Conheça 11 dicas de beleza para grávidas

Gravidez não precisa ser sinônimo de descuido com a beleza. A autoestima é importante para que todo o período gestacional seja mais tranquilo e também para que a mamãe esteja pronta para a chegada de seu bebê. Apesar disso, nem tudo é permitido para as grávidas, então é sempre bom ficar de olho no que pode e no que não pode.

Quer ficar linda durante a gestação e sem erros? Então conheça 11 dicas de beleza para grávidas.

1. Cuide da alimentação e tenha uma dieta balanceada

A ideia comum de que a grávida está comendo por dois pode fazer com que a alimentação se torne desregrada e pouco saudável. Isso ainda pode fazer com que você engorde de maneira excessiva e causar problemas para o bebê — lembre-se de que ele é afetado por todas as suas ações.

Além dos problemas de saúde que isso causa, essa atitude faz com que seja mais difícil retornar ao corpo de antes da gravidez. Por isso, o melhor a fazer é manter uma dieta saudável e balanceada.

Priorizar alimentos naturais como frutas, legumes e verduras, consumir carnes mais magras e evitar gordura, açúcar e sódio e excesso são formas de colocar o cuidado com a beleza na ponta do garfo.

2. Pratique exercícios físicos com orientação médica

Desde que autorizada pelo médico, você também pode — e deve! — praticar exercícios físicos durante a gravidez. Uma caminhada mais leve, ioga e pilates são ótimas opções para que você não se esforce tanto e ainda consiga deixar a saúde e o corpo em movimento durante esse período.

Essa prática ajuda manter o condicionamento físico, controlar o ganho de peso e favorece a preparação para o parto, já que fortalece a musculatura em geral.

3. Use cremes para evitar as temidas estrias

Uma das maiores preocupações de beleza das grávidas é o aparecimento das estrias. Como o corpo está passando por transformações hormonais, há ganho de peso e um esticamento natural da pele — especialmente a da barriga. Ou seja, todos os fatores estão lá para causar a marcas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele.

Embora isso varie muito de mulher para mulher, o aparecimento de estrias pode ser combatido com cremes próprios para essa finalidade. Com a aplicação contínua nas regiões dos seios, barriga e quadril, o resultado ao final da gravidez pode ser de nenhuma estria!

Apenas não deixe de conversar com seu médico para que ele possa analisar os componentes de cada fórmula e indicar a ideal para você.

4. Beba muito líquido para combater as celulites

O ganho de peso e as transformações hormonais também favorecem o aparecimento das celulites. Mesmo que sua pele fosse totalmente lisinha antes da gravidez, é possível que ela adquira alguns furinhos durante a gestação.

Uma medida efetiva é ingerir bastante líquido — água, de preferência — para melhorar a hidratação da pele e diminuir o acúmulo de toxinas que formam o aspecto da celulite. Essa prática também diminui a retenção de líquido no corpo em geral, aliviando a sensação de inchaço.

5. Inclua a drenagem linfática na rotina

Por falar em retenção de líquidos, a drenagem linfática é uma grande aliada nesse momento. Ela consiste em uma massagem mais intensa que tem como objetivo eliminar os líquidos retidos.

Além de melhorar a aparência das possíveis celulites, esse tipo de tratamento também ajuda a evitar ou diminuir a sensação de pernas pesadas devido ao inchaço das pernas ou dos pés — que não cabem mais nos sapatos.

6. Tenha cuidado com o aparecimento de varizes

Já que o assunto é perna, outro cuidado de beleza — e também de saúde — é prevenir o aparecimento das varizes. O ganho de peso e a expansão do útero são dois fatores que favorecem o surgimento das varizes durante essa fase da vida, então o melhor é evitar.

Evitar engordar, não ficar muito tempo sentada ou em pé e descansar as pernas sempre que possível estão entre as dicas para evitar o aparecimento dessas veias nas pernas. Caso seja recomendado pelo médico, você também poderá usar meias de compressão para impedir o surgimento ou progressão do quadro.

7. Use sempre protetor solar para evitar manchas na pele

Mais uma vez, as transformações hormonais pesam nos cuidados de beleza para grávidas. Agora, a questão diz respeito às manchas na pele, que fica mais fina e mais propensa a sofrer esse tipo de modificação.

Se o protetor solar já é importante para qualquer pessoa, para uma grávida ele se torna um verdadeiro item de sobrevivência. O produto deve ser aplicado na pele do rosto e nas partes do corpo que ficarão expostas sol. Esse cuidado também deve fazer parte da rotina de beleza mesmo nos dias nublados.

8. Cuide da saúde e da beleza das unhas

As mãos também merecem cuidados e por isso é necessário dar uma atenção especial às unhas. Como o sistema imunológico está menos resistente durante a gravidez, evite tirar as cutículas e tome muito cuidado com produtos que não sejam devidamente esterilizados.

Quanto aos esmaltes, prefira os hipoalergênicos ou mesmo os recomendados para grávidas. Na dúvida, pergunte ao médico quais são os esmaltes indicados para esse período de modo a evitar que o bebê seja prejudicado de alguma forma.

9. Adapte seu guarda-roupa para essa nova fase

O cuidado com o visual também passa pela moda. Renovar o guarda-roupa e adaptá-lo para essa fase tão importante torna tudo mais especial, garante mais conforto e permite que a mulher valorize suas novas curvas.

As calças precisam ser mais confortáveis para gestantes, por exemplo, assim como vestidos e outras peças que podem ser do tipo que se adaptam conforme a barriga for crescendo.

Por falar nela, a barriga pode ser destacada com os looks certos para tornar esse momento ainda mais incrível. As mudanças no corpo devem ser encaradas de uma maneira mais positiva.

10. Evite tinturas, mas não descuide dos fios

As tinturas e outros procedimentos que penetram nos fios não são recomendados porque possuem componentes que podem cair na corrente sanguínea e serem levados até o bebê. O formol, por exemplo, ainda que em baixas quantidades, pode afetar o desenvolvimento do seu neném.

Mas isso não é motivo para descuidar das madeixas, pois ainda dá para fazer hidratações e usar xampus e produtos que ajudem a valorizar o cabelo. Um finalizador, um spray de brilho ou um reparador de pontas também são opções para deixar os fios lindos ao longo de toda a gravidez.

11. Depilação

Com as mudanças hormonais, muitas gestantes percebem um crescimento de pelos em diversas regiões do corpo, especialmente na barriga. Para se sentir mais bonita, a depilação é uma das dicas de beleza para grávidas por garantir uma pele lisinha.

Muitas mulheres, inclusive, também fazem a depilação antes do parto para que se sintam mais confortáveis. Nesses casos, os tratamentos a laser não são indicados, assim como certos cremes depilatórios. Por outro lado, a cera morna é uma possibilidade para uma pele livre dos pelos.

Na gravidez você pode cuidar do seu visual, cabelos, unhas, pele e corpo em geral. Com orientação médica adequada sobre o que pode e o que não pode e com as nossas dicas de beleza para grávidas, sua autoestima vai nas alturas nessa nova fase da vida — e o seu bebê vai sentir os efeitos positivos de tanto cuidado e felicidade.

Qual é a sua dica preferida? Conhece algum outro cuidado importante? Comente e participe!