Guia da depilação duradoura: tudo sobre a remoção de pelos

Embora a depilação brasileira seja um fenômeno relativamente recente, as pessoas se depilam desde a Antiguidade. No antigo Egito, mulheres usavam argila, mel e sândalo para retirar pelos da axila. Na Grécia Antiga, um instrumento chamado estrigil ajudava as pessoas na remoção dos pelos. E até mesmo as índias brasileiras raspavam os pelos com a espinha do peixe-lixa.

Centenas de anos depois, as técnicas de depilação avançaram bastante rumo a técnicas mais duradouras, acessíveis e eficientes. Afinal, nem todo mundo tem paciência para se deparar com novos pelinhos ou pode usar métodos como a lâmina e a cera. Junto desses avanços, uma série de mudanças sociais fizeram com que homens e mulheres se preocupassem mais em agir sobre os seus pelos.

O biquíni branco de Ursula Andress no filme “007 contra Dr. No”, de 1962, encorajou mais mulheres a usarem tamanhos menores de trajes de praia. Pouco depois, os fios dentais invadiam as praias do Rio de Janeiro. Na mesma época, Jayne Mansfield causava um escândalo em Hollywood por usar a calcinha pouco abaixo do umbigo. Ainda nos anos 60, a ousada Mary Quant reinventava a minissaia, tornando-a um símbolo da juventude na época. Twiggy, com olhos grandes, cabelos curtos ao estilo mod e pernas sempre de fora tornou-se um ícone.

Os trajes masculinos também encurtaram: camisetas dispensavam mangas longas e colarinhos, aos poucos, se restringiam a ambientes formais. Com a pele cada vez mais à mostra, a corrida contra os pelos ganhou mais força. Somado a esses fenômenos, a vaidade masculina tornou-se mais aceita, iconizada por ídolos como David Beckham, Cristiano Ronaldo e, mais recentemente, por Neymar Jr. Alguns estudiosos também associam a busca pela depilação como uma forma de procurar a juventude.

Diante de todos esses acontecimentos contemporâneos, duas técnicas de depilação duradouras se destacaram no mercado: a técnica da luz pulsada ou fotodepilação e a depilação a laser. Quer entender como essas técnicas funcionam, seus benefícios, em quais áreas do corpo elas podem ser aplicadas, bem como quais precauções e cuidados devem ser tomados? Nós preparamos este guia especialmente para você! Confira nossas dicas e escolha qual método de depilação duradoura se adequa melhor às suas necessidades. O importante é que você se sinta bem!

Depilação luz pulsada x a laser: entenda as diferenças

A fotodepilação é a técnica que permite remover pelos corporais por meio da energia da Luz Intensa Pulsada, ou LIP. Um aparelho com lâmpada flash de alta energia emite luz, destruindo células germinativas do fio. Dessa forma, os pelos só voltam a nascer quando as células se regeneram. Isso pode acontecer em alguns meses, anos ou pode não voltar a acontecer.

A fotodepilação é duradoura, mas não é definitiva. Nenhum método de depilação é, aliás. Retoques podem ser necessários, afinal os pelos são um mecanismo de proteção de nosso organismo — explicaremos o fenômeno mais adiante.

A energia luminosa da fotodepilação não age apenas na melanina do pelo, mas também nos tecidos que o circundam. Dessa forma, a energia aplicada não pode ser alta, já que poderia destruir os vasos sanguíneos ao redor do pelo.

A Luz Intensa Pulsada pode exigir de 6 a 10 sessões para gerar resultados satisfatórios. Uma de suas maiores vantagens é que os riscos de manchas e queimaduras são bastante reduzidos, uma vez que a luz pulsada possui uma frequência variada, ajustada de acordo com o tipo de pele e pelo do paciente.

A depilação a laser utiliza a luz para atingir o pelo, aquecê-lo e destruí-lo. O tipo de luz utilizado nos equipamentos é absorvido pelo pigmento marrom do fio. As aplicações devem ser feitas a cada 40 dias, aproximadamente, e é mais eficaz com pelos escuros e grossos. Principalmente em peles bronzeadas, morenas ou negras, a depilação a laser pode causar machas e queimaduras. No momento da aplicação, as pacientes podem sentir uma leve queimação. A temperatura mínima, afinal, é de 60 graus.

A depilação a laser tornou-se mais eficiente ao longo dos anos. Se antes precisávamos fazer um jejum de sol para provocar maior contraste entre a pele e os pelos, as técnicas mais recentes dispensam esse tipo de preparação.

A grande diferença entre a depilação à laser e a fotodepilação é o comprimento das ondas e a área de contato da luz com a pele. A luz pulsada utiliza uma fonte que emite luz mista, com diversos comprimentos de onda. Já a laser opera com um comprimento de onda específico.

A escolha da técnica de depilação mais adequada vai depender do diâmetro, da cor, da densidade dos pelos, da sensibilidade à dor, do tom de pele do paciente e de quanto ele dispõe para gastar com o tratamento de depilação.

O tratamento de depilação duradoura é mais eficiente conforme o contraste entre a pele e o pelo. O pelo escuro e grosso na pele branca é o mais simples de remover. Já quando o pelo é mais claro, ou em penugem, os resultados não são tão bons. No caso de quem tem a pele negra ou morena, utiliza-se o dye laser, e o ng-yag, que age profundamente e protege a epiderme escura.

Quando a fotodepilação é indicada?

A fotodepilação pode ser indicada para diversas regiões do corpo e em casos de foliculite pilosa. A técnica também é bastante eficiente para casos de excessos de pelos na região do tórax, seios e rosto.

A técnica pode ser utilizada em qualquer tonalidade de pele, pois os aparelhos permitem uma graduação que se adapta ao fototipo do paciente. Porém, o tratamento é bem mais eficaz nos casos de pele clara com pelos escuros e grossos devido ao contraste — como dissemos.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a área do corpo que deseja depilar com a técnica da luz pulsada, consulte o nosso guia para homens e mulheres neste link.

Quantas sessões são necessárias para uma depilação completa?

Como já mencionamos, a fotodepilação exige aproximadamente seis a dez sessões para causar uma redução significativa de pelos, variando de acordo com fatores individuais. Já é possível, no entanto, ver resultados em três semanas após a primeira sessão. O intervalo recomendado entre uma sessão e outra é de um mês. Para retoques do procedimento, o período varia entre quatro meses até dois anos após a última sessão.

No caso da depilação a laser, são necessárias aproximadamente oito sessões por área, uma a cada 40 dias. Caso os pelos reapareçam, indica-se sessões esporádicas a cada três meses.

“Depilação definitiva”?

Você já ouviu a expressão “depilação definitiva”? Embora o termo seja utilizado para falar de métodos de depilação duradoura, como a fotodepilação e o laser, é preciso esclarecer que não existem técnicas definitivas. Na verdade, a maioria dos pacientes sofre uma redução de 80 a 90% dos pelos depois de seis ou oito sessões. Por isso, dizemos que a fotodepilação e a depilação a laser são técnicas progressivas. Depois dessas sessões, são necessárias apenas algumas de manutenção, a cada seis meses ou um ano, dependendo do seu organismo. Os fios, porém, não terão a mesma espessura que antes.

O organismo pode produzir novas raízes e bulbos que têm potencial para dar origem a novas hastes. Pesquisas apontam que 10 a 20% dos pelos ficam, tornando-se bem finos, como uma penugem. Outros estudos apontam que em média 40% dos pelos voltam após meses ou anos. O número varia de acordo com hormônios, aspectos familiares, alterações ovarianas, espessura e cor dos fios, dentre outros.

Cuidados antes e depois das sessões

Antes da sessão

Avalie a clínica rigorosamente!

Antes de realizar qualquer procedimento de depilação duradoura, fotodepilação ou a laser, avalie bem a clínica antes de agendar a sua sessão. Peça indicações de amigos e familiares e recorra às redes sociais em busca de mais informações sobre o estabelecimento. Procure por locais especializados para ter mais garantias de um serviço de excelência. É de suma importância que a clínica tenha aparelhos certificados pela ANVISA. Assegure-se de que o estabelecimento também tenha uma dermatologista para situações de emergência.

Para outras dicas sobre como escolher uma clínica de depilação, clique aqui.

Suspenda o uso da cera

No mês anterior à sessão de fotodepilação, evite fazer procedimentos que retirem o pelo pela raiz na região a ser depilada. Assim, você evita que a pele fique lesionada.

Mantenha a pele bem limpa

Procure deixar a pele bem limpa para a sessão. Evite o uso de desodorantes, cremes ou maquiagem sobre a região que será tratada. Procure não utilizar nem mesmo os cremes hidratantes antes da sessão de fotodepilação. Um banho de água morna higieniza a pele, reduz o risco de infecções e abre os poros. Deixe a água em temperatura amena!

Suspenda o uso de ácidos

Quem faz tratamentos com uso diário de ácidos, tais como glicólico e o retinoico, deve suspender o uso dessas substâncias uma semana antes da depilação. Esses ácidos aumentam a sensibilidade da pele, tornando-a mais suscetível a queimaduras.

Aguarde no caso de machucados

Machucou a pele durante aquele passeio no parque ou durante o treino na academia? Caso você esteja com qualquer tipo de ferimento, adie a depilação por algumas semanas. Contraindicamos o uso de qualquer método de depilação na pele lesionada.

Durante e após a sessão

Os cuidados com a pele não terminam com o fim das suas sessões de fotodepilação. Alguns cuidados básicos após o procedimento evitam riscos e complicações desnecessárias. Acompanhe!

Evite o uso de cosméticos com álcool e maquiagem

Durante a primeira semana após a sessão, evite o uso de cosméticos à base de álcool e maquiagem. A pele fica um tanto mais sensível, e esses agentes podem causar irritações.

Use protetor solar!

Teremos mesmo que apelar para o Pedro Bial para que você coloque o protetor solar de vez em sua rotina? Ele se torna ainda mais necessário após a aplicação da fotodepilação, independentemente do seu tipo de pele. Use, no mínimo, o fator 30. Caso a técnica tenha sido aplicada para remover pelos do rosto, use um protetor solar de fator maior que 50.

Ainda que você use o protetor solar, evite a exposição ao sol ou aos raios UVA para que não haja alterações na pigmentação da cútis, evitando manchas.

Use roupas confortáveis e largas

No dia da sessão e nos dias posteriores à aplicação da luz pulsada, evite usar roupas justas. Tecidos suaves, como o algodão orgânico, por exemplo, não agridem a pele. Opte por modelos mais largos.

Descanse da academia

Nas 48 horas seguintes após a sessão de fotodepilação, evite a academia ou exercícios físicos intensos. Eles aumentam a temperatura corporal, o que é desaconselhado nos casos dos pacientes que recorreram ao procedimento de depilação. Pelo mesmo motivo, evite também o uso de água quente.

Riscos e precauções para fotodepilação

A fotodepilação, como qualquer procedimento de depilação duradoura, apresenta alguns riscos. Por isso, é tão importante que o estabelecimento escolhido faça alguns testes e conte com a avaliação de um dermatologista antes de iniciar o tratamento em um paciente.

A fotodepilação é contraindicada para pessoas com marcapassos, transtornos mentais, gravidez, doenças crônicas de pele, tumores benignos e malignos, processos inflamatórios e doenças infecciosas.

Medicamentos que aumentam a sensibilidade também devem ser suspensos durante duas a quatro semanas antes do início do tratamento. A ingestão desse tipo de medicamento pode fazer com que a fotodepilação cause queimaduras.

A possibilidade de hiperpigmentação na pele pode ser avaliada com a ajuda de testes, especialmente em pessoas com a pele escura. Essas avaliações vão indicar se a pele é suscetível a hiper ou hipopigmentação. Após a realização do tratamento, deve-se evitar a exposição da pele ao sol e aplicar bastante protetor solar.

Não recomendamos o uso de fotodepilação em peles machucadas, com acne, com vermelhidão ou irritadas. Para maior segurança, o tratamento dermatológico com ácidos deve ser interrompido por no mínimo 72 horas antes do procedimento.

Riscos e precauções para depilação a laser

Antes de fazer a depilação a laser, não depile a área com técnicas que arranquem os fios pela raiz (pinça ou cera). Caso haja muito incômodo entre uma sessão e outra, raspe os pelos com lâmina ou um creme depilatório (lembre-se de fazer o teste de contato antes de adquirir um!).

A depilação a laser tem maior risco de queimaduras e de diferença na pigmentação em peles negras ou morenas.

Após a realização da depilação a laser, verifique com o seu médico se o aparelho utilizado permite que você possa se expôr ao sol. Geralmente, os médicos pedem que banhos de sol sejam evitados duas semanas antes do procedimento e três semanas depois. Abuse do filtro solar para evitar manchas!

Durante o tratamento, não dispense a proteção ocular. A luz utilizada é realmente forte, e aquela “espiadinha” no que o profissional está fazendo pode causar danos aos seus olhos.

Fotodepilação x  depilação a laser: vantagens e desvantagens

As vantagens da fotodepilação em relação à depilação à laser são diversas: a LIP é um procedimento indolor ou pouco incômodo, pois a luz não passa muito do limite do bulbo do pelo.

A fotodepilação também é mais acessível em relação à depilação a laser: uma sessão da primeira custa cerca de R$60,00. Em comparação, a segunda custa cerca de R$250,00 por sessão. Além disso, a fotodepilação ou luz intensa pulsada é um método menos agressivo para remoção dos pelos. A LIP atinge temperaturas menores, causando menos riscos de queimaduras e descolorações temporárias de pele. Porém, pelo fato do espectro de luz da LIP ser maior e menos específico para o pelo, o procedimento pode ter uma eficiência menor, dependendo do seu organismo.

Em ambos os procedimentos, não se recomenda que a pele esteja bronzeada. A depilação a laser pode causar manchas em peles mais escuras porque a área que fica ao redor do fio também apresenta pigmento marrom e absorve a luz. Consequentemente, uma quantidade menor de energia atinge o pelo, e a pele vizinha acaba sofrendo queimaduras. Felizmente, as manchas escuras podem clarear com o tempo.

Nos casos das peles escuras, a potência dos aparelhos deve ser menor, o que aumenta o número de sessões necessárias. Já quem tem os pelos muito claros pode não ficar feliz com os resultados da depilação a laser.

Os benefícios do método para a depilação masculina

Você já deve ter percebido que o nosso guia não se dirige somente às mulheres. Afinal, todo mundo tem o direito de querer se cuidar. Porém, como diversos homens não estão acostumados à dor da cera, métodos de depilação duradoura são a melhor opção para que eles comecem a remover os pelos.

Além de oferecer pouco incômodo físico, a fotodepilação tem uma série de vantagens aos homens. Devido ao modo convencional de fazer a barba, são comuns os casos de foliculite, pelos encravados, pele avermelhada e irritações na região do rosto. A fotodepilação não só previne a formação de foliculite e ferimentos como também diminui a quantidade de pelos. Os pelos da barba são bem grossos, e, dependendo de seu organismo, pode ser que somente seja necessária uma manutenção anual.

A depilação a laser também é uma ótima alternativa para os homens que desejam dar um basta aos pelos, como você pode ler neste post especial que preparamos sobre o assunto! E já que estamos falando em cuidados para os homens, que tal ler os nossos posts especialmente voltados para eles? Veja aqui o que falamos sobre tipos ideais de barba para cada formato de rosto e sobre os tipos de depilação para a região da barba.

Conclusão

A legislação brasileira ainda não define quais profissionais podem aplicar a fotodepilação. Porém, antes de recorrer ao procedimento, faça uma avaliação com um dermatologista de confiança.

Independentemente de qual método você utilizar, lembre-se de que os itens mais importantes em sua escolha devem ser a saúde e o bem-estar. Homens e mulheres não medem esforços para recorrer a tratamentos de beleza, muitas vezes pressionados por padrões estéticos. Se você está recorrendo à depilação apenas por um pedido de seu parceiro, está se endividando para fazer esses tratamentos, sente grandes desconfortos durante as sessões e sente que a depilação é um sacrifício, é preciso parar para refletir antes de prosseguir com a sua decisão.

Esse conselho se torna ainda forte no caso da depilação íntima. Afinal, tratamentos de beleza devem promover a autoestima e o bem-estar com o nosso corpo. Se você se sente bem com os seus pelos, não tenha medo de exibi-los por aí! A beleza está diretamente relacionada à autoconfiança e vem de dentro para fora. Nós, da Depyl Action, desejamos que você cuide da sua beleza de corpo e alma!

Chamadas para social media

  1. Preparamos um guia completo sobre depilação duradoura com todas as informações necessárias para você. Clique aqui e escolha o melhor método para o seu organismo!
  2. Você sabe qual é a técnica de depilação duradoura ideal para você? Confira nosso post de hoje e veja nosso guia completo!
  3. Quer optar pela praticidade das técnicas de depilação duradoura e não sabe qual é a ideal para você? Clique aqui e veja nosso guia completo!