Conheça 6 cuidados essenciais para quem tem pele mista

A pele mista é uma das mais comuns entre as brasileiras. Esse tipo de pele tem como característica principal a presença de áreas oleosas e ressecadas. O que acontece é o seguinte: a chamada “zona T” (região da testa, do nariz e do queixo), apresenta poros dilatados e excesso de oleosidade. Já o restante da pele do rosto é mais ressecada e opaca.

Sendo assim, para controlar a oleosidade e evitar o ressecamento simultaneamente, os cuidados com a pele mista devem ser específicos. Por isso, desenvolvemos este post para te ajudar a compreender os tipos de cuidado que a pele mista exige. Confira!

Limpeza

O primeiro passo para ter uma pele bonita e saudável é realizar uma boa limpeza para remover todas as impurezas presentes nos poros. Esse procedimento deve ser realizado antes de aplicar qualquer produto na pele, como hidratantes ou maquiagem, por exemplo. Procure escolher produtos neutros, que não agridam a pele. Uma boa opção é usar loções à base de erva doce.

Para limpar bem a sua pele, lave o rosto com água morna — a temperatura mais alta serve para abrir os poros e ajudar da remoção da sujeira. Em seguida, aplique uma loção com movimentos circulares. O ideal é que o produto seja líquido para facilitar a aplicação e gerar melhores resultados. Por fim, lave a pele com água fria.

Depois de limpar a pele, você pode optar por passar um tônico facial. Esse tipo de produto é capaz de retirar as impurezas que ficaram na pele mesmo depois da limpeza, melhora a absorção de hidratantes (porque evita a obstrução dos poros) e ainda equilibra o pH da pele.

Os tônicos podem ser usados em todo o rosto, mas se você tiver uma zona T muito oleosa, vale investir em uma loção adstringente para passar no local.

Esfoliação

A esfoliação é o processo que elimina as impurezas e as células mortas da pele. O ideal para as pessoas de pele mista é fazer um cronograma: esfoliar a zona T uma vez por semana e o restante do rosto, a cada 15 dias.

É importante estar atento aos produtos usados para a esfoliação. Procure escolher esfoliantes naturais e, no caso de uma pele sensível, dê preferência aos que possuem grânulos pequenos e em maior quantidade.

Hidratação

Vale lembrar que a hidratação facial é tão importante quanto a corporal, mas os produtos usados em cada caso devem ser distintos. A pele do rosto é mais sensível e exige cuidados mais específicos, principalmente em função da exposição ao sol. Dessa forma, o hidratante atua como um protetor contra o envelhecimento precoce e estimula a síntese celular.

Para não ter problemas na hora de hidratar a sua pele mista, lembre-se dessa dica: aplique um adstringente nas áreas mais oleosas do seu rosto (nariz, testa e queixo, normalmente) e, em seguida, use o hidratante em todo o rosto. É importante que esse hidratante seja específico para peles mistas. Dessa forma, você evita excesso de oleosidade ou de ressecamento.

O ideal é que a hidratação seja feita duas vezes por dia. Para otimizar o seu tempo, vale usar um hidratante com protetor solar. Na hora de escolher o produto ideal, certifique-se que o ele não contém óleos na sua composição (os famosos oil free) nem ativos comedogênicos — substâncias que favorecem o surgimento de espinhas e cravos, como a manteiga de cacau e o óleo de oliva, por exemplo.

Separamos uma lista de componentes que um bom hidratante deve conter. São eles:

  • Derivados da camomila
  • Ácido hialurônico
  • Chá verde
  • Extrato de hamamélis

Esses componentes possuem ação calmante e ajudam a controlar a oleosidade da zona T.

Máscaras faciais

As máscaras de argila são ideais para remover a oleosidade da pele. Esse tipo de produto é totalmente natural, além de ser fácil de encontrar e de aplicar: basta misturar a argila com um pouco de água filtrada, passar no rosto e deixar que a pele absorva os componentes da máscara por cerca de 20 minutos. Esse procedimento pode ser realizado a cada 15 dias.

Protetor solar

Os raios solares são os principais causadores das rugas e linhas de expressão. Isso acontece porque eles são capazes de destruir o colágeno, uma proteína que confere elasticidade e firmeza à pele. Além disso, os raios solares podem provocar manchas e o tão temível câncer de pele.

Sendo assim, é importante que você tenha dois tipos de hidratante: um com fator de proteção contra raios solares e outro mais simples (que pode ser usado à noite). Esse tipo de cuidado evita que você passe muitos produtos na pele — sem abrir mão da sua saúde.

A escolha do protetor solar deve acontecer da mesma forma que a escolha do hidratante. Procure adquirir produtos que não contenham álcool ou óleos. Além disso, protetores com texturas mais leves são absorvidos com mais facilidade.

Maquiagem

A maquiagem não deve ser vista como uma vilã. A ideia de que a maquiagem entope os poros da pele tem uma certa lógica, mas já existem produtos de alta qualidade que evitam esse tipo de situação e, inclusive, são recomendados pelos dermatologistas.

Para o dia a dia, você pode optar por uma base com protetor solar. Uma dica para quem tem os dois produtos separados: é possível misturar um pouquinho da base com o protetor solar para aplicar tudo de uma vez (mas, para isso, a base deve ser líquida).

Se você não gosta do efeito brilhante, escolha uma base com efeito matte — aquele que dá a impressão que a pele é aveludada. Esse tipo de produto é indicado para peles oleosas e mistas, e tende a ter um efeito mais duradouro.

Antes de aplicar a maquiagem, é importante hidratar bem a pele e usar produtos que evitem a produção excessiva de óleo no rosto.

Os cuidados com a pele mista são necessários para manter a sua pele sempre bonita e saudável. Se você gostou das nossas dicas e sabe de mais alguns truques para controlar a oleosidade e evitar o ressecamento da pele mista, deixe um comentário!