Tipos de pele

Qual é a sua pele do rosto?

Para a beleza e saúde da sua pele, todo cuidado é pouco. E nada melhor do que saber exatamente qual o seu tipo de pele para escolher os tratamentos ideais, desde o sabonete mais apropriado até chegar aos tratamentos estéticos, como a depilação facial e corporal. Cada tipo de pele, por apresentar características diferentes, merece atenção especial para que os efeitos sejam os melhores possíveis.

Vamos então falar um pouco sobre cada tipo? Vem com a Depyl Action descobrir qual é a sua pele!

Cada pele, uma beleza

A pele é formada por três camadas, cada uma com uma função diferente: a epiderme é a camada mais externa que forma uma barreira protetora do corpo contra os danos externos; a derme é a intermediária, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal que dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele; e a hipoderme, a última camada da pele que une a derme e a epiderme, mantém a temperatura do corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

Conheça os tipos mais comuns de pele, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, e alguns cuidados essenciais para que a sua pele seja saudável, independente do tipo que se encaixa:

Mulher com tipo de pele normal

Pele normal

É a que tem a textura saudável e aveludada, com a elasticidade ideal e com a produção de gordura adequada, o que favorece que esse tipo de pele tenha poros pequenos e pouco visíveis, com menor aparecimento de espinhas e manchas.

Cuidados:

Para a limpeza, é indicado usar sabonete neutro e finalizar com tonificante suave e sem álcool; na hora de escolher a maquiagem, opte por bases translúcidas e hidratantes, pelo blush em pó ou nos estilos mousse e cremoso. E o protetor solar, cuidado básico para qualquer pele, no caso da normal, escolha o que é em creme ou emulsão, utilizando um hidratante alguns minutinhos antes de aplicar a proteção.

Pele seca

É a que perde água em excesso, e por isso tem poros pouco visíveis, pouca luminosidade, e está mais propensa à descamação e vermelhidão e ao aparecimento de rugas. A pele pode ser seca devido a fatores genéticos e hormonais, ou ainda por causa de mudanças de temperatura,clima, e também de banhos muito quentes.

Cuidados:

Na hora de limpar a pele seca, prefira a leites ou loções de limpeza para que não agrida; para os produtinhos de make-up o ideal é escolher uma base líquida, cremosa ou com consistência de mousse, e o blush pode ser líquido com efeito transparente ou cremoso com acabamento acetinado. E como na pele normal, a seca também merece protetor solar em emulsão ou creme, usado junto com o hidratante.

Mulher com tipo de pele seca

Pele oleosa

É a pele com aspecto mais brilhante, úmido e espesso porque produz mais sebo do que o normal, o que pode ser causado por herança genética, alterações hormonais, excesso de exposição aos raios solares, estresse ou uma dieta rica em alimentos gordurosos. É o tipo mais propício a espinhas, acne e cravos por ter poros dilatados.

Cuidados:

Para cuidar bem da pele oleosa, limpando-a da maneira correta, é preciso apenas água e sabonete, alternando o normal com um antissépticoem alguns dias da semana para não remover os componentes da pele. É indispensável que a maquiagem seja oil free, e pode-se usar bases em pó ou bastão e um blush com a cor que preferir para disfarçar a oleosidade. O protetor deve ter a consistência em gel ou à base de água porque não acumula nos poros.

Pele mista

É considerado o tipo mais frequente de pele da população brasileira, com aspecto oleoso e poros dilatados na testa, nariz e queixo (a chamada “zona T”), tendo as bochechas e as extremidades do rosto com aspecto seco. Sua espessura é fina com tendência à descamação e rugas precoces.

Cuidados:

A pele mista requer, para limpeza, as loções desengordurantes aplicadas junto com adstringentes aplicados apenas na “zona T”; a maquiagem é a mesma indicada para as peles normais, com bases translúcidas, hidratantes e blush em pó, mousse ou cremoso. Para proteger, a recomendação é usar diariamente produtos à base de gel ou de água, assim como o ideal para as peles oleosas.

Todos os tipos de peles, muitos cuidados

Seja qual for seu tipo de pele, hidratá-la é essencial para manter seu viço e beleza, além de auxiliar na integridade da camada de proteção cutânea, evitando descamação, ressecamento, envelhecimento precoce e irritações. Além de usar hidratantes todos os dias, adequados ao seu estilo de pele, é muito importante que a hidratação aconteça por dentro e por fora.

Mulher com tipo de pele oleosa

Para manter a pele hidratada, beba diariamente bastante água, evite exposição excessiva ao sol, mantenha uma dieta rica em frutas e verduras e evite realizar esfoliações excessivas na pele.

No momento de escolher o melhor método de depilação, seu tipo de pele faz toda a diferença. A depilação com cera morna, por exemplo, é perfeita para áreas como rosto, buço, axilas e virilhas de todos os tipos de pele. A depilação com linha é um método rápido e eficiente, utilizado principalmente na face e nas sobrancelhas, e o mais indicado pelos dermatologistas para o rosto. A fotodepilação é ideal para peles propensas à foliculite por ser um método que combate esse problema, além de ajudar a clarear manchas e aumentar a produção de colágeno.

O seu tipo de pele merece o cuidado dos serviços que a Depyl Action oferece, e para descobrir uma loja perto de você, onde estiver, dá uma olhada em nosso mapa de franquias espalhadas pelo Brasil.