Guia definitivo sobre depilação masculina

Depositphotos_107313334_m-2015.jpg.jpegHá muito tempo, cuidar do corpo deixou de ser algo associado apenas à mulher. A vaidade e o cuidado com a própria imagem, que são extremamente saudáveis quando não recorrem a exageros, são hoje trunfos tanto para o público feminino quanto para o masculino.

Uma das maiores preocupações dos homens tem sido o cuidado com a pele. A necessidade de atenção especial procede: sendo a pele o maior órgão do corpo humano e cheia de variáveis, apresentando uma constituição específica que muda de pessoa para pessoa, é preciso estar atento para investir nos tratamentos mais apropriados para as suas necessidades.

Se a pele facial é o cartão de visitas de qualquer pessoa — e requer delicadeza nos cuidados de limpeza, esfoliação e depilação —, outras partes do corpo também devem ser contempladas. Além de ser essencial estar confortável com a imagem refletida no espelho, o toque de uma pele bem cuidada conta vários pontos na paquera.

Por isso, não subestime o efeito que tratamentos estéticos podem ter na sua autoestima e, até mesmo, na forma como você se relaciona com outras pessoas. Se ter pelos nas costas sempre foi uma característica incômoda, por exemplo, tanto por te atrapalhar no dia a dia quanto por te desagradar esteticamente, por que continuar convivendo com o problema e se privar de tirar a camisa em um churrasco com amigos ou ter vergonha caso o primeiro encontro dê uma esticada?

Preparamos para você um guia definitivo sobre depilação masculina e outros cuidados legais com a sua pele e sua aparência. Confira nossas dicas, úteis e práticas, e entenda de uma vez por todas que não há nada de errado em cuidar de si mesmo. Ao contrário: só demonstra que você tem amor-próprio, confiança e segurança em quem você é!

Tratamentos estéticos para a pele masculina

Esqueça o senso comum que diz que pele de homem é “casca grossa”. A imagem não poderia ser mais incorreta, uma vez que a pele masculina tem uma série de especificidades e pode, sim, ser extremamente sensível. Devido a diferenças hormonais em relação às mulheres, os homens geralmente apresentam pele mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos.

Há, porém, uma variação enorme entre os tipos, e cada um deles tem características especiais que requerem atenção e procedimentos estéticos adequados.

Tipos de pele

A pele masculina pode ser:

Pele normal

É considerado o tipo de pele ideal, com espessura mediana, secreção equilibrada, cor rosada e saudável, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa, brilho normal e poros discretos.

Pele oleosa

Apresenta espessura aumentada e se caracteriza pela produção excessiva de óleo, o que lhe confere maior brilho (um pesadelo em fotografias) e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona central (testa, nariz e queixo). A boa notícia é que a pele oleosa costuma ser mais resistente, tolerando bem as agressões e ação do tempo.

Pele seca

Ao contrário da oleosa, apresenta pouca produção sebácea. Isso faz com que ela seja opaca e sem brilho, com aparência desidratada. Sua espessura costuma ser bem fina, com poros diminuídos, e ela escama com facilidade. Sendo pouco elástica, apresenta facilmente rugas e tem tendência ao envelhecimento precoce.

Pele mista

É um tipo de pele muito comum e apresenta características de pele oleosa na região central e de pele seca nas partes laterais.

Pele sensível

Costuma ser fina, seca, avermelhada e delicada. Apresenta vasos dilatados e são as grandes campeãs de irritação, especialmente após fazer a barba com lâmina. Há uma grande tendência de reação aos produtos químicos.

Para cuidar de tantos tipos diferentes de pele e garantir que ela esteja sempre saudável e viçosa, alguns tratamentos têm sido os preferidos entre o público masculino. Entre eles, é possível destacar:

Limpeza de pele

Um dos procedimentos mais básicos, e por isso, mais necessários. A pele elimina, a todo momento, sebo e gorduras, além do suor, formando uma película de proteção. Essa secreção natural é fundamental para a lubrificação de uma pele saudável, mas, às vezes, a pele produz mais sebo que o necessário, tornando o aspecto visivelmente oleoso.

Como o rosto, em especial, está em contato constante com poluição, poeira, sofre com variações climáticas e com outros agentes, é preciso cuidar da limpeza da pele para remover células mortas, gordura e impurezas. Além da limpeza diária que pode ser feita com produtos específicos, fazer o procedimento com profissionais regularmente, inclusive com esfoliação, é essencial para que o processo seja mais profundo.

Tratamento anti-idade

Todos sabemos que o tempo é implacável, mas é possível retardar o envelhecimento e garantir o viço da pele por mais tempo. Assim, massagens faciais específicas e cremes anti-idade são muito procurados pelos homens. Embora o creme feminino não apresente grandes restrições para o rosto masculino, há cosméticos especiais para eles, com concentração potencializada de ativos, como a vitamina C e os ácidos retinoicos.

Peeling químico

O peeling químico é feito pelos homens para renovar a pele, combater a oleosidade e tirar manchas. Se você, como grande parte dos rapazes, sofreu com a acne na adolescência, esse tratamento pode ajudar a deixar a aparência da pele mais suave e bonita. Os produtos utilizados para o público masculino, claro, devem ser adequados ao tipo de pele. A frequência do tratamento também varia.

Toxina botulínica

A tão falada toxina botulínica estendeu seus encantos ao público masculino e já faz parte da rotina de homens mais vaidosos. Amiga do rejuvenescimento e da prevenção e tratamento de rugas, a substância oferece efeito temporário de pele mais lisinha e remoçada, geralmente 6 meses. Depois, é necessário reaplicar.

E não vá achando que a técnica é fútil e desnecessária. A toxina botulínica pode ser uma aliada para corrigir pequenas assimetrias do rosto ao paralisar pontos específicos. Se você tem mania de levantar constantemente uma sobrancelha e abaixar a outra, muitas vezes passando uma mensagem pedante, ela pode suavizar o efeito. O mesmo vale para a testa franzida, especialmente na área entre os olhos, que pode passar uma expressão nervosa e, muitas vezes, afastar as pessoas

Depilação duradoura

Vamos falar melhor desse assunto a seguir, mas vale frisar que a depilação definitiva, especialmente as técnicas a laser e fotodepilação, são tratamentos estéticos que podem resolver muitas inseguranças masculinas.

Muitos homens não conseguem conceber a ideia de pinçar as sobrancelhas. Mas sabe aquele tanto de pelos que ficam entre as duas sobrancelhas, fazendo com que elas pareçam uma só? O excesso de fios nessa região deixa a expressão mais pesada, cansada e, acima de tudo, fechada. Se os olhos são elementos essenciais para nos relacionarmos com as outras pessoas — conversar “olho no olho” não é uma prática bem vista? — vale limpar esses pelinhos centrais, não acha?

Depilação masculina: principais técnicas

Existem homens que gostam de seus pelos no corpo e existem homens que curtem um visual sem eles. Mesmo no primeiro caso, uma coisa é certa: é preciso, ao menos, aparar os pelos para passar a imagem de cuidado e até mesmo auxiliar na higiene. Quem sabe não compensa, inclusive, tentar uma das formas de se depilar pelo menos uma vez na vida? Você pode se surpreender e descobrir vantagens que jamais imaginou.

Já para o segundo grupo, há inúmeras técnicas de depilação masculina para ficar livre dos fios, seja por menos tempo ou um período mais prolongado. Todas elas apresentam vantagens e pedem de cuidados específicos. Conhecendo cada uma a fundo, é possível escolher a que melhor atende as suas necessidades. Experimentando as técnicas, em um momento você descobrirá qual é a mais adequada para você.

Depilação com lâminas descartáveis

A remoção dos pelos do corpo com lâminas descartáveis é, com certeza, o método mais barato disponível e mais facilmente executado por você mesmo. Não tem mistério: basta escolher uma boa lâmina e utilizar o recurso do gel ou creme de barbear para o objeto deslize com mais facilidade.

O recomendado é correr a lâmina em direção ao crescimento do pelo. Para auxiliar a remoção, tomar banho com água morna ou mesmo deixar uma toalha com água quente repousar na região a ser depilada por alguns minutos vai ajudar a abrir os poros para que o processo ocorra com mais facilidade. Além disso, o truque dá uma força para que os pelos não encravem quando crescerem. É por isso que barbearias profissionais utilizam toalhas quentinhas no rosto dos clientes antes do início do processo.

As desvantagens do método, porém, são muitas. Em primeiro lugar, é muito fácil se cortar utilizando a técnica. Por mais perfeito que possa parecer o resultado naquele momento, rapidamente o pelo crescerá novamente, e com aspecto bem áspero, o que significa que você terá que repetir o processo em poucos dias. E o que isso acarreta? Facilidade de irritação da área, que pode ficar constantemente cheia de bolinhas, que incomodam e coçam.

Dessa forma, recorrer à lâmina é uma razoável medida emergencial, mas traz mais desvantagens que vantagens efetivas se sua intenção é ter uma pele lisinha. Utilizar lâminas para se barbear pode, por exemplo, fazer com que a pessoa que você está beijando tenha o rosto arranhado nas mudanças de posição. No peito, ainda, fará com que você tenha constantes fios curtos que espetam e também incomodam.

Cremes depilatórios

Os cremes de depilação são outro recurso procurado por quem quer se depilar em casa de uma forma relativamente barata. Basicamente, devem ser aplicados sobre a área desejada, depois de limpa, e agir por algum tempo (cerca de 10 a 15 minutos) para que depois você o enxague. Alguns vêm com uma pequena esponja para que você faça movimentos circulares ao final do prazo estipulado.

Assim, os elementos químicos presentes na fórmula do creme dissolvem a estrutura da proteína do fio, fazendo com que ele seja arrancado mais facilmente. Porém, apesar de parecer prático, o processo não é dos mais seguros (e também não é duradouro). A raiz do fio é preservada, então, logo você verá o pelo crescendo outra vez.

Por conta das substâncias químicas mencionadas, a probabilidade de uma reação alérgica ou mesmo uma irritação momentânea é muito grande. Por ser agressiva, a fórmula também não é indicada para todas as regiões, como a íntima. Áreas com pelos escuros e muito espessos, como os da barba quando você passou toda a vida usando lâmina, podem nem sofrer efeito: continuarem do jeitinho que sempre estiveram.

Ou seja: por mais que o creme depilatório pareça, no primeiro contato, uma boa ideia, existem outras técnicas mais vantajosas para depilação masculina. Especialmente se você tem pele mais sensível, corra dessa opção.

Depilação masculina com cera (fria ou morna)

Aí está um método dos mais duradouros de se livrar dos pelos indesejados: a depilação com cera. Isso acontece porque o processo, que consiste em espalhar o material pela área a ser depilada e depois puxá-lo de uma vez, de forma a arrancar abruptamente os pelos, elimina os fios pela raiz.

Os pelos vão começar a aparecer novamente em velocidade mais lenta e menos aparentes do que quando você utiliza a lâmina. As irritações também são menos comuns, uma vez que a frequência com a qual você vai se depilar ao escolher a técnica é bem menor.

O grande medo dos homens quanto ao procedimento, no entanto, é a dor. E, falando francamente, de fato o processo é mais doloroso do que raspar a área com lâmina. Porém, coloque na balança: é incômodo, mas a retirada é feita em um só golpe. Ou seja, quando você assusta, a área já está limpa. Quanto mais você se depilar, mais vai se acostumar.

A depilação com cera morna costuma doer menos do que a com cera fria pois o calor do material deixa os poros mais abertos para a retirada. Mas não é nada de outro mundo. A sensação agradável ao toque depois e a durabilidade do resultado vão compensar. Além disso, as clínicas de depilação geralmente utilizam gel calmante para a pele em seguida. A sensação é de alívio imediato.

Como a temperatura da cera, a direção da retirada dos pelos e as condições de higiene do local onde você fará a depilação são essenciais, pesquise bem antes de começar o processo. Escolha profissionais capacitados e clínicas responsáveis, já que você quer passar bem longe das queimaduras e outros problemas.

Depiladores e aparadores elétricos

Essa é uma solução que une a durabilidade do resultado à facilidade de desenvolver o processo em casa. Os depiladores e aparadores elétricos são aparelhos que dispõem de um sistema eletromecânico com discos giratórios que extraem, pela raiz, vários pelos simultaneamente. Há, também, a função de apenas aparar os fios, para quem não gosta de retirá-los totalmente.

Os aparelhos de qualidade contam com sistemas que os tornam seguros e geralmente não resultam em irritação na pele, uma vez que não contam com produtos químicos nem machucam a epiderme com pequenos cortes, como as lâminas podem fazer.

A essa altura, porém, você já consegue imaginar o grande problema da técnica: a dor. Como os discos puxam e arrancam os fios, o resultado lisinho dura mais (até 4 semanas, como a depilação com cera), mas o processo é bem dolorido. Se optar por ele, invista em cremes que “acalmam” a pele depois.

Atenção: não é em toda área que o aparelho pode ser utilizado. Muitos não são recomendados para a área íntima. Consulte as instruções antes de usar.

Fotodepilação

Esse é um dos métodos mais eficazes e duradouros de depilação masculina. Trata-se da fotodepilação, também chamada de depilação por luz pulsada, que destrói a célula que dá origem ao pelo com a aplicação de feixes de luz, que são regulados conforme a pele e o tipo de fio.

A técnica é precisa pois o espectro de luz é controlado e, por isso, a depilação é sempre perfeitamente adequada à pele que recebe o procedimento. Em outras palavras, a fotodepilação é a melhor indicação para todos os tipos de peles e diferentes tonalidades, inclusive as mais escuras. A depilação duradoura feita com essa técnica é mais suave e mais segura, reduzindo, inclusive, o risco de queimaduras.

Com custo mais baixo que a depilação a laser, por exemplo, apresenta uma excelente relação custo-benefício, uma vez que o resultado é eficaz e auxilia na prevenção de foliculite por um preço acessível.

Quanto à dor, outra boa notícia: a fotodepilação é muitas vezes indolor para algumas pessoas, pois possui menor temperatura em relação ao laser. Nas regiões íntimas, é possível sentir um pequeno desconforto, mas totalmente suportável. O resultado vale a pena para quem quer precisão e durabilidade na retirada dos pelos, até mesmo da barba. Para a região, aliás, a técnica é muito indicada por ser mais delicada.

Os homens geralmente percebem diminuição na quantidade de pelos e na espessura dos fios na primeira sessão. Porém, a quantidade de sessões necessárias depende de cada pessoa.

Depilação a laser

A depilação a laser é uma técnica duradoura que já se estabeleceu como uma das preferidas de homens e mulheres pela sua eficácia de eliminar os pelos quase em toda sua totalidade. A luz do laser destrói a matriz dos fios, impedindo o seu crescimento. O resultado pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da pele e espessura dos fios, mas 5 a 8 sessões já dão muito resultado.

Em comparação com a fotodepilação, o laser é um processo um pouco mais caro e dolorido, mas compensa para quem definitivamente não quer mais se preocupar com pelos. A dor, é claro, é suportável, sendo variável de pessoa para pessoa e região depilada. Lembra que falamos dos pelos nas costas que muitas vezes incomodam os homens? Essa é uma boa área para utilizar a técnica, pois a durabilidade valerá a pena.

Atenção: a depilação a laser é mais eficiente em quem tem a pele bem clara e pelos mais grossos e espessos. Isso acontece porque o resultado do processo com laser depende do enfraquecimento da melanina para que o pelo seja retirado de vez. Portanto, se sua pele é mais escura ou se seus pelos não obedecem esses critérios, o melhor é investir na fotodepilação.

Benefícios da depilação masculina nas diversas áreas do corpo

Diante das explicações detalhadas sobre as formas de depilação masculina, podemos facilmente dizer que as técnicas mais eficazes de remoção dos pelos são a depilação com cera, a fotodepilação e a depilação a laser para um resultado duradouro e a depilação com aparelho elétrico para quebrar um galho em casa, correto?

O que todas essas técnicas têm em comum é o fato de deixarem a pele lisa, com toque agradável, sem aqueles pelos que espetam ao encostar. Muitos homens afirmam que, ao perceber esses efeitos, se sentiram imediatamente mais confiantes e seguros na hora da conquista ou mesmo para surpreender em um relacionamento de mais tempo.

Como o corpo masculino transpira mais, é possível que a sensação de não ter pelos seja mais confortável nesse momento, já que os fios podem em alguma medida, acentuar odores em determinadas áreas do corpo.

Não há restrições de regiões para depilação masculina, desde que a técnica aplicada seja adequada. É possível depilar braços, peitos, costas, barba, região central das sobrancelhas, axilas, pernas e área íntima, sobre a qual falaremos agora. Ou seja: tudo vai depender do seu gosto e de como você se sente mais confortável.

Depilação íntima masculina: conheça essa tendência

Se por muitos anos os homens sequer se atinaram para a necessidade de aparar os fios da região íntima, hoje a variedade de estilos de pelos — ou a ausência deles — nessa área é bem mais ampla. Se os fios cumpriam, em tempos primitivos, a função de nos proteger contra agentes externos e manter certa temperatura na região dos órgãos genitais quando andávamos todos nus, hoje dispomos de outros recursos.

Além disso, inegavelmente o ato de aparar ou remover os pelos da região facilita o sexo oral, além de ser considerado esteticamente mais agradável. Invista, então, na depilação íntima masculina. Como já dissemos, a lâmina e o creme depilatório são opções por vezes agressivas e com resultados pouco duráveis. Especialmente para a região íntima, podem trazer problemas: a lâmina por poder causar cortes, o creme por não ser indicado para a área e poder causar reação alérgica.

Considere que a região é muito sensível, não só quanto à reação a alguns materiais quanto à dor. A depilação a laser ou a fotodepilação podem ser boas opções se você já decidiu que quer manter a área livre. Por mais que doa um pouco, o resultado vale a pena. Quanto ao depilador elétrico, lembre-se de que a região do escroto e perianal são mais sinuosas e merecem cuidados redobrados.

Valem algumas recomendações específicas para a região íntima antes e depois da depilação:

  • Dê preferência às cuecas de algodão e aposente as de tecidos sintéticos. O risco de irritações e outros problemas será bem menor.
  • Não exagere no sabão em pó ou amaciantes para lavar roupas íntimas e passe longe das alergias.
  • Não lave a área íntima com sabonetes comuns. Opte pelos líquidos especiais para essa região, que têm pH diferenciado, ou use os neutros.
  • Banhos quentes podem machucar a área depilada. Priorize a água morna.

Cuidados com a pele antes e depois da depilação masculina

Alguns cuidados são essenciais para a pele sempre, seja antes ou depois da depilação. Afinal, mesmo que você faça o procedimento em uma ótima clínica, pode colocar tudo a perder caso não se preocupe com algumas questões específicas. Como regras gerais, que se aplicam a todas as áreas depiladas:

  • Tenha muito cuidado com produtos feitos com álcool. Adstringentes com álcool na composição, especialmente se usados depois de você se barbear, vão causar uma dor tremenda. Eles também podem destruir a proteção natural da pele.
  • Evite se expor ao sol depois de se depilar, seja qual técnica utilizar. A depilação a laser e a fotodepilação exigem ainda mais cuidado. Como via de regra, para proteger sua pele, use sempre filtro solar específico, seja para corpo ou rosto.
  • Esfoliar a pele é uma ótima prática para mantê-la limpa e saudável. Mas, depois da depilação, é necessário aguardar um tempo, de uma a duas semanas, para poder recorrer à esfoliação. Sua pele, após ser depilada, fica mais sensível que o normal.
  • Evite praia, sauna e piscina logo após se depilar. O sal da água do mar ou os produtos químicos da piscina podem causar ardência no local. No caso das saunas, o calor e o vapor excessivos podem resultar em manchas.
  • Hidrate seu corpo sempre, bebendo muita água. Pele desidratada fica mais sensível e mais suscetível a várias complicações.

Como escolher a melhor clínica de estética masculina

Você percebeu que todas as técnicas de depilação envolvem muita atenção, cuidado e seriedade, não é mesmo? Por isso, escolher bem a clínica onde você vai realizar o procedimento escolhido é essencial para que você fique mais seguro e confiante no resultado.

Antes de mais nada, peça indicações aos seus amigos ou mesmo às amigas mulheres. Ninguém vai achar que há algo errado com você por querer se cuidar. Caso ache, quem está errada é essa pessoa, e não você. Contar com a experiência de quem já utilizou os serviços de uma clínica de estética é a melhor forma de cercar-se de informações.

Antes de agendar o procedimento, vá conhecer o local. Fique atento à estrutura, à condição dos aparelhos, ao atendimento dos profissionais do espaço, investigue há quanto tempo o estabelecimento está no mercado e não hesite em fazer perguntas. Tire todas as suas dúvidas. Procure as que oferecem atendimento especializado para o público masculino para ter certeza de que quem irá te atender conhece bem seus anseios e necessidades.

Leia sempre o contrato com atenção antes de assinar para estar ciente das suas responsabilidades e das responsabilidades da clínica antes de partir para a ação. Combine previamente os preços e condições de pagamento, se possível, por alguma forma que permita registro (o e-mail é uma delas). Por último, trate de guardar todos os panfletos promocionais para o caso de, em algum momento, existir discordância quanto ao preço. Esteja sempre respaldado.

Viu que a depilação masculina não é nenhum bicho de sete cabeças? Tendo em mente o seu gosto, as características do seu corpo e as suas necessidades, facilmente saberá qual tipo de depilação é mais adequada para você e quais cuidados ela requer.

Tenha em mente que os profissionais que realizam esses procedimentos trabalham com sigilo e discrição. Por isso, nada de ter vergonha do próprio corpo ou algo parecido. Pode ser até sua primeira vez em uma clínica de estética, mas esteticistas lidam com esses serviços todos os dias na maior naturalidade. Invista em você mesmo sem medo!

E então, descobriu qual técnica te atende melhor? Ou mesmo restou alguma dúvida que você quer sanar de uma vez por todas? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!