Depilação com cera fria: conheça as desvantagens desse método

Quem não quer estar sempre com a depilação em dia, não é? Estamos sempre com o dia cheio, com muitos compromissos surgindo a cada momento e muito tempo faltando para cuidar de si mesmo. Por isso, cada vez aumenta a busca por métodos de depilação mais fáceis e rápidos, como a depilação com cera fria, que não necessita de equipamentos para aquecer.

Contudo, é preciso levar em consideração que nem sempre o método mais fácil é o mais indicado para a sua pele e, portanto, para você. A cera fria não é aquecida, isto é, atua em temperatura ambiente para remover os pelos. Essa é a principal característica desse método, que é buscado principalmente por pessoas que têm varizes, derrames sanguíneos e também má circulação.

Por ser uma forma bem dolorosa de remover os pelos, essa alternativa é indicada apenas para as pernas, já que essa região é mais tolerante à dor. Entretanto, essa não é a única desvantagem da utilização da cera fria na depilação. Conheça as outras:

Os pelos precisam estar compridos

Para um resultado satisfatório, os pelos precisam ter cerca de 0,5 centímetro, caso contrário, podem quebrar. Além disso, os pelos mais grossos costumam ser mais difíceis de ser removidos. No verão, isso costuma atrapalhar ainda mais, já que ninguém quer esperar o pelo crescer tanto para depilar.

O método é doloroso

O principal motivo para a dor é que, ao contrário da cera morna, a cera fria não é aquecida. O calor dilata os poros, facilitando a saída dos pelos. Sendo assim, se não há calor, não há dilatação e os pelos ficam “mais presos”, dificultando a remoção.

Só funciona em partes específicas do corpo

A dificuldade para remover a cera em regiões com curvas, como a axila, é o principal motivo pelo qual muitas pessoas optam por esse tipo de depilação apenas nas pernas, embora algumas tenham mais coragem e arrisquem outras regiões.

A remoção da cera é feita com um tecido descartável, parecido com o TNT. Outro fator é a sensibilidade à dor. Normalmente, nas pernas a dor costuma ser mais tolerável que em regiões como virilha e axila.

É preciso eliminar os resquícios de cera

Por conta da dificuldade em remover a cera em algumas regiões, é possível que sobrem resíduos, que precisam ser removidos com um produto apropriado, normalmente óleo.

Erros na depilação com cera fria podem causar complicações

Qualquer erro pode resultar em pelos encravados, pois é preciso muito cuidado tanto ao aplicar quanto ao remover a cera. E pelo encravado não é muito agradável, não é mesmo?

Existem restrições

Além das pessoas que não toleram a dor da depilação com cera, algumas simplesmente não podem usar esse tipo de depilação porque fazem tratamento à base de ácido (para acne e manchas, por exemplo) ou têm verrugas e varizes.

Na maioria das vezes, a cera fria é escolhida por muitas pessoas julgarem ser o método mais higiênico, pois o tecido que remove a cera é descartável. Contudo, é preciso se desprender dessa opinião de que todos os outros métodos não são higiênicos, já que tudo depende da seriedade e comprometimento do local e do profissional que realiza o procedimento.

Sabe aquela história de generalizar alguma coisa? Não pode acontecer com a depilação. Todos os métodos são higiênicos e seguros, basta ter cuidado no momento de escolher os profissionais, que devem ser sempre qualificados!

Ou seja, a cera fria pode até ser uma opção prática, mas traz muitas desvantagens desnecessárias, por isso é preciso colocar tudo na balança e avaliar o que vale a pena. Há muitas outras opções que são até mais eficientes e menos dolorosas que a depilação com cera fria.

Afinal, qual a melhor alternativa de depilação?

Praticidade, estética. Não importa o motivo, a depilação é mais que uma opção atualmente. Para algumas pessoas, é uma necessidade. Uma forma de manter a auto estima elevada e se sentir mais leve. Por conta da alta procura, opções não faltam. Confiram algumas:

A famosa lâmina

É um dos métodos mais populares, práticos e baratos. Contudo, a eficiência não é das melhores: os pelos voltam a crescer rapidamente (cerca de 1 ou 2 dias), pois são cortados apenas na superfície da pele.

Irritações são muito comuns, principalmente porque o intervalo entre uma depilação e outra é muito curto.

Depilação com linha

A depilação com linha é um método antigo, que nasceu no Egito. Usa-se linha, soro fisiológico e algodão. Com esses três itens a depilação já pode ser feita.

Normalmente é usada para depilar o rosto, já que funciona semelhante à uma pinça. É um método dolorido para algumas pessoas, mas eficiente e recomendado por alguns dermatologistas.

Fotodepilação

É uma tecnologia semelhante ao laser. Ela torna os fios mais frágeis e finos, reduzindo assim a quantidade dos mesmos. Além disso, clareia manchas, reduz a foliculite e aumenta a produção de colágeno, ou seja, tem muitos benefícios em um só método.

Laser

A depilação com laser funciona da seguinte forma: a matriz dos fios é destruída com a luz do laser, o que impede o crescimento. O número de sessões varia de pessoa para pessoa, mas normalmente fica entre 5 e 8 sessões, dependendo da área.

Depilação com cera morna

A cera morna não contém parafina na fórmula, então traz uma temperatura ideal para a pele (rosto, virilha, axilas, buço). Os pelos demoram entre 15 e 20 dias para voltarem a crescer após a depilação com cera morna, pois a temperatura dilata os poros, o que faz com que os pelos sejam arrancados pela raiz.

Esse método é menos doloroso, principalmente por conta da temperatura. Sendo assim, é um das alternativas de depilação mais eficientes e que traz uma lista imensa de benefícios, como rapidez, pouca dor, redução dos pelos a cada depilação, poucos resíduos após o procedimento e muitos outros.

A cera morna não só traz resultados satisfatórios, como respeita a sensibilidade da pele, por isso atrai cada vez mais pessoas. Sendo assim, para quem procura um método seguro, eficiente e duradouro, a depilação com cera morna é a ideal!

Mas não esqueça: a pele precisa de cuidados posteriores após toda depilação. Seja a depilação com cera fria, morna, lâmina ou laser.

O que você acha das opções de depilação? Qual você mais usa? Deixe o seu comentário!