pós-depilatório, fechando assim os poros e retardando o crescimento de novos pelos. Um banho relaxante ajuda a retirar qualquer resíduo que tenha ficado da depilação e contribui para hidratar a pele novamente, evitando irritações e ardências.

Para ficar por dentro das melhores dicas sobre beleza, saúde e depilação, continue acompanhando o nosso blog. E em todo Brasil, onde estiver, tem uma Depyl Action que faz bem pra você 😀