O processo de depilação pode causar manchas ou escurecer a pele?
POSTADO EM Beleza

Muita gente ainda tem dúvida sobre os processos de depilação, e manchas na pele é um questionamento que sempre aparece. Por isso, a Depyl Action quer ajudar você a entender melhor o que pode causar as manchas e o escurecimento da pele. Vem com a gente!

Ficar livre dos pelos é o desejo de quem preza pela liberdade e pelo bem-estar, mas a pele não pode ser agredida pela depilação, e é importante ressaltar que nem toda mancha tem a mesma origem, por isso, cada uma delas exige um cuidado especial para ser prevenida. No caso da lâmina, por exemplo, a fricção e irritação da pele podem causar manchas porque ativam a produção de melanina, pigmento responsável pela mudança de tonalidade da pele.

Cera morna x manchas e escurecimento

O processo de depilação com cera morna deve ser feito por um especialista, para que certos cuidados sejam tomados e a pele não sofra consequências. Por isso, a Depyl Action se preocupa constantemente com a qualidade da cera que produz com exclusividade, e principalmente com a temperatura para que a depilação seja suave e delicada. Quando o assunto é causar manchas ou escurecer a pele, a temperatura da cera faz toda a diferença porque está relacionada às queimaduras possíveis nas peles mais sensíveis e alérgicas, principalmente se a depilação é feita por pessoas não especializadas, além da preocupação com o uso de produtos como os ácidos nas áreas depiladas antes e depois do processo. O aparecimento de manchas também pode ser favorecido pela exposição ao sol das áreas mais sensibilizadas pela depilação, já que é muito importante saber que o processo de retirada dos pelos remove também uma parte da proteção natural da pele, deixando-a mais vulnerável. Por isso, é essencial proteger diariamente as áreas depiladas com protetor solar, principalmente as que ficam mais expostas, como o buço, escolhendo os de fator superior a 30 FPS, reaplicando a cada duas horas ou sempre que necessário. Os dermatologistas recomendam, inclusive, que para não manchar a pele, deve-se evitar ir à praia ou piscina nos 3 ou 4 primeiros dias após o processo depilatório, além de não esquecer de manter a pele sempre hidratada ingerindo bastante água, o que resulta em uma redução nos problemas de irritabilidade, ressecamento e até a acne, que pode gerar manchas, e utilizando cremes hidratantes, o que ajuda a evitar também a foliculite, uma das principais causas de manchas.

Axilas bem cuidadas

A axila é uma região de pele sensível, e é bom ficar atento porque o uso constante de lâmina de raspar causa inflamação na pele, e esse processo inflamatório é o que pode ser uma das causas do escurecimento da pele. O ideal é escolher um método de depilação mais suave, como a cera morna e a fotodepilação, que irritam menos a pele. No caso desses métodos, é importante se preocupar com a temperatura tanto da cera quanto da luz emitida, e o mais interessante é escolher o que melhor se adapta à sua pele e ao seu estilo de vida. A pele pode escurecer também devido ao uso de produtos que contenham álcool em sua composição, como os desodorantes, mas é bom ficar atento, antes e depois da depilação, para perceber se o aparecimento de manchas não tem causas hormonais e alérgicas que precisam ser investigadas com a ajuda de um dermatologista. E mais uma vez: nas axilas também é fundamental usar o protetor solar quando estiver com blusas sem mangas para evitar as manchas. Cada pessoa precisa descobrir o processo de depilação que mais faz bem para sua
pele, e a equipe da Depyl Action está disponível para ajudar você a encontrar um método para chamar de seu! Por falar em foliculite, quem tem a pele negra normalmente está mais propício a essa inflamação dos folículos pilosos e tem a facilidade de pigmentação da pele após a depilação, o que pode acarretar o escurecimento da região depilada por causa da hipercromia pós-depilatória. Ainda mais nesses casos, o uso de um bom protetor solar é imprescindível, e investir em cremes formulados para peles sensíveis, que contenham ativos calmantes e suavizantes, é também uma ótima opção para minimizar a irritação local!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...