O que causa o ressecamento da pele?

Muita gente deseja ter uma pele bonita e renovada — principalmente as mulheres, que se preocupam mais ativamente com a boa aparência. Se esse é o seu caso, você deve saber que a pele é muito sensível a diversos fatores e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados apara mantê-la sempre bonita e saudável.

Em função disso, listamos algumas causas do ressecamento da pele, bem como algumas dicas para combater esse problema. Confira!

Produtos de limpeza

O contato frequente com produtos de limpeza como detergentes, desinfetantes e água sanitária, por exemplo, deixa a pele mais sensível e pode provocar a descamação. Esses produtos podem conter substâncias alergênicas e, por isso, causar dermatites.

Dessa forma, é aconselhável que você utilize luvas para evitar o contato com esses produtos. E quando for comprá-los, procure escolher produtos neutros, que reduzem o risco de alergias e os danos à pele.

Sabonetes e shampoos

Os shampoos e os sabonetes, quando usados mais de uma vez por dia, causam a remoção da camada de gordura (sebo) protetora da pele. Essa pode ser uma das causas do ressecamento da pele — que é fácil de ser resolvida.

Sendo assim, procure lavar os cabelos uma vez ao dia. Quando houver a necessidade de outro banho, evite molhar a cabeça e somente utilize sabonete se for inevitável. Prefira os produtos de pH neutro para evitar irritações na pele.

Esfoliantes

A esfoliação é um processo que elimina as células mortas, renova a pele e a deixa com um aspecto lisinho — o que ótimo para quem ama cuidar da aparência. Mas esse procedimento deve ser feito com cautela e sem exagero, do contrário, sua pele pode ficar extremamente sensível e suscetível a danos.

A melhor solução é esfoliar a pele uma vez por semana. Ao realizar o procedimento, tome cuidado com a força que você vai usar para friccionar o produto contra a pele, pois isso pode causar ferimentos. Lembre-se que a pele do rosto é mais sensível e exige cuidados mais específicos.

Banhos quentes

Quem não ama um bom banho quente e relaxante, principalmente em dias frios? O problema é que banhos muito demorados em alta temperatura prejudicam a produção natural de óleo, o que provoca o ressecamento da pele.

Sendo assim, procure manter a temperatura do seu banho mais baixa, e opte (sempre que possível) pela posição “verão” do chuveiro. Se você mora em uma região muito fria, diminua o tempo dos seus banhos para evitar que a pele sinta os efeitos do calor.

Hidratantes

Cada tipo de pele exige um cuidado específico. Por isso, existem, no mercado, produtos específicos para peles oleosas, secas e mistas. Sendo assim, é importante que você identifique o seu tipo de pele antes de adquirir um hidratante.

O uso inadequado de hidratantes e de outros produtos de beleza pode ser prejudicial. Dessa forma, escolha os produtos de acordo com o seu tipo de pele e faça hidratações periódicas. Dicas para escolher o hidratante ideal: quem tem a pele oleosa deve optar por produtos oil free. Já as pessoas que têm que lidar com o ressecamento da pele, podem escolher hidratantes com óleo de amêndoas na composição.

Clima

Já percebeu que os seus cabelos reagem de maneiras diferentes de acordo com a umidade do ar? O mesmo acontece com sua pele. Você deve ter notado que, no inverno, sua boca fica mais ressecada e suas mãos tendem a adquirir uma textura mais áspera. Isso acontece quando a umidade do ar é baixa, mas essa reação não se atém necessariamente ao frio. Climas muito quentes e secos, também podem causar o ressecamento da pele.

Por isso, tenha sempre hidratantes corporais e labiais à mão. Além disso, para combater o ressecamento da pele é importante beber muita água!

Exposição ao sol

Tomar sol é uma excelente prática para repor a vitamina D do corpo — mas, para isso, bastam quinze minutos diários. Se você trabalha ao ar livre ou se expõe mais tempo ao sol, redobre os cuidados com a sua pele.

Procure utilizar roupas e chapéus que te protejam dos raios UV e não se esqueça de aplicar o protetor solar a cada duas horas — inclusive em dias nublados e frios.

Desidratação

Quando o corpo perde mais água do que a quantidade que você ingere, os sintomas podem ser notados na sua pele em forma de ressecamento. A desidratação pode se iniciar em um grau leve, mas ficar muito tempo sem beber água pode resultar em sintomas mais graves, como falta de apetite e diarreia.

Sendo assim, o ideal é manter uma garrafinha perto de você para não esquecer de beber água. Também vale ativar alarmes no seu celular ou baixar aplicativos que têm como função te lembrar de beber água de hora em hora.

Doenças de pele

Algumas doenças podem causar o ressecamento da pele, como é o caso das dermatites e da psoríase. Sendo assim, é importante ficar atento a coceiras, à vermelhidão da pele e a feridas recorrentes, que podem ser sintomas dessas doenças.

Caso você apresente algum sintoma, procure um dermatologista. Esse profissional é responsável por acompanhar e indicar formas de tratamento para essas doenças de maneira adequada. É totalmente desaconselhável que você faça uso de qualquer tipo de medicação por conta própria. Isso pode piorar a sua condição.

Água do mar e piscinas

Se você pratica esportes aquáticos ou simplesmente adora frequentar praias ou clubes, fique atento: a água em excesso, mesmo que não seja em temperatura elevada, também prejudica a produção de óleos da pele. Sendo assim, hidrate a pele depois de um banho de mar ou de piscina e evite ficar em contato com o cloro ou com a água salgada por mais de 40 minutos.

Dica: lembre-se também de proteger o cabelo quando for se divertir e praticar exercícios na água.

Idade

O ressecamento natural da pele ao longos dos anos é um processo inevitável. Com o avanço da idade, a pele tende a perder líquido naturalmente, e acabam surgindo as rugas e as marcas de expressão. Mas não se preocupe! É possível retardar esse processo. Para isso, siga todas as dicas anteriores e mantenha a sua pele saudável e bonita por muito mais tempo.

As causas do ressecamento da pele são diversas, mas existem várias soluções para esse problema. Se você conhece mais alguma dica que possa combater o ressecamento da pele, deixe um comentário!