Depilação masculina: 10 fatos que você deveria conhecer

12299307_1120377867972448_2549712438895637745_nA depilação já é tão comum e tem tantas técnicas eficientes, que causam pouca ou nenhuma dor, que até já conquistou novos fãs: os homens. Está cada vez mais comum que eles busquem esse tipo de serviço, seja para aparar uma grande quantidade de pelos, que pode se tornar bastante incômoda, ou deixar as regiões inteiramente limpas por meio de técnicas que retiram os fios pela raiz.

Saiba mais sobre a depilação masculina com o nosso guia:

1. Depilação não é coisa de mulher

O pensamento contrário é bastante ultrapassado, pois a depilação masculina está cada vez mais bem aceita e conquistando adeptos, especialmente de quem tem pelos em grande quantidade, que coçam e incomodam. Além disso, a depilação pode ajudar muito na higiene, já que os pelos acabam sendo depósito de suor e oleosidade, além de coçarem e incomodarem. Por isso, a depilação garante mais liberdade e conforto. Modelos e atletas são fãs da depilação, que valoriza o corpo do homem.

2. A depilação masculina dói muito

Na verdade, a quantidade de dor é um conceito bastante relativo, mas como geralmente os homens têm fios mais grossos, a depilação com cera morna pode ser mais dolorida, especialmente em áreas como o peito e a virilha, que são mais sensíveis. Por isso, é indicado procurar um profissional para executar, pois ele saberá conduzir o processo de forma menos dolorosa.

3. É possível reduzir os pelos sem retirá-los

Se a pessoa ainda está em dúvida se gosta do resultado da depilação, que deixa a pele lisinha, é possível optar por aparar os fios com uma máquina de cortar o cabelo. Ela deixa os pelos de tamanho uniforme por todo o corpo, já ajudando bastante no aspecto estético.

4. Os pelos não engrossam com a depilação

Não dá pra alterar as características do pelo pela haste. Essa impressão de que eles mudam de espessura se dá porque, quando a depilação é feita com lâmina, ela corta o fio no meio, que continua crescendo com a mesma grossura, ao contrário da ponta dos pelos que costuma ser mais fina.

5. A depilação pode fazer os pelos pararem de nascer

Isso só é verdade se o tipo de depilação utilizada for a laser ou luz pulsada, que destroem os bulbos que dão origem aos pelos, fazendo com que eles deixem de nascer. Na depilação com cera morna, apesar do espaço de tempo entre depilações ser maior, eles continuarão a nascer normalmente.

6. Os cuidados antes e depois são os mesmos da depilação feminina

Muitos homens não estão acostumados com o ritual da depilação e, por isso, não sabem quais cuidados com a higiene devem ser tomados antes do processo. Por exemplo, lavar bem a área e fazer uma esfoliação com alguns dias de antecedência para retirar o excesso de pele morta, o que evita o surgimento de foliculite. E depois da depilação, passar um creme ou gel antisséptico ajuda a evitar inflamações.

7. Existem técnicas para reduzir a dor

Cada tipo de depilação tem seus benefícios. Por exemplo, a lâmina e a máquina de aparar os fios são indolores. No entanto, o resultado dura poucos dias. Se você optar por um método mais duradouro, algumas técnicas podem ajudar a reduzir a dor.

Por exemplo, se optar por retirar o bulbo com depilação de cera morna, fazê-la depois do banho, quando os poros estão abertos, reduz a dor. Porém, é preciso ter certeza de que a pele está bem seca ao aplicar a cera. Relaxar na hora de puxar o pelo também ajuda a aguentar o desconforto da depilação.

Se o método escolhido é a fotodepilação ou a laser, a dor pode ser diminuída com a aplicação de gelo na área a ser depilada. Uma pele bem hidratada também sofre menos com o processo, por isso, investir no hábito pode fazer toda a diferença.

8. Intervalo entre as depilações

Não existe um manual que defina o tempo exato que o homem deve esperar entre as depilações, afinal, isso depende de muitas variáveis: o metabolismo de cada um, que determina a velocidade em que o pelo cresce para cada pessoa, e o método de depilação escolhido.

Em média, os métodos simples, como a lâmina e a máquina que corta os pelos, costumam durar um ou dois dias. Cremes depilatórios podem durar um pouco mais, mas geralmente os pelos costumam aparecer em menos de uma semana. A cera fria e morna podem deixar o corpo liso por até duas semanas, já os métodos duradouros, como a fotodepilação e a depilação a laser, retiram o pelo completamente após algumas sessões e só requerem manutenção a cada seis meses para evitar que eles nasçam novamente.

9. Guia rápido: prós e contras de cada tipo de depilação

  • Lâmina: pode ser feita em casa. Os pelos voltam a aparecer rapidamente e podem incomodar durante o processo de crescimento.
  • Máquina de cortar pelo: apara pelos longos, que continuam crescendo normalmente. Não deixam a superfície da pele lisa.
  • Creme depilatório: método rápido e higiênico, praticamente indolor. Requer teste de sensibilidade, pois pode causar alergias. O pelo volta a crescer rapidamente.
  • Cera fria: duração prolongada, demora até um mês para que o pelo volte a crescer. No entanto, é bastante dolorida, especialmente em áreas mais sensíveis e para quem tem pelos grossos.
  • Cera morna: pode durar até um mês e é menos dolorida que a opção fria. É indicado que seja feita por um profissional, pois na temperatura errada pode causar queimaduras.
  • Fotodepilação: faz com que o bulbo do pelo não volte a crescer, por isso, dura bastante. É um pouco mais cara que as anteriores e e alguns necessita de manutenção.
  • Depilação a laser: faz com que o pelos não nasçam novamente e é mais dolorida que a fotodepilação. É o mais caro de todos os métodos.

10. Nada de manchas

Para não ficar com manchas na área depilada, não se pode esquecer o filtro solar antes de expor-se ao sol. A retirada da camada superficial da pele, que acontece em todos os métodos de depilação, deixa ela mais sensível e pode fazer com que a produção de melanina seja maior nessa área. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Quer saber mais sobre depilação masculina e feminina? Curta nossa página no Facebook e confira as novidades em técnicas e cuidados para a sua pele!