11 dicas para manter a pele sempre hidratada e limpa
POSTADO EM Beleza

Foi-se a época em que peles perfeitas significavam cremes caros e dermatologistas estrelados. Com tantos segredos aqui e ali por blogs e redes sociais, fica cada vez mais claro que o segredo para uma pele saudável e bonita está ali, nos cuidados do dia a dia.

Os cosméticos ajudam, mas adotar um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e uma dieta balanceada, também reflete diretamente na sua imagem e na sua qualidade de vida. Quer entender melhor? Saiba os cuidados que você precisa ter para manter a pele hidratada e radiante!

Limpe e hidrate bem a pele

Caprichar na limpeza é muito importante para manter uma pele bonita. Porém, isso exige alguns cuidados. Uma higienização bem feita remove as células mortas, resíduos de produtos que danificam a superfície da pele e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Tome muito cuidado na hora de escolher o produto para limpeza.

Alguns cosméticos têm componentes muito agressivos, o que pode acabar provocando o ressecamento, a descamação da pele ou até mesmo o aparecimento das linhas de expressão precoces. Os sabonetes convencionais, por exemplo, costumam ter agentes de hidratação mais agressivos. Por isso, separe um sabonete específico para a região. Para o corpo, busque por produtos que tenha ativos antiressecamento, como lactatos de amônio, ureia, alantoína, vitamina E, vaselina ou ceramidas.

Evite também lavar a pele do rosto toda hora porque isso pode estimular a produção excessiva do sebo. O ideal é realizar a limpeza no máximo duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à noite. Hidrate a pele com produtos específicos para a região nas duas vezes.

Na hora de secar, nada de esfregar a toalha na pele. Dê batidinhas leves com uma toalha macia para evitar possíveis agressões. Com o rosto todo cuidado é pouco.

Se você tiver muita acne e cravos, procure um especialista para realizar a limpeza. Espremer com os dedos pode ocasionar infecções e deixar marcas na pele que podem durar a vida inteira.

Se a rotina anda apertada, você pode usar os hidratantes de banho, que têm compostos com vitaminas e proteínas. Já os óleos de banho com base vegetal proporcionam maciez e irritam menos a pele. O uso dos hidratantes convencionais, contudo, não deve ser abandonado por completo. No caso de pele normal, mesmo usando hidratantes de banho, recomenda-se que um creme após o banho seja aplicado ao menos duas vezes por semana.

De acordo com a dermatologista Mona Gohara em entrevista à Maria Claire, perdemos cerca de 50 milhões de células da pele todos os dias. Se não ajudarmos a removê-las, elas podem ficar lá, deixando a pele com um aspecto opaco. Por isso, escolha um produto esfoliante com pH neutro para a região do rosto e outro para o corpo.

Tome cuidado com as microesferas de plástico!

As microesferas de polietileno (derivado do plástico) são grânulos de poliamida com propriedades de esfoliação. Elas são utilizadas em esfoliantes, cremes dentais e diversas outras formulações cosméticas. O grande problema no uso destas microesferas é o dano ambiental que elas têm causado: o polietileno não é biodegradável, leva cerca de 400 anos para degradar e está contaminando nossos rios e oceanos, formando complexos tóxicos com poluentes químicos que afetam toda a cadeia ambiental.

Nos Estados Unidos, Nova York, Nova Jersey e Illinois adequaram suas legislações para a proibição do uso de microesferas de polietileno. Para consultar quais são os produtos que não contém microesferas de polietileno, consulte esta lista.

Açúcar e sementes são ótimos agentes esfoliantes. Se você deseja uma receita de esfoliante natural para fazer em sua casa, misture meia xícara de açúcar, meia xícara de café moído e uma xícara de óleo de coco. A mistura é rica em antioxidantes, e deve ser aplicada com os dedos.

Escolha os produtos ideais para seu tipo de pele

Cada pele se comporta de uma maneira diferente. Quem tem a pele propensa à acne ou oleosa deve usar um gel salicílico ou sabonetes à base de peróxido de benzoíla para limpar a pele. Para uma pele mais seca e madura, hidratantes com ácido glicólico são os mais indicados. Pessoas que possuem manchas ou melasmas podem procurar produtos para iluminar a pele, como sabonetes com alfa hidroxiácidos. As águas termais são ótimas para garantir uma hidratação suave e controlar o aspecto engordurado

As brasileiras têm como característica a pele mista, e por isso precisam apelar para produtos variados. Independente disto, algumas partes do corpo que merecem um cuidado reforçado na hidratação como a sola dos pés, joelhos, cotovelos e palmas das mãos. Nestas regiões, aplique produtos dedicados à pele extrasseca.

Para a pele negra, os produtos ideias geralmente trazem componentes como macadâmia, karitê, cacau e cupuaçu, já que possuem propriedades de fácil absorção, previnem inflamações e promovem a elasticidade da pele.

Para uma pele hidratada, mova-se!

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a manutenção do bem-estar. Quando nos exercitamos, retardamos o envelhecimento precoce, ajudam a proteger o corpo, oxigenam a pele, abrimos os nossos poros e deixamos a cútis mais tonificada.

Antes de começar a se exercitar, certifique-se de que sua pele está bem limpa, garantindo que as toxinas sejam eliminadas. Após praticar suas atividades, tome um banho relaxante! Mantenha-se hidratada e protegida dos raios solares!

Use protetor solar sempre!

Faça chuva ou faça sol, não esqueça o protetor solar. Os raios solares aceleram o surgimento de rugas e o fotoenvelhecimento da pele. Mesmo no inverno, usar o protetor solar é importante. Você pode até não perceber, mas nossa pele sempre está exposta aos raios UV.

Uma dica para os dias mais frios e com pouco sol é usar uma maquiagem com o fator de proteção solar, bastante prática para uma rotina apressada. E atenção: a pele negra não está isenta do cuidado. O protetor solar é para todas as pessoas e épocas do ano! Procure um produto com FPS de 30 para cima, e reaplique a cada duas horas. Óculos de sol e chapéu também ajudam a proteger.

Atente-se aos cuidados com a depilação

Antes de sair procurando fórmulas e maneiras de como fazer a depilação durar mais tempo, pense primeiro na hidratação. A preparação da pele antes de qualquer procedimento é ideal para garantir o resultado que você quer. Hidratar a pele e esfoliar ao menos uma vez na semana facilita a remoção dos fios e evita os pelos encravados. Porém, alguns cuidados são fundamentais.

A hidratação só é recomendada antes da depilação e não logo depois. Como os poros da sua pele estão abertos após o procedimento, o hidratante pode obstruir a entrada, aumentando assim a chance de aparecerem os pelinhos encravados

Além disso, você deve evitar a exposição solar um dia antes e um dia após a sessão de depilação. Conheça outros cuidados essenciais para ter antes e após a depilação!

Beba a quantidade adequada de água

Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água. Logo, quando falamos de hidratação, não podemos deixar de citar a importância dela para a pele. Beber ao menos dois litros de água por dia (cerca de 8 copos) ajuda a regular a temperatura corpórea, hidratar o corpo e limpar as impurezas da pele, removendo toxinas.

A melhor hidratação acontece de dentro pra fora. Por isso, não adianta comprar diversos cremes se a ingestão de água está em níveis insatisfatórios. Se você é uma destas pessoas que se esquece de ingerir a bebida, pode carregar uma garrafa ou copo bem bonito consigo e deixá-lo em sua mesa de trabalho. Alguns aplicativos também disparam alarmes para que você se lembre de se hidratar: procure na loja de apps do seu smartphone!

Pela manhã, evite a ingestão excessiva de café e opte por sucos e água saborizadas. Sucos verdes com vários legumes podem ser consumidos diariamente e ajudam a transformar a pele em dias, estimulando o sistema linfático e oxigenando a pele.

Fique de olho na alimentação

A alimentação é essencial para a manutenção de uma pele bonita. As vitaminas, por exemplo, são nutrientes essenciais, especialmente as A, C, E e as do complexo B. Veja a seguir quais alimentos não podem faltar em seu dia a dia!

O iogurte é rico em vitamina B2, que integra a renovação celular, combatendo a formação de linhas de expressão e rugas. A carência desta vitamina pode provocar lesões, como o envelhecimento precoce e dermatites. A vitamina B2 ainda ajuda a prevenir fissuras ao redor dos lábios, e pode ser encontrada também em vegetais de folhas verde-escuras, gérmen de trigo e amêndoas cruas.

O abacate tem uma grande quantidade de vitamina A, e é importante para regulação das glândulas sebáceas, que cuidam da produção do óleo natural que lubrifica a pele.

A linhaça é repleta em ômega-3, que ajuda a reter umidade. Coloque um pouco de sementes na salada ou em seu iogurte e aumente a capacidade da sua pele de se manter hidratada. Chia e nozes também fornecem este nutriente.

Laranja, acerola e outras frutas cítricas são fontes de vitamina C e ajudam na formação de colágeno da pele, melhorando a firmeza e a elasticidade.

A banana é rica em vitamina B6, que tem ação cicatrizante, reforça o sistema imunológico e é essencial na formação de glóbulos vermelhos.

A quinua possui alto valor nutritivo, é rico em proteínas e contém fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e mantém os níveis de hormônios equilibrados.

Vasinhos e varizes podem indicar congestão no fígado ou deficiências nutricionais. A vitamina E, presente no abacate, no azeite de oliva, nas amêndoas e nas castanhas, ajuda no combate desses males.

Os fios de cabelo são formados basicamente por proteína (queratina). Por isso, boas fontes protéicas são essenciais para uma alimentação saudável. São elas: ovos (especialmente os caipiras e orgânicos, derivados de animais bem tratados), carne magra (dê preferência às que têm selos de Agricultura Familiar, Orgânico e Certified Humane), leguminosas, grãos integrais, queijo branco e iogurte desnatado (sempre que possível, opte pelos exemplares certificados com o selo de Agricultura Familiar).

Além destas dicas de alimentos, um dos melhores hacks para uma alimentação mais saudável é trocar os alimentos refinados por suas versões integrais. Arroz, açúcar, pão e macarrão estão nessa lista. Já os alimentos com casca, como frutas, ajudam a aumentar a saciedade, tiram as toxinas do organismo, diminuem o colesterol e são ricos em fibras.

Procure fugir de frituras, alimentos com muito açúcar e pratos gordurosos. Isto porque os excessos de gordura normalmente são expelidos pelos poros, causando a obstrução e as consequentes aparições de acne, cravos e outros problemas.

Além disso, esses alimentos fornecem combustível para os adipócitos, células de gordura malignas que tendem a se concentrar nos quadris e no abdômen. Já o excesso de açúcar leva à formação de AGEs (produtos finais da glicação avançada), responsáveis pela aceleração do envelhecimento.

O excesso de sal também é prejudicial, já que aumenta a retenção do líquido, dando aquela aparência de pele inchada. E nem precisa dizer que o álcool e o cigarro são os grandes vilões, não é? Além das diversas toxinas que eles liberam no corpo, manchas e rugas precoces são bem comuns.

Evite banhos quentes e demorados

A pele do nosso corpo se comporta como um organismo vivo cheio de proteínas, e sofre com altas temperaturas. Assim, os banhos quentes e demorados danificam as proteínas da nossa pele. Evite também ficar muito tempo debaixo do chuveiro e utilizar buchas ásperas com frequência, porque isso pode tirar a gordura que protege a pele.

Todos esses cuidados evitam irritações, ardências e o ressecamento. Quando ressecada, a pele cria fissuras e escamas imperceptíveis que favorecem a entrada de pequenos organismos que podem fazer mal à saúde.

Não durma com maquiagem

Sabemos que é difícil se lembrar de retirar a maquiagem depois da balada ou um dia difícil de trabalho, mas o esforço vale a pena. A maquiagem, mais do que as demais sujeiras que já falamos lá no primeiro tópico, acaba acumulando oleosidade, impurezas, pó, poluição e suor durante o dia e, se não forem removidos, podem ocasionar acne e infecções no local. Além disso, a longo prazo, seu rosto acaba ficando com poros abertos e sem brilho.

Não subestime o poder de uma boa noite de sono!

Procure dormir bem todas as noites, desligando-se do computador e da televisão no mínimo 30 minutos antes de dormir. Tome um chá de camomila para relaxar, evite a ingestão de cafeína à noite e opte por alimentos de fácil digestão nesse período. Fronhas de seda previnem a formação de rugas e não sugam a umidade natural dos cabelos.

Viu só como algumas mudanças simples no dia a dia fazem uma grande diferença para manter a pele hidratada? Mas para que tudo isso comece a surtir efeito, é preciso que estas pequenas atitudes se tornem um hábito: garanta um momento só para você todos os dias, cuidando de sua autoestima!

Quer receber mais dicas de beleza, cuidados e bem-estar? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *