10 mitos e verdades sobre depilação com cera e lâmina

10 mitos e verdades sobre depilação com cera e lâmina

O assunto depilação é um tema que ainda levanta muitas dúvidas entre mulheres e homens. Apesar de ser considerado um cuidado essencial na higiene e no visual, muitas pessoas ainda não sabem escolher o melhor método para ficar livre dos pelos e expor menos a pele a possíveis lesões.

Se você é também tem dúvida e não se sente totalmente seguro ao fazer sua depilação com cera ou com lâmina, preparamos esse artigo para te ajudar! Montamos uma lista de mitos e verdades sobre o tema. Confira!

A pele só escurece quando se raspa os pelos

Mito. Qualquer processo de depilação ou epilação, pode resultar em um escurecimento discreto da região. Isso acontece porque, inevitavelmente, o processo de fricção ativa a melanina presente na derme e pode agredir o tecido cutâneo. 

Existe uma direção certa para passar a lâmina

Verdade. Sabe aquela velha história de usar a lâmina no sentido oposto ao crescimento dos pelos para obter melhores resultados na depilação? Ela existe! Como a grande maioria dos pelos cresce de cima para baixo, a direção ideal do uso da lâmina deve ser feita de baixo para cima, deixando a pele mais lisa e o corte mais correto dos pelos.

Raspar engrossa o pelo

Verdade. Isso acontece porque o corte fortalece o pelo e estimula o crescimento. Além disso, a sensação de pelos mais grossos aumenta porque o nosso pelo é mais grosso próximo da raiz e mais fino na ponta e, quando usamos a lâmina para cortá-lo, deixamos a parte da raiz mais exposta. 

Posso usar lâmina em qualquer parte do corpo

Mito. Por mais tentador que possa parecer, a lâmina não é indicada para depilar pelos em qualquer parte do nosso corpo. O ato de raspar provoca pequenos cortes na derme e engrossa os pelos. Avalie com um especialista de acordo com aquilo que é melhor pra você.

Depilar exige um preparo da pele

Verdade. Se você quer minimizar os riscos de infecção ou de ressecamento de pele após a depilação, é preciso preparar o tecido cutâneo para o processo de remoção dos pelos.

A preparação deve ser feita com a assepsia total da pele. Uma sauna antes da depilação também é bem recomendada.

A depilação com cera dura mais do que o uso da lâmina

Verdade. A cera retira o pelo com a raiz e o processo completo de crescimento varia entre 20 e 30 dias. Já a lâmina, faz somente um corte no pelo para deixá-lo mais curto. Neste caso, remove apenas o pelo que está do lado de fora da pele. Normalmente, com dois ou três dias já conseguimos ver o pelo novamente. 

Fazer depilação completa na virilha aumenta o prazer sexual

Verdade. Não existe nenhuma comprovação científica sobre o assunto, porém, muitas pessoas relatam que ao depilar a região toda, ficam mais sensíveis a estimulos durante a relação sexual. Fato é que, uma pesquisa recente feita na nossa rede aponta que 80% das depilações íntimas, já retiram todo pelo da região.

A lâmina pode ser usada até ficar “cega”

Mito. Apesar de muitas pessoas optarem por usar a lâmina até ela perder a capacidade de corte, especialistas recomendam que ela seja usada somente duas vezes para evitar o acúmulo de bactérias em sua superfície. Sempre dê preferencia a materiais descartáveis.

Tirar todos os pelos do corpo é higiênico

Mito. O que provoca a sensação de higiene é o fato de que a depilação remove as células mortas da pele e evita o acumulo de suor diminuindo a umidade na região. Isso pode minimizar os riscos de infecções e processos inflamatórios causados por bactérias e outros micro-organismos.

Não existe nenhuma indicação científica sobre o assunto. Algumas linhas ainda defendem que a retirada total de pelos pode até expor o organismo a doenças que poderiam ser evitadas com depilações menos invasivas.

Enfim, o excesso de pelos não deve ser visto como uma falta de higiene, especialmente quando a região está bem cuidada e higienizada. É apenas uma questão de preferencia.

Depilar pode causar inflamação

Verdade. Como afirmamos, qualquer tipo de intervenção na pele pode causar uma reação. A depilação é um processo que agride a pele, pois promove a retirada dos pelos e das células mortas. Porém, você pode evitar isso com alguns cuidados:

– Use sempre materiais descartáveis;

– Faça assepsia na pele;

– Procure o melhor método de depilação pra cada região do seu corpo;

– Dê preferência para lugares especializados;

– Use um pré e pós depilatório.

Os mitos e verdades sobre depilação com cera e lâmina não devem te manter distante desse hábito de remover os pelos do corpo. Se você se sente bem tirando mais ou menos volume de pelo em qualquer parte do seu corpo, garanta que está utilizando técnicas seguras e contando com o suporte de profissionais especializados na área.

Não existe uma técnica ideal com os melhores resultados. A melhor opção é sempre aquela que se adapta ao seu estilo de vida e aos seus objetivos!

Quer saber mais sobre métodos seguros e satisfatórios de depilação, além de conferir outros conteúdos sobre cuidados de beleza com sua pele? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens por lá!