8 cuidados essenciais para quem tem pele oleosa

A pele é o maior órgão do corpo humano e um verdadeiro cartão de visitas para qualquer pessoa. Mantê-la bonita e bem cuidada ajuda não somente a aumentar a autoestima, mas também a abrir portas e melhorar sua imagem, até mesmo no âmbito profissional.

No entanto, nem todos possuem uma genética privilegiada. Muitas pessoas sofrem com problemas na cútis e acabam não tendo a aparência que gostariam. O lado bom dessa história é que, com as atitudes certas, dá para reverter essa situação.

Quer descobrir como? Então confira esses cuidados essenciais para quem tem pele oleosa!

Lave o rosto duas vezes ao dia

O primeiro dos cuidados com a pele oleosa que podemos citar é: lave o rosto! Manter a região livre de impurezas é fundamental para deixá-la saudável. O ideal é que isso seja feito duas vezes por dia, pois ajuda a evitar o surgimento de cravos e espinhas.

Faça a primeira lavagem pela manhã, logo depois de acordar, pois ela elimina a oleosidade produzida durante o sono. A segunda, realize no final do dia, pois ela retira a poluição e a maquiagem. E opte por água morna ou fria, pois o calor estimula a produção de óleo.

Use protetor solar

Usar protetor solar é primordial também. Como todos nós sabemos, os raios ultravioletas em excesso contribuem para o surgimento de diversos problemas e favorece o envelhecimento precoce.

No entanto, o que nem todos sabem, é que ele aumenta a ocorrência de espinhas e cravos. O ideal é contar com uma loção em gel ou com fotoprotetores oil control, que têm formulações mais leves e podem trazer vantagens adicionais para o controle da oleosidade.

Lembre-se de aplicá-lo sempre que transpirar demais ou de duas em duas horas. Como vivemos em um país tropical, com altíssima incidência de raios UV durante todo o ano, não se prive de escolher um protetor com fator de proteção alto: 30 é o mínimo recomendável, ok?

Esfolie e hidrate

Pessoas com pele oleosa precisam de um cuidado a mais. Por isso, usar um esfoliante é essencial, pois ele ajuda na remoção de células mortas e evita a formação de cravos e espinhas.

Você pode encontrar esses produtos facilmente em farmácias e supermercados, mas fique atento para comprar um que possua boa qualidade e seja indicado exatamente para reduzir a produção de sebo.

Hidratar também é muito importante, pois isso ajuda a manter o viço e a beleza por muito mais tempo. No entanto, o ideal é contar com produtos oil-free ou em gel, pois eles oxigenam melhor a cútis e evitam a formação de mais oleosidade.

Fique de olho na alimentação

Uma boa alimentação é um dos melhores cuidados com pele oleosa que você pode ter. Obviamente, é recomendável evitar a ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura, pois isso se reflete nos seus poros. Comidas com excesso de açúcar também não são grandes amigas de uma cútis bonita.

Beber muita água também ajuda a eliminar toxinas e deixar a saúde geral em melhores condições. Vale a pena investir em frutas ricas em vitamina C e vitamina E, pois elas contêm antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

Alimentos ricos em fibras, como aveia e vegetais, também podem contribuir, pois eles favorecem o movimento intestinal: a prisão de ventre é comumente associada a problemas de pele.

Retire a maquiagem

A maquiagem é um item quase que indispensável para as mulheres, pois ela disfarça imperfeiçoes e deixa a feição mais harmoniosa e bela. No entanto, seu uso não passa incólume: o excesso pode ser bastante prejudicial, especialmente durante a noite, quando os processos de renovação celular são mais intensos.

Especialmente os produtos cremosos acabam obstruindo os poros e atrapalham a oxigenação da região, favorecendo o envelhecimento precoce. O ideal é usar um produto demaquilante adequado ao seu tipo de pele. Como já dissemos, lavar o rosto ao final do dia também é imprescindível, finalizando com o uso de um sabonete próprio para peles oleosas.

Fuja dos efeitos da poluição

A poluição é um dos grandes problemas das metrópoles e ela também não é nem um pouco benéfica para a saúde da pele. Os temíveis agentes poluentes incitam a inflamação e aumentam o entupimento dos poros, favorecendo a oleosidade e o surgimento de acne e cravos.

Como não dá para todo mundo se mudar para o campo, o ideal aqui é minimizar essa exposição: procure não ficar muito tempo em ruas com excesso de carros, se prive de ficar próximo a escapamentos de veículos pesados como caminhões e ônibus e frequente mais parques e locais arborizados: eles fazem bem para a pele e para a saúde como um todo!

Cuidados com os cabelos

Por incrível que pareça, os cabelos também podem ser um fator determinante para aumentar ou diminuir a oleosidade da pele e estragar o seu visual. Quando você usa cortes com franja, por exemplo, a oleosidade produzida e contida em suas madeixas e no próprio couro cabeludo, pode acabar aderindo à testa e ao rosto, causando resultados terríveis.

Além da aparência brilhosa, o cabelo vai abafar a pele, reduzindo sua oxigenação e favorecendo o surgimento de problemas. Invista em cortes que não deixem o cabelo com muito contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos sempre que puder.

Consulte um dermatologista

Por fim, se todas essas atitudes não forem suficientes para que você fique com a pele do jeito que deseja, certamente é hora de procurar um médico. A ajuda profissional pode ser indispensável e o especialista que pode ajudá-la neste caso é o dermatologista: ele deverá indicar os produtos ideais, descobrir seu tipo de acne, dar dicas importantes e acompanhar o seu caso, oferecendo um tratamento especializado e individual, de acordo com a gravidade da sua patologia.

Gostou de conhecer os mais importantes cuidados com pele oleosa que você deve ter? Inicie com os cuidados o quanto antes e fique com a imagem que sempre desejou! Se quiser receber mais conteúdo como esse e ficar por dentro das nossas novidades, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!