5 inconvenientes de remover pelos com lâmina

Depyl - Posts Redes Sociais - 2015 - Semana 28 - B 085
Em meio à correria da semana, você se preparou com todo o carinho para aquele encontro de sexta-feira. De repente, pouco antes do evento, você repara que aqueles pelos inconvenientes estão tentando roubar o brilho do seu traje. O que fazer? Lâmina neles!

A depilação com lâmina é rápida, econômica e, se feita da maneira correta, indolor. Porém, apesar de ser a solução perfeita em planos de emergência, a lâmina tem alguns inconvenientes para quem deseja a pele lisinha. Quer saber quais são eles e como evitar ter que recorrer à lâmina na sua batalha contra aqueles pelos incômodos? Acompanhe!

A lâmina pode deixar a pele da região mais escura e irritada

Além do uso de tecidos sintéticos, o uso de lâminas pode causar o escurecimento da pele. Isso ocorre porque o aparelho machuca a cútis, provocando uma inflamação. A pele então reage, aumentando a produção de melanina na região e causando o escurecimento.

Caso isso te cause preocupação, recorra a um dermatologista de confiança para verificar o aparecimento de fungos ou bactérias. Ele também pode prescrever cremes para ajudar no clareamento da pele.

Os pelos crescem depressa

Quando comparada aos demais métodos de depilação no mercado, a remoção dos pelos com o aparelho de barbear é pouco duradoura. O resultado pode se manter por um a cinco dias — o prazo varia de acordo com o seu organismo. Com a frequência maior, você precisará usar a lâmina mais vezes e machucará mais a pele. Resultado: pele escurecida!

Você não pode usar a lâmina em todas as áreas do corpo

Apenas as pernas têm a pele resistente o suficiente para a agressão causada pelo aparelho de barbear. Quando a lâmina é utilizada na axila, que tem a pele mais fina e sensível, pode causar o escurecimento da região. Na virilha, o risco do pelo encravar é ainda maior, especialmente porque a região sofre com o atrito das pernas e das roupas durante todo o tempo.

Caso a pele da sua região fique muito irritada por causa da cera ou com pelos encravados, deixe a pele descansar por alguns dias e considere abandonar a lâmina. Enquanto avalia métodos alternativos, aplique cremes calmantes com silicone, azuleno, Aloe Vera ou alantoina.

A lâmina pode provocar pelos encravados

Quando o pertuito (a passagem estreita do pelo) fica tortuoso, o pelo muda o caminho natural e nasce dentro da pele. Por ele ser feito de queratina, o organismo entende esse pelo como um corpo estranho e começa a englobar a substância. Dessa forma, formam-se os cistos (bolinhas vermelhas) e a região fica avermelhada — resultando na temida foliculite!

Quando feito diariamente, o uso da lâmina pode causar a obstrução dos poros e aumentar o risco do fio voltar para dentro do folículo. Isso pode ocorrer pelo fato de a lâmina arrastar as células de uma região para a outra, obstruindo o pertuito.

O resultado não é tão satisfatório

Retirar os pelos das pernas ou das axilas com a lâmina é um procedimento rotineiro no cotidiano das mulheres. Mas ele não gera resultados tão satisfatórios quando os métodos mais duradouros. Quantas vezes você percebeu uma série de pelinhos esquecidos após finalizar a sessão com a lâmina no banho? Afinal, sob a espuma do sabonete, fica difícil detectar todos os pelos a serem removidos. E utilizar a lâmina a seco passa longe de nossas recomendações!

Já no dia a dia dos homens, fazer a barba com a lâmina é uma alternativa acessível, que pode ser feita em casa com itens que encontramos em qualquer supermercado. Porém, quando fazemos a barba com lâmina, o pelo é cortado rente à pele. Assim, cresce mais rapidamente e de maneira áspera, e o aspecto desleixado da barba por fazer acaba ocorrendo com maior frequência.

Verdade ou mentira: os pelos ficam mais fortes com o uso da lâmina?

A lâmina não deixa o pelo mais grosso. Para ajudar você a pensar nessa questão, examine seus fios de cabelo. Eles engrossaram quando você fez o último corte? Não! Eles apenas têm as pontas, que se desgastam e afinam com o tempo, cortadas. Por isso, o final do fio fica com a mesma espessura da extensão do cabelo. Depois de usar a lâmina, você apenas tem a impressão de que o fio fica mais grosso porque está vendo a base dos fios, mais espessa, crescer.

Porém, métodos de depilação duradoura, como a cera e a fotodepilação, de fato são capazes de afinar os fios. A depilação com cera remove os pelos e também o folículo (raiz), um tecido bastante delicado e responsável pela eclosão dos pelos. Após algumas depilações com cera, alguns folículos são destruídos. O pelo, consequentemente, não cresce mais. Por isso, quem usa cera tem menos pelos em relação a quem usa lâmina. A eliminação completa apenas não ocorre porque a pele tem várias camadas de folículos que apresentam crescimento em períodos diferentes. A cera só arranca os pelos já crescidos, e os pelos de cada camada crescem de forma desordenada.

Veja outros mitos das depilações com lâmina e cera!

Preciso de uma depilação imediata. O que fazer?

Não vai dar tempo de recorrer a uma depilação duradoura? Siga nossas dicas para conseguir resultados melhores e organize sua agenda para que não aconteçam mais esses imprevistos!

  • Limpe previamente a região com água morna e sabonete para reduzir o desconforto;
  • Faça uma esfoliação prévia da região com cremes e sabonetes específicos para retirar as células mortas, evitando o encravamento de pelos;
  • Não utilize o aparelho de barbear com a pele seca. Use um creme ou gel à base de substâncias calmantes para que a lâmina deslize mais facilmente;
  • Utilize lâminas novas para evitar ferimentos e pelos encravados. Aparelhos com lubrificante ajudam a evitar cortes e ressecamentos. Cuidado para não se machucar;
  • Por fim, aplique um bom hidratante para que a sua pele se recupere do processo.

E então, vai largar a lâmina e optar por um método de depilação mais duradouro para remover os pelos indesejados? Veja algumas das diferenças existentes entre a fotodepilação e a depilação a laser e escolha o melhor método para o seu corpo!