6 motivos para fazer a fotodepilação

Depilação é uma palavrinha que normalmente é associada à dor e ao incômodo. Para fugir dessas sensações desagradáveis, é comum que as pessoas recorram às lâminas, mas esse método tem algumas desvantagens: pode causar inflamações como foliculite ou pelos encravados, e o resultado não dura muito tempo. Sendo assim, a fotodepilação é uma alternativa excelente para quem decide eliminar os fios de forma duradoura e praticamente indolor.
A fotodepilação é um método seguro e eficaz que diminui o crescimento dos pelos em até 85%. O procedimento é realizado por meio de equipamentos de alta tecnologia, que emitem ondas de luz. Essas ondas são absorvidas pela melanina, pigmento responsável pela cor dos pelos, que capta a luz e a conduz até a raiz do fio, provocando o enfraquecimento das células germinativas.
Para garantir a eficácia do tratamento, geralmente são necessárias dez sessões, número que pode variar devido a diversos fatores como idade, cor da pele, sexo, predisposição genética, dentre outros. Inicialmente, é recomendável respeitar o intervalo de 30 dias entre uma sessão e outra. Esse intervalo aumenta de acordo com o avanço do tratamento, uma vez que o pelo demora mais a crescer porque vai enfraquecendo. Dessa forma, o tempo de espera entre as sessões pode chegar a até 60 dias.
Ficou interessado pelo assunto? Neste post, listamos alguns benefícios da fotodepilação — que vão além da eliminação dos pelos por um período mais longo de tempo. Confira!
É um método praticamente indolor
Comparada a outras técnicas de depilação, como a cera e o laser, por exemplo, a fotodepilação é praticamente indolor. O paciente costuma ter uma sensação de calor durante a sessão, bem como sentir algumas “fisgadinhas” no local a ser depilado.
Combate a foliculite e os pelos encravados
Foliculite é uma inflamação causada pela infecção dos folículos pilosos, e geralmente é causada por bactérias (como a estafilococo, por exemplo). A aparência de uma foliculite é semelhante a uma espinha: a região fica dolorida, avermelhada e pode apresentar pus.
Existe ainda a pseudofoliculite, popularmente conhecida como pelo encravado. Depois da depilação, os pelos podem encontrar dificuldades para romper a camada superficial da pele, formando lesões avermelhadas, parecidas com a foliculite. Dependendo da curvatura do pelo, ele pode nascer e entrar novamente na pele, causando uma inflamação.
A fotodepilação evita que essas inflamações aconteçam, pois a luz pulsada age na raiz dos fios e elimina os pelos sem irritar a pele.
Para os clientes que sofrem com problemas de foliculites e pelos encravados a fotodepilação ou o laser são excelentes opções para te livrar deste problema.
Estimula a produção de colágeno e reduz as manchas
O colágeno é a proteína responsável pela firmeza da pele. O corpo produz essa proteína de forma contínua até atingir os 30 anos, mais ou menos, quando a produção da substância começa a desacelerar. Essa queda na produção de colágeno gera as famosas rugas e linhas de expressão.
A fotodepilação é capaz de eliminar os pelos de uma forma duradoura, além de ser um tratamento que estimula a produção de colágeno e de elastina pelo corpo, por meio da estimulação dos fibroblastos. Esse benefício é chamado de fotorejuvenescimento, e melhora consideravelmente a estética da pele, deixando-a mais saudável, firme e viçosa.
Eventualmente, a foliculite e os pelos encravados podem causar manchas na pele, decorrentes do seus processo inflamatório. Dessa forma, a fotodepilação é indicada para pessoas que desejam evitar esse tipo de problema, visto que a técnica clareia a pele, deixando-a mais uniforme.
O preço é acessível e as sessões são rápidas
Se comparada a outros métodos de depilação duradoura, a fotodepilação é a técnica que apresenta o melhor custo-benefício. Normalmente o preço da sessão é tabelado, e como o tratamento tem intervalos de tempo grandes, o gasto com a depilação acaba não pesando no bolso.
Além disso, as sessões de fotodepilação costumam ser rápidas. A depilação das axilas, por exemplo, pode durar cerca de 10 minutos. Áreas mais extensas como as pernas, podem demorar até 60 minutos para serem depiladas.
Pode ser realizada em diferentes áreas do corpo
A fotodepilação pode ser realizada de forma segura em quase todo o corpo, evitando áreas muito próxima dos olhos, do nariz, das sobrancelhas, do saco escrotal e das mucosas. Por serem áreas mais sensíveis, tanto a fotodepilação quanto a depilação a laser devem ser evitadas.
Trata uma variedade de peles
A fotodepilação pode ser realizada em vários tons de pele. O equipamento possui um menor aquecimento, o que torna a fotodepilação segura, especialmente para as peles claras.
Entretanto, a fotodepilação possui algumas contraindicações: não pode ser realizada em grávidas ou que utilizem medicamentos fotossensibilizantes.
Durante as sessões os pelos não são totalmente eliminados. A queda dos fios ocorre no período de uma a três semanas depois da realização do procedimento. É importante ressaltar que, durante o tratamento, não pode ser realizado nenhum método depilatório que elimine os fios pela raiz, como o uso de ceras ou da pinça, por exemplo. Já a lâmina, a máquina de aparar pelos e os cremes depilatórios estão liberados!
A partir da primeira sessão já é possível notar os resultados da fotodepilação. Mesmo as pessoas que possuem pelos mais grossos percebem que os fios começam a crescer mais lentamente, se tornam mais finos e fáceis de remover.
Ainda tem dúvidas sobre essa técnica de depilação? Então confira este post que lista os 9 mitos e verdades sobre a fotodepilação e fique por dentro do assunto!